quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Juntas Soltas: Car Robots Valdigus

Enquanto a Hasbro se dedica a reviver combiners clássicos com a linha Combiner Wars (e em breve, os Headmasters tem seu revival), e a fanbase de Transformers aproveita o lançamento de mais uma versão do clássico Bruticus (com um G2 já a caminho), cá estou eu com um dos seus muitos Redecos... Poucos moldes foram reaproveitados tantas vezes quanto os Combaticons, e aqui temos um dos seus reusos mais famosos: os Commandos de Robots in Disguise, em sua versão original de Car Robots. Reaproveitando um molde de 1985, o giftset dos Commandos foi um dos itens mais estranhos da linha de Car Robots. Juntamente com Brave Maximus (um molde de 1987), era um dos moldes mais velhos de uma coleção feita primariamente de moldes reutilizados. Não bastando isso, era um dos moldes mais reutilizados da história: em 2000, os Combaticons já tinham três lançamentos; pouco depois do lançamento japonês, em 2001 a Hasbro lançou outra versão do set, Ruination, com outro conjunto de cores. Em 2003, mais dois sets seriam lançados, em camuflagem urbana e do deserto. Nada mal para um molde que então já marcava 16 anos de sua concepção. Mas deu de história, vamos falar de bonecos!


Dolrailer


Liderando a equipe temos Dolrailer/Mega Octane, um looooooongo caminhão de artilharia. A traseira tem espaço para um dos outros componentes. Enquanto Onslaught era cinza, essa versão é coberta em camuflagem para a selva. As laterais da cabine trazem o logo dos commandos: um logo dos Autobots de Geração 2 virado de ponta cabeça.


Na forma de robô, o padrão camuflado se restringe as pernas. A articulação é limitada a juntas universais nos ombros, movimentos laterais nos quadris e joelhos, e uma rotação simples na cabeça. A placa peitoral (separada) tem outro logo G2 de ponta cabeça. O design é bem anos 80: quadradão e com grandes partes intocadas de veículo se passando por partes do corpo.



Dolrailer conta com um rifle e um escudo (formado pela rampa da forma de base). Apesar da articulação limitada, é possível tirar algumas poses boas com ajuda desses dois itens. No entanto, articulação nas pernas certamente ajudaria.



Como um líder de Scramble City, o molde conta com mais uma forma antes da grande combinação, uma... base de artilharia? O modo é mais um caso de “transformação pela metade” com a adição de uma rampa. Enquanto o protótipo para a linha Jizai Gattai contava com um lançador para os membros pequenos, aqui a forma faz nada.


Grejeeber



Em seguida temos Gureejeeber/Gurejiba/Greasebar/Rollbar, um jipe do exército. A decoração se resume a uma estrela na dianteira e o logo da equipe na traseira. É um bom veículo, funcional e detalhado para seu tempo.


O jipe conta com suas próprias armas: um canhão de grande porte e uma metralhadora. Ambas um tanto exageradas para o tamanho diminuto do veículo.



Como um robô, Grabaja é um par de blocos sustentando outro bloco, com um pequeno bloco servindo de cabeça. Articulação se resume aos cotovombros, uma junta misteriosa no meio do braço (como um cotovelo), mas que move todo o braço - como um ombro.





Ambas as armas podem ser usadas nessa forma, apesar de jogar as proporções para lugares ainda mais estranhos - beirando armas de quadrinhos dos anos 90, ou a estranha distorção de perspectiva de Masami Obari.
Dangar


O terceiro membro da equipe é Dangar/Armorhide, um Leopard 1A3 com camuflagem para o deserto. Parigo conta com uma articulação nessa forma, a rotação do canhão. Apesar da simplicidade do molde, o tanque conta com detalhes como as escotilhas e as engrenagens individuais das esteiras (falsas).



Caso esse tanque não seja uma ameaça grande o bastante, uma pistola e um par de canhões do seu próprio tamanho complementam esse perigoso Decepticon. No entanto, o canhão bloqueia parcialmente a rotação da torreta.




Como um robô, Dangar é passável. A articulação se limita aos ombros. Os braços não ultrapassam o peito e os canhões não podem ser usados nessa forma. Ele não tem mãos de verdade, apenas o desenho de punhos na lateral dos braços.


A pistola é a única arma usável nesse modo, se aproximando mais de uma submetralhadora (embora animação faça dela uma pistola).


Hepter


Com um nome digno de um Go-bot, temos Hepter/Ro-Tor, um helicóptero militar com uma pequena metralhadora sob a cabine. O veículo lembra um Seasprite SH-2 um tanto simplificado, e com proporções muito reduzidas (o veículo real tem 16m de comprimento, quatro vezes o tamanho do alt mode de Grejeeber). Tanto rotores quanto as rodas giram bem.


O arsenal pode ser complementado com duas metralhadoras giratórias, encaixadas na traseira. O plástico vermelho, no entanto, deixa claro que essas armas não são parte do helicóptero.



Como um robô, nosso Go-bot tem mais um caso de mãos inexistentes e proporções dúbias. Os braços (compostos pela totalidade da cauda, sem alterações) contam com balljoints nos ombros, dando a ele uma articulação sem precedentes para a época do molde.



A metralhadora pode ser encaixada na lateral do braço direito - mas não prende muito bem. devido a degradação do molde.


Shuttler



Fechando a equipe, temos o idiota de plantão, outro cidadão com nome de Go-Bot, Shuttler/Movor, um ônibus espacial. A pintura faz parecer que ele ou tem queimaduras de reentrada, ou que o plástico ficou muito tempo no sol. Infelizmente, os adesivos brancos nas asas não batem bem com o plástico cinza claro do corpo.


Shuttler conta com dois grandes canhões para atirar em seus colegas e nunca acertar os Autobots. A sua arma de mão pode ser armazenada na traseira junto com os canhões.



Como um robô, Shuttler tem ball joints nos ombros e rotações nos pulsos, uma anomalia para um molde de Geração 1. Fora isso, ele é como seus colegas: um robô quadradão com uma cabecinha e proporções estranhas. A rotação nos pulsos pouco faz para disfarçar a falta de mãos de verdade.



No lugar dos canhões da forma de veículo, ele conta com uma pistola de utilidade duvidosa.


Combinação


Combinados, os Commandos formam o poderoso Valdigus (ou Ruination, no ocidente). Articulação se limita a ombros, cabeça e pulso. O peito combinado conta com mais uma insígnia Autobots reversa.



Com os gobots de braços, Valdigus assume sua forma para “Missão Aérea”, com o poder de voar. Essa é a combinação mais associada ao molde, usada como padrão para o primeiro uso, Bruticus - a única diferença é que Dangar fica virado para frente, enquanto Brawl fica de costas na formação padrão dos Combaticons.


Enquanto isso, com os reis do engrish de braços, temos a forma para “Missão Terrestre”, com acesso a todas as armas dos cinco componentes. Hepter deveria colapsar as pernas para essa combinação, mas a degradação dos multiplos usos do molde torna desfazer essa transformação um processo arriscado.

As armas dos cinco membros se combinam para formar duas armas de múltiplos canos. Simultaneamente estúpidas e incríveis. Muito melhor que a uma arma que Bruticus tinha.

Avaliação final

O conjunto era ótimo ao tempo de seu lançamento original, em 1985. Mas ao ser relançado em 2000, era uma anomalia em um tempo de ball joints, transformações complexas e robôs articulados. Ainda assim, é uma boa figura. Datada, mas boa. E é muito mais fácil de conseguir (seja em suas cores originais, sua versão americana, ou as duas versões camufladas de Universe) do que um Bruticus de Geração 1.

Fabricante: Sonnokong/Takara

Ano: 2000.

Linha: Car Robots Acessórios: Armas individuais, capacete, rampa, peitoral, pés, mãos

Nota: 8/10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário