quinta-feira, 3 de novembro de 2011

DC avança um pouco na disputa pelo Super Homem

Para quem não está sabendo, a DC Comics está a anos envolvida em uma interminável disputa legal  a respeito dos direitos sobre o Super Homem. O porque está explicado no fim do texto, e foi retirado do site UniversoHQ.

No começo desta semana, a DC deu um pequeno passo a frente na tentativa de manter os direitos sobre seu principal personagem, quando o  juiz Otis D. Wright II negou ao advogado Marc Toberoff um pedido para remover algumas clausulas do processo movido contra ele pela editora. Toberoff representa os herdeiros de Jerry Siegel e Joe Shuster, criadores do personagem.

Caso a editora perca a disputa, os direitos devem retornar as famílias de Siegel e Shuster em 2012 - não se sabe o que ocorreria então, mas o mais provável é que a Warner Brothers - proprietária da DC - e a DC tentem renegociar os direitos, rendendo milhões aos herdeiros da dupla.


Em 1º de março de 1938, a Detective Comics enviou a Joe Siegel, pelo correio, um cheque de 130 dólares referente às 13 páginas da primeira história do Superman, junto com um contrato que lhe garantia os direitos perpétuos e exclusivos do personagem. O contrato foi assinado por Siegel e Shuster e enviado de volta à editora.

A revista Action Comics # 1, com a primeira história do Superman, foi lançada em 18 de abril de 1938. Como todos sabem, com enorme sucesso. Em 1947, muito insatisfeitos com os contratos assinados, com o tratamento da editora e com os ganhos recebidos, Siegel e Shuster tentaram reaver seus direitos sobre o personagem.  No ano seguinte, como resultado do processo, os autores receberam 94 mil dólares, mas os direitos autorais do Superman permaneceram com a Detective Comics (que na época já se chamava National Comics Publications, Inc.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário