terça-feira, 8 de março de 2016

Juntas Soltas: Transformers Go! Jinbu

Continuando a cobertura do Trio Samurai, temos o “Hayato” para o “Ryoma” de Kenzan: o relâmpago amarelo, o samurai dos céus, Jinbu. Enquanto o jovem líder do trio é enérgico, agressivo e impetuoso, Jinbu é sereno e compenetrado, fazendo o papel do “irmão mais velho” para os outros dois. Isso não o impediu de desenvolver uma nada saudável rivalidade com Kenzan, no entanto.

Jinbu é também nosso “Getter 2”. Enquanto Kenzan se equilibra entre velocidade e força, Jinbu é a pura velocidade, exemplificada em sua forma de veículo - um caça avançado - e em seu corpo esguio e ágil. Mas como ele se saiu na transição do conceito para o plástico? Veremos o quão bom ficou G-02 Jinbu.



Forma de veículo


Em sua forma de veículo, Jinbu é algum tipo de caça experimental, como dito antes. Não há um avião específico que sirva de base. Ele parece mais algo saído de um jogo de nave do que um avião de verdade.

E já nesta forma, as coisas não vão bem: as futuras pernas são claramente visíveis no ventre da aeronave, os braços mal se escondem, há buracos por toda parte, e nada sugere que essa coisa possa voar. As únicas aplicações de tinta são as partes pretas no cockpit e nas asas. O resto é a cor do plástico. Ao menos ele tem um trem de pouso desdobrável. Mas não tem rodas esculpidas na traseira, tornando esse trem de pouso uma anomalia.


Sua arma, a Mach Katana, pode ser conectada em um trilho especial no dorso da aeronave. O resultado é um avião com uma espada nas costas. A intenção parece ser um canhão, mas não funciona.


O Kabuto, por sua vez, se encaixa em dois espaços nos propulsores  (que serão os pés), formando um enorme canhão traseiro, e acabando com a pouca aerodinâmica que isso tinha.

Forma de Robô

A transformação é muito mais simples que a de Kenzan - quase tudo já está exposto - e os resultados são surpreendentes, para dizer o mínimo.


Kenzan tinha pernas longas e proporções estranhas, mas perto de Jinbu ele era o homem vitruviano. O tronco é completamente oco, as pernas se estendendo até os ombros, com o trem de pouso se passando pela linha que separa os quadris do tronco. Os pés são quase vestigiais, presos a uma massa colossal de kibble se passando por armadura. Em meio a isso, os braços e a cabeça quase somem: ele é um par de pernas, nada mais.



Apesar disso, a articulação é mais do que adequada: rotação no pescoço, uma ball-joint nos ombros, uma rotação logo acima da dobra do cotovelo, ratchets firmes nos joelhos e nos quadris, e um par de rotações exatamente na junta do quadril. Algumas poses são impedidas pelo volume das pernas - que sempre parecem estranhas.



A Mach Katana fica bem firme nas mãos, mas seu cabo longo a impede de ser usada por seus colegas de equipe. Feita em material flexível, ela tende a entortar com o tempo.



Ela pode ser armazenada nas costas, na diagonal, como se esperaria de uma Nodachi. Infelizmente, ele não consegue sacar a espada (ao contrário de figuras como Drift, da linha generations).



O Kabuto, por sua vez, serve como um canhão de utilidade duvidosa, e tende a se abrir pelo próprio peso. Ele pode ser armazenado nas costas (escondendo a falta de corpo de Jinbu).

Combinação

Com Jinbu liderando a combinação, temos o super veloz robô GoJinbu. A combinação segue o mesmo padrão da de GoKenzan, só mudando a ordem e como cada membro contribui para a combinação.

Primeiro, Kenzan vira de ponta cabeça para formar as pernas e a cintura.


Em seguida, Ganoh se dobra completamente para formar o tronco, as costas e o abdômen.



Jinbu por sua vez se abre para formar os braços e ombros do combiner. Pode parecer pouco, mas é muito fácil errar essa parte e virar o interior dos ombros para o lado errado.



O Kabuto encerra a combinação, formando o peitoral, a cabeça e a virilha de GoJinbu.



É uma combinação estranha:  o líder dessa formação mal contribui para o volume do combiner, e seu Kabuto faz mais pelo super robô do que ele mesmo. Mas ao mesmo tempo é a combinação mais sólida dentre as três. Ganoh forma grandes propulsores, Jinbu dá a impressão de “asas” ao tronco,e as pernas finas de Kenzan se juntam a esses elementos para formar um combiner que exala velocidade...

Ele não faz mais que isso: mexer os braços.

Se ele se mexesse. A articulação da parte superior é aceitável: Ratchets nos ombros e cotovelos, uma rotação firme nos ombros, e uma rotação menos firme no bíceps os ombros tendem a ser bloqueados pelas asas. A cabeça é imóvel como era em GoKenzan. Os punhos e pés expostos de Ganoh podem ser ajustados livremente (e eu gosto de usá-los como bainhas). É nas pernas que tudo falha. Das coxas para baixo tudo bem: rotação nas coxas, dobras nos joelhos, e ajustes nos pés. Mas os quadris se movem apenas um clique de 15° para frente ou para trás, impossibilitando qualquer pose dinâmica.  

GoJinbu pode usar a Mach Katana normalmente, sem dificuldades.



Já a arma combinada dos Kabutos e das armas do trio é um problema: graças a maneira como suas mãos são esculpidas, pinos de 5mm só podem entrar por baixo, resultando em uma combinação que exige a Mach Katana por cima. Os Kabutos são esculpidos especialmente para entrar “tortos” nessas mãos, o que faz deles ainda mais questionáveis.

Coisa inútil, parte 2. 


Considerações finais

Jinbu é de longe o pior dos três samurais de Transformers GO! Kenzan sofria com duas formas fracas para compensar sua ótima forma de carro, mas sua forma de robô e de super robô eram problemáticas. Enquanto isso, Jinbu compensa sua quase ótima forma combinada com uma forma de veículo que parece incompleta e uma forma humanóide que só pode ser descrita como desastrosa. O cúmulo da síndrome do membro de combiner: Jinbu existe somente e tão somente para ser parte de algo maior.

Fabricante: Takara Tomy

Linha: Transformers Go!

Ano: 2013

Acessórios: Mach Katana, Kabuto.

Nota: 4/10.

As manchas no peito foram um resultado desastroso de tentar consertar a tinta capenga original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário