sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Juntas Soltas: Combiner Wars Rook

 Olhando mais um pouco para os Protectobots de Combiner Wars e o único molde original entre os quatro deluxes do grupo, o APC Rook (ou o "caveirão" Rook, em bom português brasileiro). O membro novo semi-obrigatório da linha (os Tecnobots e os Combaticons se safaram de ter um membro novo, só passando por uma mudança de alt-mode em alguns), Rook foi visto com desconfiança antes do seu lançamento. Ainda há quem não o aceite no lugar de Groove, o eternamente relaaaaaax membro motociclístico da equipe. 

Não ajuda que Rook era - e ainda é - uma nulidade como personagem. Quando o nome vazou, houve que estranhasse que Groove fosse substituído pelo assistente do Jhiaxus ou pelo repórter de um quadrinho da Botcon. Mas no lugar destes dois tivemos.... Quem mesmo? Fora sua bio na embalagem (que o descreve como uma "estrela ascendente recém saída da acadêmia militar cibertroniana"), Rook praticamente não existe como personagem. Sua breve aparição no evento de Combiner Wars se resumiu a "estar lá enquanto Starscream usava o Enigma nos Protectobots".






Forma de Veículo



Em seu modo veicular, Rook é ou a mais imponente fortaleza móvel, ou o mais adorável APC já materializado em plástico.  Muito mais "futurista" que o resto dos designs da equipe, Rook parece algo que poderia estar em um seriado japonês ou em um jogo de videogame.


A sensação de "veículo de mentirinha" só aumenta quando seus acessórios são colocados: a mão pé arma serve como uma torre de foguetes (sabe, para resgate) e sua estranha arma como um....


... eu não faço ideia. (tá, é uma garra hidráulica)


Tanto o conector usado para encaixar a mão-pé-arma quanto o conector da peça em si podem ser usados em conjunto com Blades (ou qualquer outro helicóptero da linha) para um transporte aéreo (e fazer chover tanques!).

Forma de Robô



Com a conversão mais simples da linha, Rook resulta em um robô surpreendentemente enxuto, cujo design mescla coisas demais para dar certo - juntando elementos de um traje anti-distúrbios, um jogador de futebol americano, uma torre de xadrez (sacou? Rook) e um ushanka - mas que por milagre dá certo. As coxas são meio finas e as mãos são sugestões de mãos, com conectores nas juntas ao invés do usual. Outro detalhe que salta aos olhos é o parachoque falso no peito - muito mais gritante em seus retools Swindle e Hound

AO SERVIÇO SENHOR!

Como seria de se esperar na linha, a articulação é excelente e resulta em uma posabilidade fantástica apesar dos braços curtos e dos espaços ocos nos braços e pernas. Das três primeiras ondas de Combiner Wars, Rook é o único a ter articulação no calcanhar - o que deixa ele ainda mais dinâmico.


A arma bizarra continua indecifrável: é ou um canhão de choque, um taser, uma espada de duas pontas, ou uma daquelas coisas hidráulicas de resgate (que parece a resposta mais lógica), podendo ser usada tanto "para cima" quanto "para frente". 

O longo braço da lei - agora com a grande mão da lei.
A construção inusitada das mãos dele podem parecer um problema, mas resultam na melhor parte da figura: a capacidade de usar a mão-pé-arma como uma MÃO GIGANTE. Sim, Rook tem mãos de Hulk. E isso é glorioso.

HEAAAAAAAAAAAATTT !!!!!!

EEEEEEEEEEENDDDDDDDD!!!!!!

Ainda mais combinado com suas juntas firmes para fazer um excelente God Finger/God Hand Smash/insira ataque de super robô aqui. 

Combinações



Rook segue a mesma lógica do resto da linha: a forma de pé é uma variação da de veículo, enquanto a de braço é uma compressão da de robô. Com dois extras. 1º, o kibble da forma de veículo forma uma ombreira ou uma joelheira de proporções dignas de Warhammer 40k. E segundo, graças ao design das mãos, a forma de braço conta como dois canhões A MAIS que os outros: os conectores dos braços. O kibble de capô também pode ser movido como um escudo.


Conclusões finais


Pra muita gente, Rook foi o hit surpresa e o melhor molde de Combiner Wars. Não sem motivo: sua transformação, embora simples, é única em meio a uma linha cheia de engenharias similares. Seu design é novo e não lembra nenhum personagem visto antes. Suas falhas, onde existem, são pequenas. Enquanto outros moldes foram reusados para personagens muito parecidos com suas versões base, os retools de Rook foram completamente diferentes. E é claro... HULK HANDS (ou GIANT DRILL HAND, no caso do Nosecone). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário