terça-feira, 6 de março de 2012

Sheldon Moldoff: a última memória da Action Comics #1 se foi.


Bem, mês passado tivemos mais uma perda: o último contribuidor da revista Action Comics #1, e um dos mais destacados desenhistas da Era de Ouro dos quadrinhos, Sheldon "Shelly" Moldoff faleceu de causas naturais no dia 29, aos 91 anos. Atuando como desenhista desde os 17 anos, Moldoff era um dos artistas definitivos dos anos áureos das HQs: Além do trabalho prolífico com o Batman - onde criou a Hera Venenosa, o segundo Cara de Barro, e o Bat-Mite - Moldoff também "trouxe ao mundo" o primeiro Flash, visto pela primeira vez no seu traço, na capa de Flash Comics #1, e seu traço característico definiu as primeiras aparições do Lanterna Verde e do Hawkman.



Seu traço saiu das graças do público no final dos anos 60 - embora não tenha caído no esquecimento, tanto que nos anos 90 Moldoff retornou a DC por um curto período de tempo para o one-shot Superman and Batman: World's Funnest. Quando trabalhava como assistente de Bob Kane e como arte finalista, não foram poucas as vezes que fez a arte final de um desenho que na verdade era seu: Kane frequentemente repassava a função para Moldoff, sem que a DC estivesse ciente disto.


E com sua morte, as últimas lembranças da gênese dos quadrinhos de super-heróis se perdem no tempo. Agora o que nos resta da história por trás da Action Comics #1 são os registros oficiais, as biografias e os relatos de historiadores - não há mais ninguém que tenha vivido a origem das HQs como são hoje. Uma pena, mas algo que uma hora teria que acontecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário