segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Juntas Soltas: Prime Starscream

Prime foi uma época estranha para Transformers. Como Armada e os filmes antes dela, o "core" da série original foi atualizado. Ao contrário de Armada - onde todo mundo que não fosse o Optimus foi alterado até ficar irreconhecível - as versões de Prime eram uma curiosa mescla entre múltiplas versões de cada personagem, e ninguém exemplificava isso melhor que Starscream.

Ambicioso e megalomaníaco como sua versão G1, complexo como sua versão de Armada (a única coisa complexa em Armada, por sinal), teve clones como a de Animated, era um puxa-saco sem espinha como sua versão cinematográfica e afetado como sua versão de Beast Wars II, o traíra dos traíras - dublado com perfeição por Steve "faço a voz de todo mundo em Dawn of War" Blum - pode ter ficado longe do grau épico de escrotice de seu original, mas era tranquilamente um dos melhores personagens da série. Mas e quanto ao que realmente importa? Como ficou Starscream em plástico?


Forma de Veículo



O velho Starscream já foi muitas coisas: um F-22 nos filmes, um F-15 em G1, um sei-lá-o-quê e um tubarão em BWII, um Su-47 em Animated... Em Prime, o jato da vez foi um F-16 Fighting Falcon com proporções levemente alteradas. O caça é um pouco mais curto e com asas um pouco mais longas que o jato real, e tem um undercarriage maior que o esperado... mas nenhum Screamer fica bom visto por baixo. 

Além dos dois dois mísseis vistos na foto, Starcream vem com um outro acessório, visto aqui, e que eu não tenho: uma das armas luminosas que caracterizavam os voyagers da linha Prime, no caso um misto de casulo de foguetes com null ray.

Forma de Robô. 


Antes de abordar a forma de robô do Starscream, um pequeno comentário sobre a transformação dele: Prime era uma linha excepcionalmente competente em usar massa a seu favor. O velho traíra quase dobra de comprimento/altura de uma forma para outra - e com movimentos mínimos - a maior parte da altura extra vem das pernas, engenhosamente vidas ao contrário na forma de avião. 


E isso tudo resulta em uma das formas mais fieis a animação que o personagem já teve. Salvo pelos estabilizadores nas pernas e um nosecone nas costas, o kibble é mínimo. O Boneco até conseguiu reproduzir dois elementos geniais do design: a cara da sua versão cinematográfica no peito (qual é a disso?) e a corcunda (que aqui é opcional).


A articulação, composta primariamente por rotações e dobradiças, com ball joints nos ombros e juntas universais nos quadris, é excelente. Os braços tem alcance o bastante para poses Starcreamescas como coçar o queixo...


Cruzar as mãos nas costas enquanto pensa...


Ou tramar malignamente como Gendoh Ikari. A única carência é uma rotação na cintura. O headsculpt não poderia ser melhor para o personagem, estragado apenas por ter light-piping abortado por tinta. 


Starscream também pode assumir poses de ação, se é isso que você quer...

"Me desenhe como uma de suas iaconianas"

Ou ele pode se assumir como o divo que ele é.

Considerações finais


Primeira coisa a ser dita: essa versão do Starscream de Prime não é tão boa em termos de transformação quanto a versão da breve linha First Edition -  mas a supera em todos os outros aspectos. Infelizmente, dado o quão cheio de personalidade esse Starscream é, o molde nunca mais foi usado para ninguém. Starscream está naquela lista seleta de personagens - como Rhinox e Scorponok - que são distintos demais para serem outra pessoa.

Daria para reaproveitá-lo como Thundercracker ou Skywarp? Bem, o deluxe de FE foi, mas ainda fica uma sensação estranha: nenhum deles é conhecido por ser maquiavélico e ardiloso como 'scream, e o molde GRITA isso... O que até que serviu para sua clone feminina Slipstream

Mas a pior parte é que esse molde nunca foi repintado ainda como Starscream nas cores de G1. E isso, meus caros, é um ultraje. Até o dorito do filme fez isso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário