terça-feira, 7 de março de 2017

Juntas Soltas: Jin Jiang 006BZ Diao Shen

Prosseguindo com o take peculiar da Jin Jiang Toys sobre os clássicos Dinobots, temos a versão deles e da TFC para o único dos Dinobots clássicos a não ser um dinossauro e o único membro da equipe a ter sido atualizado no período entre o fim de Beast Machines e o começo de Transformers Animated, Swoop. Enquanto seus colegas eram ignorados, Swoop já teve sua pequena experiência como Combiner em Energon... embora não como ocorreu nas mãos da Jin Jiang. 

Lançado com o nome de Diao Shen ("Deus Dardo") na tentativa clara da Jin Jiang de capitalizar em cima do sucesso de Age of Extinction (o maldito  até tem uma imagem editada de Strafe do mesmo filme, alterada para esconder a segunda cabeça do autobot), o Não-swoop, ou "noop", é um redeco (sem grandes mudanças) do lançamento anterior da linha de Star Rescue Team (a segunda série de Star Cat), Yi Long (ou "pterodátilo"). Dito isto, vamos ao plástico. 

Forma de Pterodátilo

Diao Shen tem uma forma de pterodátilo bem simples, mantendo o padrão de sua base, como um "pterodátilo turbinado", usando as pernas da forma de robô como ENORMES propulsores em suas costas, visual que é complementado pelos mísseis (ou seriam torpedos?) nas asas. A pintura é mínima - cabeça, detalhes das asas e detalhes das costas - diferindo em pouco de seu companheiro de molde, Yi Long. 

A articulação nessa forma é decente: juntas nas pernas, dobras nas asas e movimento vertical na cabeça. O ventre das asas revela a única instância do símbolo da equipe, um logo que remete vagamente ao dos Maximals de Beast Machines

A boca também é articulada, e é possível estender as pernas, embora a flacidez das juntas dificulte qualquer pose "em pé". 
Forma de Robô
A conversão para forma de robô é simples e um tanto óbvia: basta desdobrar as pernas, mover os braços para a posição certa e baixar a cabeça de pterodátilo. O resultado é um robô dinâmico e imponente - graças em grande parte ao light-piping extremamente eficiente - com estranhos pinos na lateral da cabeça. 


Há quem opte por cortar os pinos fora, mas eles tem uma razão de ser. Por mais que diminuam um pouco o efeito intimidador dos olhos intensamente vermelhos.

As articulações são adequadas: rotações nos bíceps, coxas e pescoço, juntas universais nos quadris e ombros e dobradiças nos joelhos e cotovelos. Infelizmente, o controle de qualidade horrível resultou em um ombro completamente frouxo no caso do meu.


Como o resto da equipe, Diao Shen vem com partes do conjunto da Junkion Blacksmith - uma espada, uma barra e um conector em forma de cruz. Os ombros podem usar os espinhos para as costas das mãos de combiner como "armadura" - e o visual combina bem com usar armas brancas mais "ágeis". 


Diao Shen também tem a dúbia vantagem de ser o único da equipe capaz de usar as armas de fogo de utilidade duvidosa da equipe, aqui combinadas em um laser gigante. Os mísseis deveriam ser removíveis para serem combinados com os canhões... mas por motivos desconhecidos, a empresa decidiu prendê-los no lugar com um pino de metal.

Combinação



Diao Shen forma um dos braços da forma combinada da equipe (oficialmente, o braço esquerdo) enquanto suas asas se encaixam nas costas de Gang Ba para alar o combiner. Como um membro, Diao Shen conta com uma rotação no bíceps e no pulso, uma rotação (com catracas) no ombro, articulação dupla no cotovelo e movimento nos dedos.



A combinação também explica os pinos na cabeça, usados para prender os braços no lugar durante a conversão. Porém há de se reconhecer que eles podiam ser mais curtos.

No geral, Diao Shen sofre dos mesmos problemas que seu líder: um design inteligente que sofre por controle de qualidade precário e ideias incompreensíveis durante a produção. No entanto, os problemas de CQ e de engenharia dele não são tão graves quanto no não-grimlock da equipe, e Diao Shen é dos cinco o que está mais perto de funcionar como uma figura solo. Ele não sofre de muitos dos problemas associados à membros de combiner - mas isso se deve em grande parte por não ter uma forma alternativa que envolva grandes mudanças. 

Não é um boneco ruim, mas poderia ser bem melhor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário