quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Juntas Soltas: Titans Return Galvatron

 Aconteceu: após 30 anos, Galvatron finalmente tem um boneco digno de sua presença e que possa ser reconhecido como ele. Como a maior parte dos personagens criados para o filme de 1986, a forma revivida de Megatron não teve muita sorte na forma de plástico. Seu boneco original era uma figura desengonçada e desproporcional, uma das marcas da crise criativa da franquia. Suas poucas atualizações ao longo dos anos evitavam seu design original como o diabo foge da cruz - enquanto seu nome vivia, as figuras que o usavam eram tudo, menos o estranho canhão de artinharia futurista de Geração 1. Em comum, só a tendência (mas não regra) de serem Megatrons revividos... não necessariamente por Unicron.

Eis que chega 2016 e a linha Titans Return, trazendo não só um Galvatron novo, mas um que visa modernizar o velho sem perder a identidade visual dele. Mas como nada vem de graça, o custo do novo Galvatron foi... fazer dele um Headmaster? Que feitiçaria é essa, Hasbro? E como ela pode dar certo? E o que podemos esperar deste molde no futuro?



FORMA TERRESTRE



Comecemos pela parte mais esquecida do velho Galvatron: sua improvável e bizarra forma alternativa, um estranho veículo de artilharia móvel cybertroniano. Como no original, o canhão se sustenta precariamente sobre duas esteiras muito menores do que deveriam. E como na animação, o canhão pode se elevar ou baixar, usando as juntas dos ombros como mecanismo de angulação. É uma forma estranha e difícil de descrever - se não soubesse o que ele é pelo desenho, certamente acharia que fiz algo errado.


A traseira do canhão de artilharia conta com quatro pinos para encaixar um pequeno Titan Master, sem que haja muita integração entre o coitado na traseira e o veículo.

FORMA AÉREA



Como todo Voyager da linha, Galvatron é um triple changer, e sua forma voadora é uma das que mais sofre com a sina dos triple changers. Embora não seja um desastre total, sua forma de caça espacial conta com vários pecados de transformação: braços e pernas visíveis, a impressão de ser um fan-mode feito as pressas e proporções dúbias. Há onde travar tudo, mas ainda assim parece mais algo que alguém fez na internet e chamou de uma forma extra.


O cockpit da forma de avião é um raro cockpit "de verdade", podendo abrigar confortavelmente um Titan Master sentado. E falando no diabinho, hora de dar uma olhada nele. Para o padrão de formas cybertronianas, até é bem sucedida: apesar de todas as partes de robô visíveis, ele parece mais com uma navezinha de jogo de nave do que um robô embolado. 

TITAN MASTER



Como a maior parte da linha Titans Return, Galvatron agora é um headmaster Titanmaster, com um pequeno parceiro robótico que lhe serve de cabeça, no caso Nucleon. Nucleon é uma das melhores sacadas de design da linha: um Megatron miniaturizado que serve de cabeça para Galvatron, em referência a transformação do imperador da destruição no arauto de Unicron - e que leva o nome de uma das mais destrutivas fontes de energia do universo de transformers. A figura diminuta conta com uma rotação na cabeça, quadris e joelhos fundidos e ball-joints limitadas nos braços. Infelizmente, a falta de pintura faz deste um dos Titanmasters mais... feios da linha - graças em parte a um plástico cinza com o poder de parecer particularmente não pintado.


E o problema da falta de pintura se agrava na forma de cabeça: com apenas os olhos pintados, a cabeça de Galvatron é uma grande massa cinzenta cujos detalhes tendem a se perder. Curiosamente, o design parece remeter mais ao Megatron de Beast Wars do que a Galvatron...

FORMA DE ROBÔ 



Com um design que remete tanto à animação quanto aos quadrinhos da IDW, A transformação de Galvatron em seu modo robótico envolve uma dose considerável de passos adicionais. Como seu boneco original, o canhão tem de ser removido para sua transformação - para todas as formas.


Como um Titan Master, sua cabeça é uma peça separada que se destaca - e muito - de seu roxo corpo.


O problema é solucionado com um gimmick simples e bem pensado, mas não bem implementado: dentro de sua caixa toráxica esconde-se uma coroa feita para cobrir a mini-figura e dar ao arauto de Unicron sua silhueta distinta. Há quem especule que a ideia original era que a cabeça fosse parte deste gimmick e que inclusão em Titans Return forçou a mudança. 


Por último, o imenso canhão há de ser encaixado em um port no bíceps. Também é possível ignorar o titan master e encaixar o canhão no lugar da cabeça... mas por que você faria isso? O resultado final tem todas as características que se espera de um Galvatron: o canhão descomunal, o "tanquinho" robótico, as joelheiras adornadas... algo que se aguardava há muito tempo e o mais perto que se tinha era o Megatron de Energon (que é uma homenagem ao velho Galvatron) ou o desastre de Universe 2.0. Infelizmente, as esteiras da forma de veículo não tem para onde ir e formam um caso desagradável de Kibble, ficando no caminho de várias poses.


Infelizmente, as coisas não funcionam tão bem quanto deveriam e várias partes deixam a desejar: O principal efeito da coroa é obscurecer o rosto do boneco - isso quando vista de frente: por qualquer outro ângulo, é apenas um pedaço de plástico roxo pairando no ar diante do Titanmaster.


A articulação em tese é excelente: juntas universais nos ombros e joelhos, movimento nos calcanhares, joelhos firmes e cotovelos duplos, além de uma ball-joint na cabeça. Na prática... o canhão bloqueia quase que completamente o movimento de um dos braços e a coroa tem alguns graus de movimento, resultando em uma figura com um braço rijo que olha para frente permanentemente. A rotação na cintura é igualmente bloqueada pela transformação. Não que seja impossível pensar em poses para ele...

O canhão também pode servir de assento para um Titanmaster.

Considerações finais



Apesar dos seus defeitos, Galvatron é de longe a melhor opção para uma figura do segundo líder dos Decepticons. Existem soluções para o problema da coroa (algumas envolvendo danificar a figura, outras envolvendo comprar peças que a substituam) - ou dá para simplesmente ignorar a peça, pintar a cabeça e seguir em frente. Após 30 anos, já estava na hora da psicótica evolução do Megatron ganhar um boneco que fosse dele. O grande mistério, no entanto, é o que será feito com este molde além do Galvatron.  É raro que um molde seja usado só uma vez... mas tem poucos personagens que caberiam neste molde, nenhum deles sem um retool extenso. Straxus, talvez?  Ou vendo como fizeram o molde de Alpha Trion, com seus altmodes de Leão e Nave Espacial, passar para Broadside e suas formas de Porta Aviões e Caça... o Galvatron de Beast Wars II

De qualquer maneira, Galvatron é uma das figuras "obrigatórias" da linha. Está longe de ser o que há de melhor em Titans Return, mas é uma modernização essencial para qualquer coleção envolvendo o filme de 1986 - e a única parte do trio decepticon do filme que não tinha uma boa figura atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário