quarta-feira, 6 de abril de 2016

Juntas Soltas: Go! Ganoh

Encerrando a cobertura do trio Samurai, e preparando para a sequência com o trio Shinobi, o Benkei para o Ryoma de Kenzan e o Hayato de Jinbu, Ganoh. O mais imaturo entre os três aprendizes de Go Prime, Ganoh é o irmãozinho impulsivo, agressivo e sedento por glória, sempre bem humorado apesar dos perigos.  Sua disposição não raro cria problemas para seus “irmãos”, mas seu coração puro é o que mantém o trio unido e amarrado, servindo como a bússola moral do trio - uma caracterização que lamentavelmente se restringiu ao papel, não sendo seguida na Animação.

Ao mesmo tempo, ele é o Getter 3 da equipe, trazendo em força e resistência o que os outros dois tem em agilidade e velocidade, características que se manifestam na sua escolha de forma alternativa: um caminhão blindado se passando por um caminhão de bombeiros. Mas como isso se saiu na prática?



Forma de veículo

Como já foi dito, em sua forma veicular, Ganoh é um grande caminhão blindado, se passando por um caminhão de bombeiros futurista. Ele tem um buraco bem notável no topo (devidamente coberto por acessórios), um problema que não se compara aos punhos e pés de super robô nada disfarçados na traseira.

Ainda assim, a configuração é funcional e mais aceitável que a de Jinbu. Não se compara a elegância de Kenzan, mas não um completo fracasso, e em muito lembra o alt-mode da versão cinematográfica de Hound.

Ao contrário dos outros dois, seu acessório, a drill ladder, é uma parte integral da transformação, formando toda a parte superior do veículo, a escada, e o canhão de espuma. A arma pode ser ajustada de forma a dar um par de furadeiras para o caminhão, se assim desejar.


O Kabuto pode ser encaixado sobre o capô, formando um canhão duplo (e exigindo que a lança seja deslocada para trás).

Forma de robô.

Ganoh é o meio termo nas transformações: não tão simples quanto Jinbu, mas não tão envolvente quanto Kenzan. O resultado final, mais do que seus irmãos, remete a transformers Energon.

O tema aqui é um Söhei, um monge guerreiro, realizado com um tronco largo e membros espessos. Os braços são esculpidos no interior das sirenes, e as pernas tem o mesmo volume “bulboso” que Jinbu.  Assim como Kenzan, Ganoh conta com um kusazari, uma dobra de armadura a lá samurai - mas que não é tão importante para disfarçar sua falta de tronco, pois suas proporções são melhores.


A articulação é quase a mesma de Jinbu: juntas universais nos ombros, rotações nos bíceps, cabeça e joelhos, ratchets nos quadris e joelhos, e uma dobra simples nos cotovelos. A junta de transformação dos ombros pode ser usada para ampliar a mobilidade dos ombros, se assim desejar.


A drill ladder pode ser usada como uma lança de ponta dupla, ou mais especificamente, como uma “vara desengonçada”.


Ou aberta para formar uma lança longa. Nenhuma das formas é muito convincente.


Ela também pode ser armazenada nas costas, aberta em V. O Kabuto, como de costume, pode ser usado como uma arma de mão não muito convincente, ou como uma blindagem extra nas costas.

Combinação.

Ganoh tem de longe a combinação mais desnecessariamente complicada dentre os três.


Primeiro, Jinbu simplesmente recolhe a cabeça e dobra as asas para baixo, formando as pernas.


Depois, Kenzan... faz uma pose de ioga muito contorcida para formar uma mochila extra larga...


E por último, Ganoh faz um spacatto descomunal para formar os ombros, fechando tudo com o Kabuto.

Never skip leg day

O resultado... não é dos melhores. Na verdade, é o pior dentre o trio. O posicionamento das pernas de Kenzan faz com que GoGanoh seja obrigado a ou manter os braços erguidos para os lados, ou para a frente - qualquer pose “neutra” faz com que coisas colidam em outras coisas. As proporções são no mínimo bizarras: um tronco “heróico” sustentado sobre pernas extremamente finas, quase chegando a parecer uma versão robótica de Johnny Bravo.

O que? Isso é o máximo de posabilidade  que ele tem!

Articulação é efetivamente inexistente. Embora conte com os mesmos pontos de articulação que os outros dois, nada pode ser realmente utilizado. Os braços são forçados a uma de duas poses, do contrário colidem com a mochila (restando apenas mover os cotovelos, e olhe lá). As pernas finas e as catracas leves de Jinbu fazem com que qualquer movimento das pernas cause uma queda imediata. Em suma, é um tijolo, não por falta de pontos de articulação, mas do que fazer com eles.

A única vantagem sobre seus companheiros na combinação é que os kabutos dos outros dois não ficam horríveis nele, servindo como canhões na lateral dos braços, ou como uma única arma combinada, conectada da mesma maneira. A forma combinada de todas as armas combina tematicamente mais com essa forma do que com as outras, sendo uma versão maior da Drill Ladder... mas não compensa o fracasso geral.

Considerações Finais

Assim como seus colegas, Ganoh sofre por ter que fazer “coisas demais”, servindo de uma só vez como robô, veículo, pernas, tronco e mochila. Assim como Kenzan e Jinbu ele só tem sucesso em parte dessas funções, sendo o melhor robô dentre os três (mas ainda assim bem fraco), e o melhor par de pernas. Sua forma de super robô, no entanto, é um completo desastre, a um nível que não é atingido nem pela péssima forma de robô de Jinbu. No resto é até bom. Tem falhas, mas nada muito exagerado, e não falha ao nível de seus colegas..

Sem exceções, os membros do trio Samurai existem apenas como parte de sua combinação. Não vale apena ter qualquer um deles isoladamente, mas se eu fosse recomendar algum para isso, seria Ganoh - apenas por ser o único do trio cuja forma de robô funciona por si só, e por ter um modo de veículo mais do que aceitável. Tivessem tido um orçamento maior, quem sabe os três não seriam tão “patos”: tentando fazer tudo, foram medíocres na maioria.


Fabricante Takara

Linha Transformers Go!

Ano 2013

Acessórios Kabuto. Drill Ladder

Nota: 6,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário