segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Marvel queria publicar personagens da DC?

Segundo o site Universo HQ, nos anos 80, antes da febre dos crossovers entre a Marvel e a DC Comics, a "Casa das Ideias" entrou em negociação com a concorrente para publicar uma série de revistas com os personagens da DC, como Superman, Batman, Mulher-Maravilha, e a Liga da Justiça.

Quem revelou essa história de bastidores foi o quadrinhista Jim Shooter, que postou em seu blog imagens de um memorando interno da Marvel, datado de 21 de fevereiro de 1984, e uma página original do plot de uma aventura do Superman, escrita por John Byrne.

O primeiro gibi da série deveria ser Superman - 1st Marvel Issue, cujo argumento Shooter descreveu e comentou. Shooter afirma que a ideia não vingou devido a uma ação judicial de uma terceira editora - mas não disse qual. Na década de 90 as editoras cogitaram "emprestar" seus personagens uma para a outra, durante um período previamente combinado. Eles transitariam pelos dois universos e frequentariam as revistas uns dos outros, interferindo na cronologia alheia e fazendo parte dela. Mas essa ideia também não saiu do papel.

Francamente? Ainda bem que as duas idéias não saíram do papel - o estilo Marvel e o estilo DC são diferentes demais para que tal plano desse certo (não que eu esteja dizendo que uma seja melhor do que a outra), e já dá trabalho o suficiente acompanhar as revistas por uma editora, sem ter que comprar as da concorrente ao mesmo tempo. 

Além do que, a ultima vez em que elas atuaram juntas sem ser um "Marvel versus DC" da vida foi Amalgama, e todo mundo lembra como aquilo foi bom. Sem mencionar que, ao contrário de muita gente, eu realmente não gosto do trabalho de Shooter ou de Byrne como escritores - e no caso de Byrne, não gosto dele como pessoa também, pois me lembro bem da atitude hostil que o "super astro" tem com os leitores, e da trollagem constante que fazia nos foruns de quadrinhos no exterior. Mesmo que tal ideia saísse do papel... não leria ela pela mão desses dois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário