quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Juntas Soltas: Combiner Wars Hot Spot.

 Voltemos um pouco à Combiner Wars, antes que Titans Return caia sobre nós - e a parte que importa de Combiner Wars, os Combiners em si (e não a série horrível do Machinima), e o líder de uma das equipes modernizadas pela leva 2015-2016 de Transformers Generations, Hot Spot. 


Com sua forma alternativa inusitada (que espécie de caminhão de bombeiros é azul celeste?!), Hot Spot sempre liderou por exemplo - especialmente no campo de batalha, onde se sente mais em casa. Seu carisma natural e sua coragem no campo de batalha fazem dele o líder perfeito para uma equipe com membros tão diferentes quanto os Protectobots. Afinal, só alguém como Hot Spot (um sério candidato a Primus Apoteosis) poderia manter o controle sobre alguém como Blades ou fazer com que pessoas como Groove e First Aid lutassem. 

Mas como ele fica no plástico?




Forma de Veículo



Como já dito, em sua forma de veículo, Hot Spot é um caminhão de bombeiros azul celeste, mais especificamente uma versão estilizada de um Rosenbauer Panther 6x6 (com um par de rodas a mais e um meio "magro"). A base da escada pode ser equipada com seus dois "canhões de bola de fogo" (talvez seja isso: os caminhões de bombeiros azuis começam incêndios, enquanto os vermelhos os apagam!). Graças ao peso da figura, ele rola muito bem - coisa que tem ficado cada vez mais rara em Transformers.


O braço da escada gira e levanta, e as armas podem ser encaixadas no balde, caso prefira a ilusão de dois canhões de água. Infelizmente, o braço não se estende. Nem recolhe. 

Robots in Disguise!

Como um extra, devido a transformação, temos esse incrível movo "cabeça flutuante". Com os canhões do lado até que parece a cabeça do logo de Diaclone, não?

Forma de Robô

 Hot Spot demonstra mais uma vez a notória eficiência da linha, desdobrando sua longa forma veicular em um robô que remete diretamente ao seu modelo de animação.


Mas enquanto Optimus Prime é volumoso e cheio de linhas retas e Silverbolt praticamente carrega seu altmode nas costas, Hot Spot tem o design mais "animesco" dos três "grandes" moldes da linha. Salvo por uma grande massa de escada nas costas, o kibble é mínimo, disfarçado por um uso engenhoso de espaço negativo para dar a impressão de um tronco atlético (ao invés de retangular) e de braços blindados (ao invés de grandes nacos de veículo). 

TENHO QUE VENCER!

Dos três, Hot Spot é o melhor articulado: juntas duplas nos cotovelos e ombros, rotações nos bíceps e nas coxas, juntas universais nos quadris, ball-joint na cabeça e juntas duplas (devido a transformação: usar parte delas deixa ele bambo) nos joelhos. As únicas coisas que faltam são uma rotação na cintura e nos pulsos. O kibble de veículo ajuda um bocado a sustentá-lo (embora seus retools tenham adicionado calcanhares para não precisar disso). 


Os canhões de bola de fogo servem aqui ou como um par de pistolas (bem grandes, por sinal, do tipo "está se sentindo com sorte?"), função para qual suas juntas servem muito bem...


...Ou como um único rifle meio fino, que se destina a forma combinada. Também é possível encaixá-los nas costas, mas como essa posição é voltada especificamente para seu retool Onslaught, não vou mostrar aqui. 

Forma de Combinação



Enquanto Optimus vira ao contrário e Silverbolt vira de ponta-cabeça para suas combinações, Hot Spot "se abre" como um corte de camarão, antes de virar do avesso. Suas pernas permanecem quase inalteradas em relação a forma de veículo, só "abrindo" para os lados. Já seus braços usam o máximo de suas articulações para se compactar, e a mochila se abre enquanto o braço articulado dá a volta no resultado para encaixar a cabeça. O resultado é bem parecido com a forma de tronco do boneco original - só menos "geométrica", e novamente faz uso de espaço negativo para dar a ilusão de coisas que não estão lá. Como a de que seus quadris ficam na parte preta das pernas, e não na junta. Mais sobre ele quando eu chegar ao Defensor. 

Considerações Finais

Dos três "líderes de equipe" modernizados iniciais da linha Combiner Wars, Hot Spot é quem tem o conjunto mais completo. Motormaster/Optimus sofre com pequenos problemas em todas as suas formas, enquanto Silverbolt/Cyclonus/Scattershot leva o troféu de kibble ao carregar inutilmente toda a sua forma alternativa nas costas em suas duas transformações. E quando se leva o prêmio em uma linha que já é ótima...

Não que ele seja isento de falhas - as pernas da forma combinada são horrivelmente difíceis de serem usadas, a forma de robô sofre com um mochilão e graças aos ratchets dos quadris, ocasionalmente a forma de veículo só parece fechada, estando alguns graus fora de alinhamento. 

Nada disso faz com que ele deixe de ser excelente, no entanto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário