terça-feira, 17 de maio de 2016

Juntas Soltas: Alpha Bravo


O Novato. Arte de Sara Stone. 
Quando as primeiras imagens dos Aerialbots de Combiner Wars foram divulgadas em 2014, parte da fanbase explodiu de raiva (mas por outro lado, quando que a fanbase de Transformers não faz isso?): Entre os membros de Superion, estava um helicóptero. Logo, a verdade veio a tona: Slingshot, da formação original dos Aerialbots fora cortado. No seu lugar, havia um personagem novo, como ocorreu com os Stunticons: Alpha Bravo, um helicóptero de ataque. 

Nos quadrinhos da IDW, a ausência do membro antigo e a adição do novato foi explicada de forma dramática: Slingshot morreu em combate contra Menasor, e para recompor o poderoso Superion, foi necessário recrutar um membro novo. Enquanto isso, comercialmente Slingshot tinha uma explicação ainda mais simples: reduzir a sobrecarga de aviões nas duas primeiras ondas de Combiner Wars - e servir de base para Blades e Vortex. Vejamos como o único molde de helicóptero da linha, usado para outros quatros personagens, se saiu, vamos?

Forma de Veículo

Em sua forma de veículo, Alpha Bravo sofre de um sério problema de identidade, em um misto de um helicóptero de passageiros e um helicóptero de combate. Ou um helicóptero de transporte civil com mísseis na lateral. 

Sim, eu tive que segurar - as peças pretas não fotogravam bem de outra maneira.
E nem assim, na real. 
Os acessórios só aumentam a confusão: sua mão-pé-arma é um par de metralhadoras giratórias, enquanto sua arma de mão é uma metralhadora pesada. Alpha Bravo pode muito bem ser o helicóptero mais bem armado da história de Transformers - uma característica que é especialmente estranha em seu retool Blades, dos Protectobots

Forma de Robô e Transformação


Alpha Bravo é o único membro da sua equipe a não seguir o mesmo esquema de transformação - mas apenas por fazê-lo de trás pra frente.  O primeiro passo é desconectar o rotor traseiro, gentilmente. 

Em um passo sem par no resto da linha, o cockpit se abre, com o topo formando os pés e a fuselagem formando as laterais das pernas. 

Em seguida, erga os rotores para tirá-los do caminho. Depois disso eles devem ser baixados novamente.

Toda a traseira do veículo se desdobra nesse sistema engenhoso de hastes de sustentação, de forma a estender ou recolher as pernas sem depender de fricção - esse sistema é usado em todos os Aerialbots, e em todos os usos do molde de Off-Road

O resultado é uma forma de robô simples, elegante, e que não estaria deslocada em um episódio de The Transformers. A única estranheza - e que é parte do padrão dos Aerialbots, então não incomoda tanto - é o laranja do peito, cor que não estava em lugar algum do alt-mode, enquanto o azul desapareceu. 

A ponto de algumas pessoas terem sabiamente inserido-o em cena.


Talvez o maior trunfo do molde seja este: parecer uma versão atualizada de um personagem da linha original, e não um intruso.  Além disso: punhos de míssil. Ele pode socar e explodir alguém de uma só vez.  Infelizmente, não há onde encaixar os rotores, embora um pouco de transformação errada possa "aninhar" eles nas costas. 


A cabeça é o exemplo maior dessa adesão à estética de Geração 1, sendo o "cubo quase perfeito" que compunha a maioria das cabeças de Scramble City

GRRRRR - sim a pose é péssima, eu guardei uma melhor pro Blades
A articulação é o padrão da linha: balljoints na cabeça, ombros e quadris, rotações nos bíceps, cintura e coxas, e dobras nos joelhos e cotovelos - todas essas juntas com bom alcance. Graças à exposição do conector para combinação, há uma falsa junta de abdômen - que pode parecer "deslocada" em certas poses. 

AAAAAAAAHHHHHH
As armas são perfeitamente adequadas para esse modo. Mas algo sobre um robô com mísseis nos punhos e três metralhadoras não me sugere um Autobot. 

Combinações
Como um Deluxe de Combiner Wars, Alpha Bravo pode ser tanto um braço quanto uma perna. Ambas as transformações são facílimas e bem eficientes. 


Para fazer dele uma perna, basta conectar a mão-pé-arma no lugar do cockpit aberto na forma de veículo, e virar o conector.


Já para a forma de braço, basta fazer o mesmo com a forma de robô e unir as pernas. O cotovelo é um tanto limitado pelos foguetes, em comparação com outros moldes, mas o membro é coeso e estéticamente agradável. 

Avaliação Final

Alpha Bravo tinha tudo para ser a perna bamba dos Aerialbots - personagem novo, alt-mode que não encaixa bem (um helicóptero em meio à jatos?) e uma falta de personalidade definida. No entanto, um molde bem pensado, um design feito para parecer parte do legado de G1 e uma quebra necessária na monotonia dos Aerialbots fizeram dele o hit surpresa da primeira onda. 

Para quem chiou e berrou com a falta de Slingshot, no entanto, o quarto jato foi lançado mais tarde como Quickslinger, um retool de Fireflight, e está no lugar de Alpha Bravo nos dois Boxsets do Superion (G2 e Unite Warriors). Então... divirtam-se com mais um jato?


Linha: Combiner Wars

Ano: 2015

Fabricante: Hasbro

Acessórios: Mão-pé-arma, metralhadora

Nota: 9/10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário