terça-feira, 28 de março de 2017

Juntas Soltas: Jin Jiang Toys Hao Hou + Ares

Finalmente, o fim dos Dinobots da Jin Jiang Toys. Homenageando o eternamente mau humorado Snarl, o último componente da equipe foi lançado originalmente com o nome Jian Long ("Dragão de Espada", ou "Estegossauro") antes de ser repintado perto do lançamento de Age of Extinction sob o nome Hao Hou ("Rugido Uivante"). 

Assim como seu colega Kuang Lei, o esquema de cores usado pela empresa não foi bem o do personagem homenageado: enquanto Snarl foi lançado em AoE em uma mistura peculiar de verde-abacate, Hao Hou adota o padrão de cores de outro dinobot da linha dos filmes, o Spinosaurus aegyptiacus Scorn

Junto com Hao Hou, vamos dar uma olhada na forma combinada da equipe - sobre a qual há muito pouco para ser dito. Então... vamos lá de uma vez, já que esse cara - por MUITOS motivos - faz de mim um Snarl. 


FORMA DE DINOSSAURO



Como a figura que lhe serve de inspiração, Hao Hou é uma interpretação oitentista de um membro da subordem Stegosauria. As proporções estão meio off, mas são melhores do que a média para a equipe, com uma cabeça demasiadamente grande (e com presas gratuítas) e uma cauda  muito menor do que deveria ser.


Os espinhos da cauda são consideravelmente afiados, mais um sinal da legislação mais frouxa da China, e a pintura não é cheia de falhas como a dos outros. Mas infelizmente, as coisas boas acabam por aqui.


A articulação seria decente como a de Kuang Lei... não fosse por algum problema inexplicável com o material. Peças não se encaixam como deveriam, o plástico deforma com facilidade e tem marcas de stress por dentro das peças. A mandíbula abre e é isso; qualquer tentativa de usar as pernas para qualquer coisa é fútil. 


 Assim como Kuang Lei, ele vem com um dos pés da forma combinada, em vermelho desta vez... mas não tem onde conectar a arma em sua forma de dinossauro.


E agora um nitpick, mas... a maneira como a cabeça é pintada leva a uma quebra de cor brusca no pescoço dele, especialmente quando visto de cima. O light-piping, como no resto da linha, é excelente.


FORMA DE ROBÔ


Hao Hou adere firmemente a transformação de Snarl, formando o tronco com o lombo do dino enquanto o tronco e a cabeça se desdobram para formar as pernas. Só faltou a cauda aberta como "asas" para completar o visual. Tirando as metades da cabeça penduradas nas canelas e um pouco de mochila, kibble é mínimo. Caso a cabeça de dino fosse dourada, dava quase pra se passar por uma homenagem ao Snarl de Geração 2. Quase. Ele é simplesmente magro demais para funcionar como homenagem ao brutamontes que era Snarl. 


Infelizmente, onde ele carece de flhas na pintura, o meu Hao Hou veio com um bonus de falha na modelagem. Um dos "mamilos" foi quase que arrancado em algum ponto da fabricação, deixando essa cicatriz bizarra.


As articulações são decentes, praticamente as mesmas de Kuang Lei, mas são prejudicadas pelo calcanhar diminuto (usando as patinhas dianteiras ao invés dos TRONCOS que preencheem as panturrilhas do colega) e a insistência da transformação em se desfazer nas pernas, o que faz com que ele tenha sérios problemas para ficar em pé. 



Além do pé de combiner (que ele não consegue segurar) e o escudo-cauda, Hao Hou vem com três partes do conjunto Infinity Warfare, em uso na foto, e mais um pedaço da arma combinada... que ele também não tem como segurar. 

COMBINAÇÃO




Hao Hou forma a perna direita do combiner, e é aqui que todas as coisas irritantes da figura se combinam em uma cacofonia de fail. As juntas do pé em si e o pino para usá-lo como arma individual são extremamente frouxas, fazendo com que a perna balance loucamente ao menor toque - quando não cria um esporão na sola só para fazer ela cair. A transformação não fecha como deveria e a perna tende a abrir no meio da canela quando se mexe por qualquer motivo.


Combinado, o combiner (que eu vou chamar de ARES, como em seu primeiro release) é visualmente impressionante, com membros largos e garras de wolverine... contanto que não seja tocado. As articulações efetivamente se limitam aos braços e à cabeça - rotações nos bíceps, cotovelos duplos e uma rotação com catracas nos ombros. Da cintura para baixo, qualquer tentativa de usar suas muitas articulações vai resultar em quedas ou em transformações desfeitas. O que é uma pena, dado que esse colosso de fúria e dinossauros parece pronto para esmagar qualquer coisa - apesar de sua cabeça pequetitita. Um capacete de combiner, conexões mais firmes na transformação, ratchets nos quadris e juntas mais fortes nos pés fariam um grande favor ao grandalhão.


Por último, as armas podem ser combinadas em uma variedade de implementos de matança, enquanto os pedaços do canhão formam um rifle anti-tanque. Infelizmente, por questões de controle de qualidade, nenhuma das armas fica muito bem em suas mãos - os buracos são alguns micrometros mais largos do que deveriam ser para os pegs das armas brancas, e os dedos não fecham com firmeza o suficiente para manter o rifle no lugar.


CONSIDERAÇÕES FINAIS


Hao Hou é um fracasso. Mais do que qualquer outra coisa nessa equipe. É uma pilha de problemas estruturais e de elementos não muito bem pensados que sofre para ficar em pé. Mas seus problemas não são nada se comparados ao desastre que é a forma combinada da equipe. Incapaz de se manter em pé direito, com juntas inutilizáveis nas pernas e uma tendência a fazer faceplants sem nenhuma provocação, "Ares" deveria ser um combiner memorável. Uma tentativa de criar uma combinação de Dinobots sem remeter à hedionda Besta de The Beast Within, um robô gigante feito de dinossauros, com garras de wolverine e mais armas que um fanfic ruim. Mas não: acabou sendo memorável como um exemplo perfeito de como juntas frouxas e falta de controle de qualidade podem matar um boneco - ou cinco. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário