quarta-feira, 21 de março de 2012

Mark Waid entra de vez na era digital - e com HQ Grátis!

Bem, parece que alguém na indústria de quadrinhos se manteve consistente: no fim de semana passado, Mark Waid anunciou que estaria criando sua própria linha de quadrinhos em formato digital - e não é que ele está cumprindo? E de graça? Pois é: como primeiro passo da empreitada, Waid "publicou" de forma gratuita "Luther", uma hq de zumbis de 33 páginas, passada após o "apocalipse zumbi", e focada nas pessoas com a ingrata tarefa de retirar os zumbis atropelados das estradas.

Embora seja um gênero já saturado, Waid não apenas explora a melhor forma de tratar do gênero - usando os zumbis como pano de fundo e não como o foco - mas como também consegue contar uma boa - e original - história em cima de uma premissa simples. O site Comics Alliance fez uma cobertura bem interessante da HQ - altamente experimental, diga se de passagem, e que vale muito apena mesmo que não fosse gratuita.

E bem, como eu já disse uma vez: quadrinhos digitais são o futuro dos comics, por mais que alguns nomes mais conservadores *coffcoffmarkmillar* se oponham a digitalização - e finjam que a preocupação deles é com os pequenos vendedores - Mark Waid não entra nesse quadro: por anos e anos ele tem defendido o formato digital - até se metendo em uma polêmica com os chefes ao defender que as Hqs digitais deveriam custar 99 centavos, ao invés do preço de capa. E quanto ao novo projeto, do selo próprio para o comércio digital? Bem, Waid não apenas financiou do próprio bolso, mas também da própria coleção: para sanar as despesas do empreendimento, ele está vendendo a própria coleção acumulada ao longo de décadas, através do site Blastoffcomics.com - que fez uma série de vídeos com o roteirista comentando algumas das peças mais notórias da coleção. É um sacrifício considerável, mas foi por uma ideia inovadora - e merece respeito.

Um comentário:

  1. Mark waid é o máximo, muitas e muitas vezes eu me alegro com as declarações dele em diversas entrevistas por aí, quando critica, elogia ou defende algum tópico, Tive a oportunidade de ler essa HQ e digo que sim, ele pegou um tema saturado e fez algo novo. abraço!

    ResponderExcluir