terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Juntas Soltas: Animated Ultra Magnus

Um mistério: porque raios a cabeça dessa versão continua azul?
Tem algum tempo, eu falei aqui do (excelente) Ultra Magnus da linha Combiner Wars. Agora, retorno o olhar para uma das versões mais influentes e mais controversas do Autobot que "não tem tempo para isso": sua encarnação de Transformers Animated

Em 2008, Magnus causou polêmica entre o fandom. Do cara que rejeitava a liderança por ser apenas um soldado, agora era O líder dos Autobots, tomando a posição que tradicionalmente pertencia a Optimus Prime. De quem tinha reverência e respeito por Optimus* e uma seriedade respeitosa em todas as suas relações, Magnus passou para um líder duro e rigoroso, desprovido de qualquer coisa que pudesse se aproximar de um senso de humor. E é claro, havia o martelo...

Quase todas essas características acabaram migrando para encarnações futuras. O martelão foi parar em Prime e nos quadrinhos da IDW. Sua versão de Prime trazia a rigidez e a antipatia da versão de animated - sem nenhum traço do insosso Magnus G1 - enquanto na IDW a falta de senso de humor e a rigidez foram elevadas a níveis cômicos, beirando - ou chegando - a neurose. Mas estamos aqui para falar do boneco, mais especificamente sua segunda versão, Roadbuster Ultra Magnus, com um esquema de cor homenageando o Wrecker Roadbuster - e em Prime, Ultra Magnus acabou virando líder dos Wreckers...

Forma de Veículo



Ultra Magnus em sua forma de veículo:  compensando a falta de armas dos autobots
Em sua forma de veículo, Ultra Magnus é uma anomalia: uma variante futurista de um HEMMT, Magnus é um dos únicos veículos bélicos entre os Autobots da linha. Com oito rodas e muitos detalhes moldados, Com 22,5 cm de comprimento e oito rodas, o alt-mode de Magnus é uma coisa imponente mesmo em sua forma mais básica.

Armas para o futuro

Visto por trás, Magnus começa a revelar que é mais do que os olhos veem. A sessão traseira revela um misterioso cubo translúcido e duas peças que sugerem... algo mais.

Ultra Magnus revelando suas armas
Magnus tem uma série de armas ocultas, começando pela frente do caminhão, que se abre para revelar...

Ultra Magnus: baterias a postos

Um par de baterias de artilharia, cada uma com três canos.

Ultra Magnus, com suas menores armas prontas

Uma chave em cima de cada bateria permite estender os canos para um visual mais imponente.

Ultra Magnus, convertendo sua frente de parachoque à probóscide balísitca

Mas se isso não for o bastante, o para-choque esconde mais uma parte do arsenal: um par de metralhadoras giratórias do mesmo calibre que as baterias por cima da cabine...

Ultra Magnus, arsenal quase completo. 

Se isso não bastar, a traseira do caminhão vira para revelar um par de canhões laser. Um botão na lateral dá luz e som. 

Ultra Magnus, arsenal completo, digno de um Baneblade.

Mas as coisas não param aí: os canhões tem seus próprios canhões, revelados com ajuda de uma chave de deslizar na lateral de cada canhão. Seja o que for, Magnus definitivamente pode lidar com isso.

Forma de Robô

Como de costume para a linha Animated, a transformação de Magnus é intuitiva sem ser excepcionalmente simples. Encaixar ou desencaixar os ombros de sua posição engatilha sons de transformação. 


Ultra Magnus, em sua forma de Robô

E resulta em um humanóide imponente, com as mesmas proporções exageradas que marcam Animated, mas não no mesmo nível cômico e adorável de Bulkhead. Magnus é 100% BEEF, com as clássicas proporções heróicas, braços volumosos e ombreiras dignas de um fuzileiro espacial. O logo dos Autobots no peito ativa três falas diferentes: 

  • "Don't be a hero Optimus, it's not in your programming" (Não dê uma de herói Optimus, não está em sua programação)
  • "We must return the Allspark to Cybertron" (Temos que levar a Allspark de volta a Cybertron) e 
  • "Ultra Magnus here" (Ultra Magnus aqui).
Tentaram fazer articulação facial. TENTARAM.

O botão também ativa luzes nos olhos, peito e canhões, além de fazer ele abrir a boca e... mover a sobrancelha. Algo que tem de ser visto em pessoa

Ultra Magnus, de costas

Visto de costas, Magnus revela um dos melhores truques de engenharia usados em uma transformação. Muito como o velho Star Convoy ou Ginrai, as pernas são compostas em grande parte pelas laterais do veículo. Mas onde os tios usavam só um painel para dar mais largura à canela, Ultra Magnus inverte a peça inteira da lateral e usa as rodas para preencher a panturrilha.

Ultra Magnus, batendo continência

A articulação é básica, apesar do tamanho. Cabeça vira 90º. Dedos abrem e fecham, cotovelos com ratchets, rotação no bíceps e um ombro universal com um problema que eu vou tentar demonstrar...

As juntas do braço de Ultra Magnus: O ombro mais WTF da história.

Como deve dar para ver... o ponto de rotação do ombro fica MUITO atrás de onde seria esperado. Isso se dá pela transformação, mas ainda assim resulta em ombros "flutuantes" boa parte do tempo.

Marchando para o combate.

As pernas se saem bem melhor, com joelhos e quadris firmes e uma rotação logo acima do joelho. Infelizmente, dado o travamento das ratchets, Magnus está sempre ou olhando para baixo ou empinando o nariz para quem estiver na frente. Por outro lado, o primeiro nome dele é ULTRA. O bloco misterioso da forma de caminhão forma seu glorioso martelo.



O arsenal veícular é completamente funcional aqui, embora as guias para revelar os canhões possam esbarrar nas ombreiras...

Pronto para destroçar os Decepticons.

Para completar o arsenal de sua "forma de batalha", a cabeça do martelo se expande ao ser puxada, passando de um martelo cerimonial para um legítimo martelo de batalha. 


Considerações Finais

Ter ou não ter, eis a questão. Será mais nobre em nossas coleções sofrer um conflito de estéticas com que a Hasbro indecisa nos alveja, ou decidir em meio a um mar de opções e nas estantes por-lhes um fim?

Apesar dos ombros bizarros (e não é a primeira vez que um Ultra Magnus sofre com ombros flutuantes), Magnus é um bom exemplo do sucesso de Transformers animated. Sem gimmicks que atrapalhem na figura como um todo e sem sofrer com falta de volume para um boneco que deveria ser grande (o que ocorreu com Bulkhead, Grimlock e especialmente Lugnut, um dos maiores personagens com um dos menores bonecos), Magnus ganha pontos extras por ter um arsenal quase nunca visto em Animated. A falta de articulação nos pulsos tira um pouco da perfeição - mas é um problema compartilhado com outro Magnus. 

Lado a Lado, a imensa diferença visual.

Mas no fim das contas, há um elefante na sala que tem que ser lidado antes de pensar em adquirir essa versão do Ultra Magnus: a estética de Animated. Para muitos fãs, o visual mais estilizado e mais "cartunesco" de Animated simplesmente não cabe, e para esses não há como evitar: Isso é um boneco de animated, por mais que seja um bocado parecido com a engenharia de Transformers Cybertron. E não tem nada que vá mudar isso, muito como os bonecos dos filmes, os bonecos de Animated estão tão inseridos em sua filosofia de design particular que não há como inserí-los em uma coleção de outra linha sme, no mínimo, parecer estranho. 

*Antes dele teve o canalha do Ultra Magnus de Robots in Disguise, que tratava o Optimus com mais rancor que Anakin Skywalker trata todo mundo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário