segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Críticos de cinema vivem sob pedras por acaso?

Algumas vezes eu questiono se certos críticos de cinema e certos "comentaristas da cultura pop" tem alguma ideia do que estão falando... digo isso por certas coisas que eu li a respeito de alguns filmes baseados em certas franquias e títulos de quadrinhos ou obras literárias, assim como certos remakes, demonstrando total falta de conhecimento sobre o material de origem - que raramente é obscuro. Todas estas pérolas foram escritas por críticos de cinema profissionais - e muitas apareceram em textos de mais de um crítico, só fraseado de maneira diferente. Só não dou o texto da fonte por não querer dar mais Ibope, mas vocês podem procurar as bombas no Rotten Tomatoes ou os fragmentos mais graves no TVTropes. Isso são só algumas situações muito, mas muito irritantes: tem piores. 

"G.I Joe não é mais um herói americano, e sim uma equipe global de especialistas"
Essa pérola foi proferida a respeito do filme (não o que está no vídeo, mas o Rise of Cobra) dos G.I. Joes - ou Comandos em Ação. Certo que o nome da linha de brinquedos era G.I. Joe - A REAL American Hero - mas nunca houve um boneco que se chamasse G.I. Joe, tirando os velhos bonecos de 12 polegadas (aqui conhecidos como Comandos em Ação Falcon) antes da Hasbro inventar personagens mirabolantes. Mesmo com a linha de brinquedos e o desenho se chamando "A REAL American Hero", muitos dos Joes clássicos já eram de fora dos EUA - o filme só aumentou a proporção. Fracasso duplo.


"Bay reinventa os Transformers como duas raças de robôs em guerra"
Já essa bomba é óbvia a respeito do que ela é... Essa eu realmente tenho que perguntar: que Transformers o autor dessa "genialidade" conhece? Desde o primeiro dia da franquia, sempre foi sobre Autobots e Decepticons (ou Maximals e Predacons, ou Cybertrons e Destrons) levando a guerra deles para a Terra - sempre foi assim, essa guerra não é novidade dos filmes. E não dá nem para dizer que o "gênio" confundiu com os Go-Bots, por que estes também eram duas raças de ciborgues em guerra (os Guardiões e os Renegados). Outra crítica irritantemente comum é que não dá para diferenciar ninguém no filme - tudo bem que no meio da ação é realmente complicado diferenciar, mas se alguém me disser que isso:


é igual a isso:
e isso:

Eu digo que essa pessoa precisa de óculos, urgentemente. Também tem a galera que reclamou da falta de profundidade dos filmes... Tá, o Revenge of The Fallen é um lixo, mas se você espera um filme cabeça de Transformers você tem problemas, sério. Sou um baita fanboy da série, e fui sabendo que os filmes seriam estúpidos. E fizeram o que prometiam (só podiam ter menos foco no Sam).

Acima: um brucutu ignorante?

"O velho brucutu Capitão América é reinventado como um líder carismático e proativo, reflexo do discurso do governo Obama"
Essa eu tenho que dar a fonte: a revista Veja. E novamente eu pergunto: o que vocês andaram lendo? Capitão América, brucutu? Como de praxe em textos sobre o Cap, vêem aquela velha ladainha de "imperialista, ufanista, nacionalista", e blá blá blá que mostram que o autor da pérola nunca leu uma revistinha do Capitão sequer. O Capitão América não é o cara que fica "mimimi, meu país tá certo mesmo quando está errado", ele é o cara que diz que o primeiro (em geral, o Agente Americano) está errado, e por que ele está errado (e eu tenho alguma posição para dizer isso, pois minha monografia é sobre o Capitão).
"Desde quando super-heróis tem histórias de origem tão traumáticas?"
A pergunta foi sobre os filmes dos X-Men  e a discriminação contra os mutantes. Para responder a pergunta idiota, desde 1938 com o Batman - um dos heróis mais populares do mundo. A mesma perguntinha mal informada deu as caras na época do primeiro Homem-Aranha. A esta altura, se tratando destes dois, eu presumiria que TODO MUNDO já soubesse da origem deles. E por isso eu me pergunto se críticos de cinema vivem embaixo de pedras.
"Frodo e seus amigos partem em busca do anel mágico"
Preciso explicar o tem de errado? Isso foi um dos comentários feitos a respeito do primeiro dos filmes do Senhor dos Anéis - o mesmo texto tinha outras pérolas, incluindo confundir o Aragorn com o Boromir. Eu nem vou entrar em detalhes profundos sobre os erros contidos em críticas de SdA, pois são muitos, e muito horríveis.

"Após a morte de um de seus colegas, o vigilante mascarado Rorschach parte em uma missão para matar todos os Super-Heróis"
Por onde começar com essa... A investigação do Rorschach começa após o assassinato do Comediante - que nunca foi seu "colega", no máximo participação da única reunião dos Crimebusters. Em sua paranóia, Rorschach conclui que haja um complô para matar vigilantes, e começa a investigar o culpado - não o contrário. Para adicionar pontos de WRONG para o texto como um todo... O autor parte dessa colocação como se isso fosse o filme todo, ignorando que A: Rorschach está errado e B: a trama central de Watchmen pouco tem a ver com os delírios do vigilante - sim, é o Rorschach que guia a trama, mas 90% do tempo, ele está completamente errado. O mesmo texto julgava que Rorschach era o único personagem legitimamente heroico do filme além do Comediante - o que diz muito sobre o autor, vendo que são um psicopata e um estuprador.


"Ao contrário do original, o remake de Padilha será marcado pela crítica as grandes corporações e a violência policial"
Ah, esse comentário foi bem comum sobre o remake de... ROBOCOP. Sabe, aquele filme com empresários mega corruptos, uma polícia ultra violenta, e uma sociedade decadente ao extremo. Mas quem sou eu para dizer o óbvio? É extremamente claro que o original não tem crítica alguma, e que a OCP são caras bonzinhos, não é?

 "Doutor Who precisa impedir a maligna Cabeça de Boe de destruir a Terra"
 Tá, essa não é sobre filmes, e não é de uma critica, mas de um resumo para um guia de programação - publicado pela BBC, que produz a série. Para decompor o erro da frase, que resume o episódio "End of The World": O nome do protagonista é só O Doutor, não Doutor Who; A FACE de Boe é um aliado, não um inimigo, e não é maligna; o Doutor leva Rose Tyler para o ano 5 bilhões para assistir a destruição da Terra quando o sol explode, e não para impedir a destruição; O vilão do episódio é Lady Cassandra O'Brien.Δ17, que tenta sabotar o evento. TUDO errado, em um guia publicado pelo mesmo canal que produz a série. Aí complica.

Eu sei que eu cometo erros nos meus comentários e meus textos (entre outras coisas, usei uma imagem do Super Patriota ERRADO no meu texto sobre o Agente Americano, e ainda não corrigi), mas o nível que alguns críticos chegam é o cúmulo. E isso por que eu peguei leve: tinha mais uns cinco casos que eu queria comentar, mas não comentei para não ficar ainda mais imenso. Mais exemplos e comentários são muito bem vindos, assim como discussões a respeito dessas gafes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário