segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

US$ 150 mil por um personagem? Eis o porquê:

Após quase um ano do lançamento original de SkullGirls, a Lab Zero Games finalmente se prepara para ampliar a escalação do jogo com o que deve ser o primeiro personagem de DLC do jogo, Squiggly -  e para isso estão precisando de US$ 150 mil, a serem arrecadados pelo site IndieGoGo. E se a soma for atingida, ao contrário de muitos DLCs, Squiggly vai sair de graça pela PSN e o Xbox Live Marketplace.

Mass espera... US$ 150 mil? Por UM personagem? A soma pode parecer exorbitante, mas segundo o site Siliconera, é facilmente explicada. Segundo a Lab Zero, essa soma seria menor do que o que eles gastaram por personagem no jogo original - cada uma das nove personagens de SkullGirls custou cerca de US$ 250 mil, diz a empresa - e de acordo com o CEO da Lab Zero, Peter Bartholow, o custo por personagem de um título como Street Fighter IV estaria acima de US$ 1 milhão. 

O Siliconera.com listou um ótimo detalhamento das despesas envolvidas com o desenvolvimento da Squiggly, que estou reproduzindo abaixo:

  • $48,000: Staff Salaries – 8 people for 10 weeks
  • $30,000: Animation and Clean-up Contracting
  • $4,000: Voice recording
  • $2,000: Hit-box Contracting
  • $5,000: Audio Implementation Contracting
  • $20,000: QA Testing
  • $10,000: 1st Party Certification
  • $10,500: IndieGoGo and Payment Processing Fees
  • $20,500: Manufacturing and Shipping Physical Rewards
Notem que dessas despesas, cerca de US$ 40 mil são apenas para certificação por parte da Microsoft e Sony, as taxas do IndieGoGo e testes de qualidade. Outros US$ 20,500 são para recompensas físicas a quem colaborou com valores consideráveis para o projeto - ou seja, apenas US$ 90 mil são diretamente relacionados ao desenvolvimento da Squiggly, que já estaria um terço completo, segundo site. São então cerca de US$ 135 mil pela personagem.

E de acordo com Bartholow, o custo para o desenvolvimento seria maior - não fosse pela equipe da Lab Zero aceitar cortes no salário para financiar as despesas pelo upload e os playtests do conteúdo extra. Para incentivar ainda mais as contribuições da fanbase, caso o total arrecadado ultrapasse o alvo e alcance a faixa dos US$ 375 mil, será criado outro personagem de DLC - Big Band, o primeiro personagem masculino jogável no título. O orçamento para ele é maior, de US$ 200 mil, em virtude do tempo de desenvolvimento mais longo e despesas burocráticas adicionais. 

Essa não é a primeira vez em que eu falo de SkullGirls, e embora eu ainda não entenda patavinas de como se joga, continuo a recomenda-lo - se qualquer coisa, pela criatividade, e por ser uma opção em jogo de luta 2d além da quase zumbificada série King of Fighters e do admitidamente excelente BlazBlue. O jogo está disponível pela PSN e o Xbox Live Marketplace, por US$ 15 da ultima vez que eu olhei - e vale cada centavo. Agora é questão de quem puder contribuir para a Squigly, e esperar pelos personagens novos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário