quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Juntas Soltas: Generations Springer e Sandstorm

Hora de sair um pouco dos combiners e olhar um pouco para trás, para os lançamentos de 2013 e 2014 na linha Generations, e sua relação com o tão amado e tão odiado Transformers: The Movie, de 1986. Produzido para "dar fôlego" para a linha, o filme é lembrado primariamente por duas coisas: por matar quase todos os personagens velhos -e por introduzir uma quantidade enorme de personagens novos, dentre os quais se destacava o carismático Triple Changer Springer (então dublado por Neil Ross).

Springer fazia o misto entre um herói de ação e um "ladino amável" a lá Han Solo (uma das muitas coisas que aquele filme copiava de Star Wars). Como muitos dos personagens introduzidos no filme, Springer não teve muito sucesso transitando da animação para o plástico, e seu boneco original estava mais para um retângulo tosco que virava outros dois retângulos do que para um robô que virava um helicóptero e um carro.

Os anos se passaram, os velhos bonecos de G1 foram homenageados em Classics, Timelines, Universe e Generations, e o bom e velho Springer sofria de um pequeno problema: iteração após iteração, cada novo boneco seu contava com apenas um de seus dois modos alternativos. Ou era o carro, ou era o helicóptero - nunca os dois. Eis que em 2013, para a surpresa geral da fanbase, como parte da linha comemorativa dos 30 anos da franquia, temos um novo Springer... completo. 


Forma de Robô


Houve quem reclamasse do boneco novo não seguir o design original de Floro Dery, optando pelo mais moderno design de Nick Roche (criado para a minissérie Last Stand of the Wreckers). Uma reclamação sem pé nem cabeça: o velho robô quadradão foi substituído por uma figura dinâmica e imponente, que parece ter saltado diretamente dos quadrinhos, e que faz a façanha de ter três modos e zero partes penduradas. O rosto é particularmente bem esculpido, bem expressivo e dotado de um light-piping invejável. 


A articulação talvez seja uma das melhores em toda a linha Generations: ball joints no pescoço, cinco juntas por braço, rotações nos bíceps, quadris, cintura e pulsos, juntas universais nos quadris e ratchets firmes nos joelhos. A única coisa que falta é uma inclinação nos calcanhares, cuja ausência não prejudica a figura em nada.


Como seu boneco original, Springer conta com dois acessórios: uma espingarda de cano duplo (que consegue fazer o impossível: um lança-mísseis de pressão legal) e uma espada composta pelas lâminas de sua forma de helicóptero. Ambos podem ser armazenados nas costas na forma de robô.

 Forma de Helicóptero


Como um triple changer, Springer tinha muito onde falhar, e é uma surpresa muito agradável que a transformação para o modo de helicóptero seja não apenas tranquila, como bem sucedida. É claramente um veículo "Sci-fi", mas que é facilmente identificado como sendo um helicóptero - e que não conta com nenhuma parte de carro ou de robô obviamente visível. 


A espingarda da forma de robô serve aqui como a arma do helicóptero, usando um sistema de trilhos sob o cockpit que não é dos mais fáceis de encaixar. A arma conta com um trem de pouso moldado justamente para este modo - embora seja um tanto grande para essa forma. 

Forma de Carro



Triple changers tradicionalmente sofrem de uma forma decente e outra "passável" - coisa que não acontece com Springer: não apenas sua forma de carro (algum tipo de carro blindado) é mais "enxuta" que muitos bonecos com apenas uma forma alternativa, como não demonstra sinal algum de ter outra forma. O único problema é uma dificuldade em manter os painéis alinhados no capô.


 Desta vez, a escopeta pode ser usada para gerar um "modo de ataque" à moda antiga, encaixando no topo do capô. Ao contrário de muitos desses modos, o resultado não parece "um carro com uma arma colada em cima", mas sim algo intencional. A espada fica armazenada em baixo do carro.

 Sandstorm


 Como seria de se esperar, o molde do Springer foi reutilizado em 2014, como outro triple changer, o destemido e audacioso Sandstorm - que também virava um carro e um helicóptero, e igualmente carecia de uma atualização "completa". Quando os boatos surgiram, não faltou quem reclamasse do "repaint óbvio" e da "preguiça" da Hasbro

Mas contrariando todas as expectativas, Sandstorm foi o exato oposto de um "repaint óbvio e preguiçoso": o que foi lançado em 2014 era um dos retools mais extensos e impressionantes da história da empresa, demonstrando o nível de alteração de um molde que viria no ano seguinte, em Combiner Wars

Onde antes um retool raramente ia além de uma cabeça e talvez um capô ou um par de asas novo, Sandstorm recebia mudanças em todas as partes do corpo. O resultado é uma figura completamente diferente, que divide pouco além da mesma engenharia com seu "primo".

Forma de Robô



Já de cara Sandstorm se diferencia de Springer pela mochila gigantesca, uma massa de kibble que serve muito bem para dar lhe uma identidade visual única. Além dela, tudo com exceção dos quadris, antebraços, pés e a parte interna dos ombros, é novo. A mochila e os tons "cheddar" por si só já resultam em um boneco que parece "maior" e "mais musculoso" que seu colega de molde.


A articulação não fica devendo em nada, embora o peso maior nas costas atrapalhe um pouco em algumas poses.


Em troca de sua mochila gigante, Sandstorm perde a espada, e tem um rifle de um cano só no lugar da escopeta de Springer. Não que a espada faça falta.


Ou que um soldado destemido como Sandstorm (destemido e um tanto burro) precise de uma espada. 

Forma de Carro



Na forma de veículo, as diferenças são ainda mais gritantes: o carro blindado deu lugar a um buggy que parece saído diretamente de um Borderlands ou Mad Max, carecendo apenas de um monte de sujeira para completar o look. A mochila gigantesca se inverte para formar as rodas e a blindagem do capô. 


A arma se encaixa no topo, parecendo uma extensão natural do veículo; a sugestão de faróis moldados na base do canhão contribui para a ilusão, gerando um dos poucos modos de ataque sem falhas em anos.

Modo VTOL


No entanto nada é mais impressionante do que a diferença entre os modos aéreos dos dois. O "helicóptero" de Springer dá lugar a um aeroplano de decolagem vertical (VTOL) que parece saído diretamente de algum RTS do começo da década passada, ou de algum shoot'em'up dos anos 90. Não é difícil imaginar isso decolando de alguma base decepticon com Optimus Prime se segurando por um triz enquanto a base explode ao fundo. 

Avaliação final


Springer e Sandstorm serviram como uma demonstração de duas coisas: a diferença que um retool pode fazer em uma figura, e a viabilidade em um triple changer com engenharia moderna. Enquanto o primeiro fator continuou sendo posto a prova com Combiner Wars (criando figuras muito diferentes com a mesma engenharia), infelizmente o segundo não deu tanto certo: seu companheiro de onda Blitzwing foi uma tentativa fracassada de reviver o conceito. Agora, em Titans Return, vemos o retorno dos Triple Changers (e do primeiro Six Changer) com menos sucesso que nesta dupla, mas sem o desastre que foi Blitzwing. Springer e Sandstorm, no entanto, continuam sendo figuras para o comércio geral beirando a qualidade da linha Masterpiece

Lhes ajuda o fato de que seus dois modos alternativos não interferem tanto um no outro quanto ter que virar um trem e um ônibus espacial, ou ter que assumir seis formas diferentes. Pena, porém, que a versão cinematográfica de Drift (que também vira um carro e um helicóptero) não serviu de base para um retool extra da dupla. Ao invés disso tivemos o molde como Rodimus Prime e como o Duocon Battletrap




Nenhum comentário:

Postar um comentário