quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Cartunista palestino preso em Israel

E agora para um assunto muito mais sério... O cartunista palestino Mohammed Saba'aneh, contribuidor do site de jornalismo em quadrinhos Cartoon Movement, foi preso por autoridades israelenses no último sábado, segundo o blog do Cartoon Movement. O governo israelense, como de costume, não informou sob que acusações Saba'aneh foi preso - e segundo o blog e o Commitee to Protect Journalists, Saba'aneh está detido sem acesso a um advogado.

A ONG de proteção a categoria já pediu a soltura de Saba'aneh, que atua produzindo charges para o Al-hayat al-jadida, o jornal oficial da Autoridade Palestina. Seus desenhos frequentemente comentavam as questões de política e direitos humanos cercando o território palestino. Segundo notícias, Saba'aneh já estava detido desde o dia 16 deste mês, preso enquanto cruzava o checkpoint da Ponte Allenby ao retornar de uma conferência na Universidade Árabe. Na quarta feira passada, uma corte israelense estendeu sua detenção por mais nove dias - mas até agora, não ouve qualquer acusação formal contra Saba'aneh.

As autoridades israelenses afirmam Saba'aneh estaria sob investigação por ter "prestado serviços" a "organizações hostis" não especificadas, segundo o jornal Al-hayat al-jadida. De qualquer maneira a prisão ainda não explicada não depõe bem para o lado de Israel, colocando o país judaico em uma situação parecida com a da China e do seu rival Irã - ambos conhecidos por prender artistas sem dar muitas explicações dos porquês da detenção.

Saba'aneh já esteve nos EUA como parte do programa International Visitor Leadership, do departamento de Estado americano, em 2010 - um sinal de que ao menos então o cartunista não era visto pelos EUA como uma ameaça. Resta saber se agora o governo de Barack Obama vai exigir explicações, ou simplesmente aceitar as mediadas de Israel sem explicações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário