sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Substitutos ruins: Aranha Escarlate

Ok, muita gente vai querer arrancar o meu couro por essa - e eu admito, o Aranha Escarlate é um personagem legal, mas ele definitivamente merece uma entrada como um substituto ruim, devido a maneira esculhambada em que foi introduzido - e ainda pior em que saiu das revistinhas.

Para quem não sabe, o Aranha Escarlate foi o "astro" do fiasco conhecido como a saga do clone - uma das mais longas, chatas, e sem sentido histórias a marcar a carreira do Homem-Aranha. A saga do clone trouxe de volta o vilão Chacal - que havia clonado o Aranha em uma série de histórias sem importância nos anos 70 - e com ele, vieram os clones... e Ben Reilly, o Aranha  Escarlate, era o principal desses clones.

Durante boa parte do horror que foi a saga do clone, fomos levados a entender que o Reilly era o verdadeiro, e que o Aranha que acompanhávamos há anos era o clone - e que Parker havia se convencido de que ele era o clone, e por isso assumido outra identidade. O que se seguiu foi uma lenga-lenga infindável de mudanças de posição, onde uma hora Reilly era o clone, outra Parker era, outra os dois eram e o clone deformado Kaine era o original, e de maneira geral, nada fazia muito sentido.

Após alguns conflitos, Parker e Reilly -ainda sem saber quem era quem - se entenderam, e Reilly assumiu o manto do Homem-Aranha enquanto Parker partia para a vida de família, depois de descobrir que Mary Jane estava grávida. E o que veio disso foram alguns dos momentos mais ESTÚPIDOS da história das HQs: em um plot twist horrível, foi revelado que a confusão sobre quem era o clone, e toda a ação do Chacal foi planejada por Norman Osborn, o Duende Verde - que aparentemente retornou dos mortos só para infernizar o Homem-Aranha. A filha de Parker e MJ foi sequestrada no hospital, e nunca mais mencionada fora da linha MC2 (onde assumiu o manto de Spider-Girl, em uma série MUITO BOA), e sem nenhuma lógica por trás de nada, a morte da Tia May alguns anos antes foi subitamente revelada como uma fraude - a mulher que morreu nos braços de Parker era uma atriz, o que levanta muitas perguntas... A maior delas? Quão idiotas os editores achavam que os leitores eram.

Reilly morreu lutando contra o Duende Verde, respondendo de uma vez por todas quem raios era o clone ao degenerar e virar pó rapidamente, como todos os outros clones. E o universo Marvel ficou um pouco mais burro por causa de tudo isso - O Aranha Escarlate em si não é um personagem ruim, mas o seu papel central em uma trama sem nexo e excessivamente longa, praguejada por personagens desnecessários (como Jack, o clone que age como um mini-me do Chacal, e Spidercide, um clone deformado capaz de mudar de forma - da onde ninguém sabe) lhe dá uma posição privilegiada no rol dos substitutos ruins, como o único personagem interessante a ter uma carreira que foi um porre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário