segunda-feira, 10 de abril de 2017

Juntas Soltas: Prime First Edition Bulkhead

Um bocado de tempo atrás, eu falei do Bulkhead da linha Animated. Lançado em 2008, o gordinho verde foi um dos personagens mais marcantes da série animada - e um dos poucos personagens da série que não era baseado em um personagem pré-existente. Sim, o nome Bulkhead já tinha sido usado em Energon, mas aquele Bulkhead estava mais para uma fusão de Springer, Kup e Mestre Splinter. 

Animated se foi, mas Bulkhead ficou. Veio Prime, a série animada que sucedeu Animated - um estranho híbrido de filme e Animated, em termos estéticos - e a Hasbro reconstruiu Bulkhead, novamente servindo como o "Grandalhão" dos Autobots.

Como quase tudo em Prime era mais sombrio, esse Bulkhead não era mais o gigante gentil de Animated: um ex-integrante dos Wreckers, o Bulkhead de Prime era gentil e cheio de compaixão com seus amigos, temia ferir criaturas menores que ele - e era propenso a feitos extremos de violência contra seus inimigos, não demonstrando nem um pingo daquela compaixão e empatia ao lidar com os Decepticons ou com "valentões", carregando uma boa dose de traumas da guerra.

Mas estamos aqui para falar de brinquedos, não de narrativa.



FORMA DE VEÍCULO


Contato iminente com a vida nativa.

Em sua forma de veículo, Bulkhead é um SUV blindado consideravelmente compacto. A primeira vista, o carro parece pequeno demais para sua categoria de tamanho - embora as coisas mudem de figura após a transformação.


Encontro imediato com uma criatura indefesa. Leia-se: Meow encontra um Bulkhead
Devido a complexidade da transformação e as tolerâncias do plástico, grande parte das cópias desse molde sofrem com linhas de painel fortemente visíveis e alguns painéis - particulamente no capô - que não gostam de ficar no lugar. Nada que arruine o visual, complementado por uso inteligente de tinta - embora a janela traseira pintada chame atenção.




A maça que será usada pela forma de robô pode ser conectada na traseira, formando... uma maça na traseira de um SUV. Pois é. A maça em si é bem pintada, sugerindo fuligem e metal queimado em suas extremidades. 




E um detalhe  curioso: como muitos transformers recentes, Bulkhead tem dois canos de escape. 

FORMA DE ROBÔ



Explodindo, virando do avesso e se expandindo em uma das mais complexas transformações fora da linha de Revenge of the Fallen ou de Beast Wars Neo, Bulkhead se converte em um robô atarracado que, como seu antecessor, pode ser definido como "gordo" - mas que ao mesmo tempo remete ao físico peculiar de personagens como O Tick e Johnny Bravo, com um tronco avantajado sobre pernas diminutas. E tudo isso sem partes falsas. 


As articulações são mais do que adequadas. Juntas universais nos ombros, rotações nos bísceps (excessivamente firmes), dobras nos cotovelos, uma inclinação no pulso, ratchets nos quadris, juntas duplas nos joelhos e rotação nas coxas. Nada na cintura. A cabeça é afixada em uma ball joint limitada pelo queixo. 

O retorno da Meow, curiosa quanto a alteração em seu visitante
O conjunto das articulações permite uma boa soma de poses dinâmicas e emotivas, e a figura consegue manter o equilíbrio relativamente bem apesar das pernas curtas.  



Bulkhead tem tranquilamente um dos headsculpts mais emotivos de Prime, efeito ampliado pelos olhos pintados - o que elimina o lightpiping do molde, já inutilizado pelo plástico escuro. Enquanto a versão de animated tinha um queixo normal para a linha, aqui temos o equivalente de Prime para o Queixo Rubro (queixo verde?), com um queixo grande o suficiente para, na série, cobrir a sua boca


Virando as mãos para dentro dos braços, os canos de escape da forma de veículo passam a ser uma versão passável dos canhões de pulso usados no desenho (que, como muitas coisas em Prime, seriam impossíveis sem trapaça). 



As armas também servem como um conector para a maça, que infelizmente não conta com um cabo como a de sua versão de Animated.


Ainda assim, ele consegue ser bem imponente com sua maça, um tipo de arma lamentavelmente incomum em Transformers (sério: eu tenho mais espadas do que maças e martelos SOMADOS na minha coleção - e espadas são de longe a arma que deveria ser menos eficiente contra ROBÔS). 



CONSIDERAÇÕES FINAIS


Comparando os dois. Devia ter tirado uma foto deles lado a lado em forma de veículo. 
Bulkhead é um feito de engenharia. Pura e simplesmente. O robô gorducho de Animated parece ter passado por um filtro de "badass", saindo de lá como esse ser hercúleo - que mantém suas pernas diminutas e seu queixo avantajado. É um redesign com uma filosofia totalmente diferente, mas que se mantém reconhecível como sendo o mesmo personagem em um universo diferente - ao contrário de muitas releituras na história da franquia.

Estou olhando para você, "Hound"... ou seria Kup? Bulkhead? Roadbuster? Scattorshot?
WHO ARE YOU

Para quem é fã de Prime, Bulkhead é quase que obrigatório. Para quem não se agradou com essa versão, há a versão Prime RiD, consideravelmente mais atlética e menos impressionante em termos de engenharia - o que compensa no arsenal; a de Beast Hunters, com um design radicalmente diferente, mais cores e uma serra giratória; ou o Construct-Bot... que é um Construct-Bot. No fim das contas, essa é a versão mais fiel ao personagem, concretizando uma transformação que parecia impossível e terminando com algo incrivelmente próximo do modelo de animação. 
O rei do vaso

E para quem não gosta de Prime e só gosta de G1 (eu nunca vou entender vocês)... Esse design foi reaproveitado pela IDW como um hipotético Bulkhead de geração 1. De qualquer maneira: esse é de longe o melhor boneco da linha de Prime, olhando pelo ponto de vista da fidelidade e da engenharia. Definitivamente valia o preço quando foi lançado, e pode valer os preços do mercado de segunda mão.

As fotos foram tiradas na sacada da minha namorada, com participação especial da Meow, que tentou mais de uma vez comer o Bulkhead. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário