segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Entrevista: Marcelo Matere

Bem, hoje temos uma postagem muito especial: uma entrevista com o desenhista paulista Marcelo Matere, um dos responsáveis pelo artwork da linha Transformers, e que também fez trabalhos para outra linha de brinquedos da Hasbro - G.I. Joe, os antigos Comandos em Ação. Matere também trabalhou com quadrinhos de Transformers, incluindo "A Stunticon Job", HQ exclusiva da Botcon (convenção oficial de Transformers) deste ano. O trabalho de Matere pode ser conferido no site http://marcelomatere.artworkfolio.com/

Antes de qualquer coisa, uma introdução pessoal - fale um pouco sobre si mesmo - hobbies, formação?
Meu nome é Marcelo Matere. sou paulista, tenho 33 anos e formado em Desenho Industrial, com especialização em Projeto de Produtos pela FAAP. Desenho desde pequeno, mas ilustro profissionalmente desde os 18 anos, quando comecei a desenhar estampas para a linha de camisetas de uma extinta radio de rock. Além de desenhar, curto colecionar art books de filmes, mangas de Naruto, jogar Fifa Soccer no PS3 e brincar e desenhar com meus filhos. Além de colecionar toys tambem!

Como foi o seu envolvimento com Transformers, e consequentemente com a Hasbro?
Depois de assitir ao box da primeira temporada do cartoon, fiz um desenho do Bumblebee G1 (clássico) simulando o estilo dos quadrinhos da epoca. Por sugestão de amigos fans, postei num forum de fanarts do site TFW2005, um dos maiores sites de fans dos Transformers dos EUA. O desenho fez bastante sucesso, e logo chamou a atenção de um designer da Hasbro que me mandou uma mensagem pelo forum perguntando se eu não gostaria de fazer um teste para eles de um personagem. Esse era um personagem secundário que iria para o site oficial. O estúdio responsável pelas HQs não estava conseguindo finalizar esses personagens a tempo, entao eles decidiram procurar alguem para ajudá-los.

O teste foi aprovado, e depois comecaram a me mandar mais personagens para o site. E depois foram chegando embalagens desenhos para embalagens de brinquedos, concept arts para brinquedos , livros infantis , historias em quadrinhos e mais recentemente concepts para video games.


Há quanto tempo você trabalha para a Hasbro? Pela Tfwiki vi que você já tem artwork desde os tempos de Universe (2003) e Cybertron, mas teve algo antes?

Comecei a trabalhar para a Hasbro em 2002 fazendo illustrações dos Minicons da série Transformers: Armada. No mesmo ano comecei a fazer embalagens para a linha Universe e conceitos para toys da Botcon de 2003.

Como é o trabalho de um artista freelance para uma empresa de brinquedos?
É um trabalho bem  bacana, pois quase sempre você lida com releituras ou reinvenções de brinquedos que tinha na infãncia, como os G.I. Joes (Comandos em Ação ) e alguns Transformers. Mas ao mesmo tempo  tem que ser bem profissional, pois o nivel de exigência deles é bem alto.

Pergunta boba, mas você coleciona Transformers ou G.I Joes?
Sim , coleciono os dois. Mas mais Transformers mesmo pois uso bastante como referência. Gi Joe tenho alguns somente, principalmente os das séries comemorativas dos 25 anos.

Como você avalia o mercado de trabalho para ilustradores atualmente?

Está bem aquecido. Você pode encontrar vaga em diversas areas, como internet, editorial , publicidade, video-games e concept art. Se você conseguir montar um portfólio legal e correr atras usando as ferramentas certas, consegue trabalho com certeza.

Além de trabalhar para a Hasbro, a IDW e a Titan Magazines, você tem trabalhado com outros empresas atualmente?
Trabalhei para duas empresas de livros infantis chamadas Harper Collins e LBC. Ambas fazendo illustrações para adaptações de filmes da trilogia Transformers, Homem de Ferro 1 e 2, Kung Fu Panda e Bee Movie.

Você trabalhou com a Dreamwave, como era a relação com a empresa, e com o "superstar" Pat Lee?

Trabalhei por alguns meses somente. Com a empresa, tive uma relação boa até. Fui pegando alguns trabalhos pequenos e sempre sendo elogiado. Mas no final foi complicado, por fiz uma HQ inteira mais metade de outra e não fui pago. Já com o Pat Lee, encontrei ele em duas convenções e trocamos somente dois e-mails, nada demais. Ele dizia que eu parecia com o Marc Silvestre toda vez que me via.

Com que linhas e que títulos você está trabalhando atualmente?
Atualmente tenho feito somente as capas da linha principal dos Transformers.

Essa é algo que muita gente na fanbase quer saber - devemos esperar alguma novidade em termos de ficçaõ de Transformers Animated, ou a série está de fato encerrada, e a botcon desse ano foi a ultima visita a esta continuidade?
Pelo que entendi, depois da boa reação dos fans com a edição da Botcon eles vão tentar desenvolver mais historias de Animated. Mas sem previsão certa...vamos torcer.

Qual a sua linha preferida de Transformers? E o personagem?
Gosto bastante de G1, da  série clássica. Mas curti muito mesmo a linha Animated, foram umas das melhores reinterpretações de personagens de Transformers que vi. Quanto aos personagens, curto bastante os Dinobots.

E quanto a quadrinhos, algum favorito?
Gostava bastante dos quadrinhos da Marvel. Curtia muito da Dreawave também, pois meio que tentava seguir a cronologia do cartoon. Da IDW curto bastante o arco de All Hail Megatron.

Obrigado pela entrevista ! Espero que curtam!


Nenhum comentário:

Postar um comentário