terça-feira, 6 de dezembro de 2011

O título é só John Carter. Por que? Sexismo, isso é o porque.

O diretor Andrew Stanton pode ter sido o gênio por trás de Wall-E e Procurando Nemo, mas as últimas declarações dele sobre a muito esperada adaptação do clássico de Edgar Rice Burroughs, "Uma Princesa de Marte" fizeram ele cair no meu conceito. No começo da produção, o título já havia sido trocado para John Carter de Marte - o nome popular da série da qual o livro é o primeiro - mas agora o título foi mudado só para "John Carter" - o que não fala coisa alguma sobre o filme.


Certo que John Carter de Marte é um título muito mais descritivo que "Uma Princesa de Marte", já que a trama não é sobre Dejah Thoris (a princesa do título), mas sobre Carter... mas ainda assim, preferia que o título fosse mantido. Porém cortar o "de Marte" tira todo o sentido. Mas se a mudança por si só já deixa perplexo, o que me chocou foi a argumentação: de acordo com Stanton, "Nenhum garoto assistiria um filme com 'princesa' no título, e nenhuma garota assistiria um filme com Marte no título". A declaração abismal foi dada em uma prévia do filme, em Londres, no mês passado.

Here's the real truth of it, I'd already changed it from 'A Princess Of Mars' to 'John Carter Of Mars.' I don't like to get fixated on it, but I changed 'Princess Of Mars'... because not a single boy would go. And then the other truth is, no girl would go to see 'John Carter Of Mars.' So I said, 'I don't won't to do anything out of fear, I hate doing things out of fear, but I can't ignore that truth.'"
E eu levanto uma pergunta bem simples para Stanton: se garotos jamais iriam ver "Uma Princesa de Marte", como diabos o livro fez sucesso em 1912, uma época muito mais sexista do que as declarações - já horrendas - do diretor? A presunção dele em achar que garotas não teriam qualquer interesse em um filme de ficção científica demonstra o quão retrógrado é o seu pensamento, especialmente frente ao sucesso de A Game of Thrones e Skyrim com o público feminino.  Ao que parece, na visão de Andrew Stanton, mulheres devem se contentar com a saga Crepúsculo...


John Carter estréia dia 9 de março de 2012 - no aniversário de 100 anos da publicação original do livro. A Disney poderia ter lançado o filme em 2009, mas decidiu adiar a produção para coincidir com o centenário da obra, pois afinal, já haviam enrolado 97 anos, e não custava esperar mais três.

Um comentário:

  1. Velha e ainda não ultrapassada ditadura de gênero. Meninos gostam de azul, meninas gostam de rosa. As vezes é difícil de acreditar que em pleno século XXI sejamos tão limitados...

    ResponderExcluir