sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Morre Eduardo Barreto, lendário artista dos Jovens Titãs

E para me entristecer ainda mais... Ontem tivemos mais uma perda entre os artistas de quadrinhos: o desenhista uruguaio Eduardo Barreto - o mais famoso desenhista dos Jovens Titãs. E partiu cedo, aos 57 anos - vítima de meningite - com muita coisa ainda a oferecer: Barreto estava trabalhando em Irredeemable, com o roteirista Mark Waid, ainda não publicado no Brasil. Antes de custar-lhe a vida, a doença já estava prejudicando o seu trabalho, e Barreto estava trabalhando apenas com o projeto de Waid e alguns One shots para a DC - seu ultimo trabalho para a editora foi publicado no começo deste ano, um especial do Superman.




Enquanto Simon fará falta pela memória perdida, a morte de Barreto tem consequências mais diretas - perdemos um artista ainda ativo, de grande talento, e cujo traço marcou toda a memória coletiva a respeito dos Jovens Titãs. Como sempre, fará muita falta.


Além dos Titãs, Barreto trabalhou com vários outros títulos, como a Liga da Justiça, Batman e o Super Homem, além de revistas menos conhecidas como Elvira e The Shadow Strikes. Um dos seus melhores trabalhos fora do gênero fantástico foi Union Station - uma história de crime real passada nos anos 30, e que se emprestou muito bem ao estilo sóbrio e expressivo dele. Barreto deve ser sucedido em Irredeemable pelo seu filho, Diego, que já estava fazendo parte da arte. Vários artistas, fãs e amigos fizeram homenagens ao desenhista no Twitter - você pode ver algumas delas neste link

Com informação do site Comics Alliance







Nenhum comentário:

Postar um comentário