segunda-feira, 13 de março de 2017

Juntas Soltas: Jin Jiang "Tie Dun"

Dando continuidade aos pseudo-dinobots da Jin Jiang, temos Tie Dun ("Escudo de Ferro"), a segunda versão do take da empresa sobre o triceratops dos Dinobots, repintando o anterior San Jiao Long (Dragão de três chifres, ou... triceratops). 

Eu poderia ir direto ao ponto para falar do incrivelemente roxo braço direito de seja lá qual for o nome do combiner dessa equipe. Mas antes, o personagem no qual ele se baseia merece um pouco de espaço. Afinal, raros são os transformers que mudaram de nome por serem um palavrão.

O membro mais rabugento de uma equipe de gente violenta e rabugenta, o personagem surgiu em 1985 sob o nome Slag (em inglês americano: metal derretido), um nome que a Hasbro só notou que era um problema em um dos maiores mercados da linha espantosos 23 anos depois: o Reino Unido, onde o personagem raramente figurava entre o mais vendidos nas três vezes em que foi relançado. O motivo? Onde nos EUA "Slag" é um termo inocente para metal fundido... no Reino Unido Slag significa outra coisa. Para por da maneira mais educada, "Slag" está entre os termos mais ofensivos para se referir a uma profissional do sexo - ou a uma mulher, ponto. 

Com isso, em 2008 o que era para ser um boneco do Slag foi lançado em Animated sob o nome Snarl, outro dinobot (mas era totalmente o Slag) - e em 2012, no jogo Fall of Cybertron, o rabugento Dinobot recebeu o nome que mantém até hoje: Slug (com quase a mesma pronúncia), com o significado específico de "o resto de metal que sobra após a rebitagem". Ainda violento, ainda destrutivo... mas sem falar em meretrício. 

Agora falta fazer o mesmo com Slapper, de Beast Wars...

Bem, vamos ao plástico!

Forma de... dinossauro?


Tem um motivo pelo qual eu me prolonguei falando dos nomes do seu "pai": Tie Dun não me agrada muito. Nominalmente, ele é um Triceratops horridus robótico. E ele desempenha relativamente bem o papel, não fosse o design das pernas traseiras, que fazem ele parecer muito mais com algum tipo de  monstruosa com chifres. Sem brincadeira, elas precisam ser esticadas para trás para que ele se sustente a maior parte do tempo. A foto é o mais "erguido" que eu consegui deixar ele.



Chifres que podem ser retirados, deixando ele com cara de uma rã monstro com babados.


A articulação não ajuda. Todas as patas sofrem com juntas soltas que simplesmente não querem contribuir com pose nenhuma. A boca se abre a um grau muito maior do que um ceratopsídeo deveria ser capaz. Isso não é um triceratops, é um sapo roxo. Com chifres.

Tá mais pra isso com chifres e rabo.  Sério. 


Do inferno.

Forma de Robô


 A conversão para a forma de robô segue o "padrão Beast Wars": patas dianteiras formam braços, traseiras formam pernas, o abdomem se abre para dar mais dinamismo e a cabeça é escondida em algum lugar...


Exceto que ela não é sequer movida para lugar algum, nos deixando com isso, um robô enfiado dentro de uma cabeça de tricerátops, fingindo que está tudo bem. O que raios é isso? quem pensou que isso era uma boa ideia? Nada aqui é novo, salvo pelos punhos e o interior da barriga.


A cabeça dele está completamente enterrada no encéfalo da forma de bicho. O Light piping nem funciona, meu deus!

O QUE TU DISSE DO MEU CHAPÉU??

Apesar do design bizarro, a articulação é ótima para o grupo, e por algum motivo as mesmas juntas que ficavam moles na forma de tricerátops sapo aqui funcionam muito bem - contanto que não as desloque acidentalmente. infelizmente, os pés não dão muita sustentação para o senhor chapéu-de-chifres. E graças ao chapéu, o movimento da cabeça é quase nulo.

Tie Dun vem com três acessórios do set Infinity Warfare: uma espada, um cabo e um conector em forma de cruz. NENHUM dos quais eu usei nas fotos. Ele também vem com uma das partes da arma combinada do *COMBINER*, que ele não tem como usar de maneira alguma. 


Além destes acessórios e o óbvio escudo-cauda, Tie Dun vem com um dos punhos do combiner - e ao contrário do Diao Shen, ele tem como fazer uso do punho de combiner em sua forma individual... COMO UM PUNHO GIGANTE. 

Forma combinada



Tie Dun se combina com Gang Ba usando o mesmo conector que Diao Shen, e se converte em um braço praticamente da mesma maneira. A articulação do braço direito do combiner é quase igual a do direito, só um tanto mais rija, mas qualquer tentativa de movê-lo lateralmente o desconecta imediatamente... e infelizmente, não tem muito o que fazer com os braços. O resultado é um braço volumoso, com pernas penduradas nele e que não pode fazer muito por si só. E que vai ficar pior quando o combiner estiver pronto.


Considerações finais


Eu vou ser franco: se ele não fosse parte de um combiner, eu nunca teria comprado Tie Dun. Enquanto os outros dois são ideias boas precarizadas por falta de controle de qualidade e por algumas ideias incompreesíveis, Tie Dun começa sendo ruim e é piorado pelo controle de qualidade. Nenhuma das formas dele é boa: o "dinossauro" acaba parecendo mais algum tipo de batráquio mutante com a cabeça de um ceratopsídeo e um robô inteiro na barriga (o que deve ter ficado evidente olhando para o robô). E o robô é um sapo monstro de pé, vestindo a cabeça de sua forma de bicho como um chapéu. Pra fechar a bateria de ideias ruins, ele ainda vem com uma arma que não pode usar pois o pino não alcança suas mãos. Nada a respeito desse cara é digno de elogios. O melhor que pode ser dito sobre ele é que a pintura dele não tem tantos erros quanto a dos outros e que... sem ele o combiner sem nome não teria um braço?




Nenhum comentário:

Postar um comentário