quinta-feira, 26 de abril de 2012

Como não fazer um filme, com Tommy Wiseau


Infame pelos incidentes envolvendo o site That Guy With The Glasses, The Room, do diretor de Origem desconhecida Tommy Wiseau é um caso... delicado. De certa forma, é uma verdadeira obra de arte, em toda a sua espetacular initelegibilidade. Mas é melhor definido como o "Manos : As mãos do destino" do século XXI, ou talvez até como o "The Beast of Yucca Flats" dessa geração. Ou como o "anti Cidadão Kane".



Com um orçamento incompreensível de 6 milhões de dólares, gastos em não se vê o que, The Room conta a hitória de Johnny (Wiseau), um homem que está sendo "FEITO EM PEDAÇOS" pela traição de sua noiva com seu melhor amigo. Poderia ser uma trama interessante, não fossem todas as subtramas largadas, os diálogos imcompreensíveis, e as atuações horríveis, especialmente a de Wiseau.

Aos problemas, um por um : Johnny é infalivel, perfeito, rico, carinhoso, inteligente, só não é promovido por políticagem do ambiente de trabalho. Um perfeito "Marty Stu". Lisa, sua noiva, o traí... por que ele não é promovido? É isso? O filme nunca dá motivação alguma para Lisa, que "deixa de amar" Johnny de um dia pro outro, sem explicação. O "protegido" de Johnny, Denny, em uma cena é ameaçado por um traficante, e é revelado que ele está viciado em drogas. O assunto nunca mais é mencionado. A mãe de Lisa está com cancer, mencionado uma vez, e nunca mais. Os diálogos são sofríveis, repetitivos, e mecânicos. As duas coisas mais repetidas no filme são "Oh, Hi *insira nome aqui*" e "Lisa é minha futura esposa/Você é minha futura esposa, Lisa".

Em um certo ponto, temos algo que pode ser a pior fala da história do cinema :
Johnny, após discutir com a mãe de Lisa, a respeito de ter batido na noiva : "Eu não bati nela, eu não fiz isso, eu não bati nela, eu não bati, isso é besteira, eu não bati... Oh, oi Mark!"
Isso tudo com uma mudança súbita de ânimo, ao Johnny ver Mark, de "irritado" para "feliz", de um segundo para o outro. A pessoa com quem Lisa o esta traindo! Para bagunçar mais as coisas, Mark tenta repetidas vezes contar para Johnny sobre o caso (porque? Não se explica), ou ao menos que Lisa lhe está chifrando, mas ele sempre o ignora.

ESTOU ATUANDO!!!!
Nenhuma das cenas parece ter importância para o desenvolvimento das outras. Mark, Denny, Johnny e um cara que nunca aparaceu antes vão jogar "catch" num beco, usando smokings. Nunca é explicado. Um casal entra no apartamento, come chocolate, dá uns amassos, e... some do filme. A cena com o traficante, é completamente esquecida. The Room parece ser um anti-filme, de tão mal construido que é o andamento do roteiro.

E, por ultimo, das coisas horríveis nesse filme : Tommy Wiseau é um homem muito, muito feio, e o filme nos força a vê-lo pelado umas 3 vezes. Sinceramente, ele parece um homem das cavernas depilado, ou como o Nostalgia Critic definiu : O "FABIO BIZARRO". Ambos são de origem desconhecida, tem um sotaque incompreensível, mas onde Fabio é, de acordo com editoras de romances baratos, "o homem mais bonito do mundo", Wiseau... faz Ron Pearlman parecer belo.

A essa altura, vocês devem estar achando que The Room é um filme horrível, e que deve ser evitado a qualquer custo. Mas a verdade, é que eu até gostei do filme. É uma obra tão mal feita, mal atuada, e sem sentido, que juntando com o sotaque misterioso de Wiseau, é simplesmente hilária. Wiseau mutila falas que ele mesmo escreveu, nada parece fazer sentido, e as expressões são um caso à parte. O filme é tão incrivelmente RUIM que ele transcende todas as fronteiras lógicas, e cai devolta em "bom", por algum processo incompreensível. Não é pra todo mundo, e as vezes parece que foi mal feito de propósito, tanto que os Trailers posteriores o vendem como uma "comédia de humor negro", belo saving throw aí Wiseau.

Aguardo anciosamente pela próxima "obra prima" de Wiseau, não são muitos os diretores tão "talentosamente ruins", os poucos que chegam perto do grau de "incompetência" de Wiseau são Uwe Boll e a dupla Freitzer e Seltzberg, mas estes são simplesmente ruins, não conseguem quebrar o medidor de ruindade a ponto de fazer o ruim ser bom, sendo ruim. Wiseau é o novo Ed Wood, ou assim espero.

4 comentários:

  1. Ok...
    Já percebi! É um filme horrível e a evitar!
    E como a pior frase de sempre, aquela que referes é muito boa... não sei se é mesmo a pior, mas que ficará bem classificada nas piores, ficará com certeza...
    :D

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Onde você encontrou essa "pérola", Pedro??? auahuahauaha (você está querendo que eu arranque meus olhos fora??/) : )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dos tempos que eu entrava no that guy with the glasses.. e depois que eu vi a review dele, a minha primeira reação foi "não pode ser tão ruim", aí eu baixei.. e era tão ruim

      Excluir
  3. Não... não vou assitir, não, não dê o play... NÃAAAAAAOOOOOOARRRRGHHH!!!

    ResponderExcluir