quarta-feira, 19 de abril de 2017

Juntas Soltas: Super Build Tiger

No começo dos anos 90, a decadência da linha Transformers levou a Takara a abandoná-la em prol de uma nova série de robôs transformáveis: Yuusha (ou "Brave"). Com designs do renomado Kunio Okawara e animação pela Nippon Sunrise - ambos envolvidos na maxi-série Gundam - a série irmã de Transformers desempenhou no Japão o mesmo papel que G2 desempenhou no ocidente: desenvolver novos conceitos de brinquedos. Com uma ênfase muito maior em Combiners, Yuusha aperfeiçoou vários dos conceitos de combinação estabelecidos em Transformers Victory, além de dar origem a vários outros - posteriormente utilizados em Transformers. Essa relação indireta com Transformers deu origem a ideia erronea porem recorrente de que eles tenham sido remoldados e relançados como Transformers - quando o oposto é verdade: vários Braves são reaproveitamentos de conceitos não utilizados, e o infame Deathgarrygun de Brave of Gold Goldran é um redeco simples do transformer Sky Garry enquanto o Thunder Dagwon de Brave Command Dagwon é um retool de Galaxy Shuttle de Transformers Victory.

É dessa era dos robôs transformáveis que vem nosso alvo do dia, Super Build Tiger, da quinta série Yuusha, Brave Police J-Decker. Com um tom mais leve do que sua antecessora, The Brave Express Might Gaine, J-Decker focava nas desventuras do departamento de polícia da cidade de Nagamari e seu jovem "Chefe", Yuuta Tomonaga no comando dos bravos robôs da Brave Police. A segunda unidade da Brave Police a ser introduzida na série, o Build Team forma o obrigatório grupo secundário de combinadores de qualquer série da franquia, o eterno apoio para o robô principal e seu parceiro de upgrade. Então, vamos por partes, ok?



DETETIVE DE COMBATE MCCRANE


"Liderando" a equipe, o "Detetive de Combate McCrane" (uma homenagem a John McLane, de Duro de Matar) é o membro mais calmo e racional da equipe - e secretamente, o mais violento, com um desprezo intenso por qualquer infrator e um desejo de "limpar" a cidade que lhe traz vergonha e repulsa. Seus sentimentos reprimidos e seu foco em combate o levam a se envolver com a militar Seia Inoue.


Como o nome sugere, McCrane é um caminhão guincho com luzes de emergência. Seguindo a estética mantida pelos robôs da Takara desde The Headmasters, McCrane é um veículo cartunesco, sem paraleos com caminhões reais. Além das proporções distorcidas, o caminhão também conta com conectores de combinação expostos, punhos visíveis na parte traseira e uma placa preta na dianteira.Toda a decoração é composta por adesivos (muitos dos quais, descascando ou colados tortos). 


O braço do guincho pode girar e se erguer livremente, ou o segmento inteiro do guindaste pode ser retirado.


Para um efeito mais dramático, o gancho pode ser trocado por uma versão estendida (que por algum motivo é amarela ao invés de preta) e o braço pode ser esticado até o dobro do seu comprimento.


A transformação é incrivelmente simples, se resumindo a deixar o veículo de pé, abrir os braços e virar a placa peitoral, resultando em um robô que pode muito bem ser descrito como o filho secreto de Swindle e Grapple, com proporções meramente passáveis que em nada lembram o modelo de animação.


A articulação é o que me remete ao golpista dos Combaticons: nada além de uma junta no meio de cada braço, conectada à barriga. Nenhuma pose com elas parece natural, dando mais a impressão de que os braços estão flutuando no ar.


Em termos de acessórios, McCrane tem pouca coisa, mas coisa funcional: o gancho da forma de veículo serve em sua forma de robô como uma escopeta semi-automática. Além disso, como todo boneco da linha, ele vem com um distintivo.

DETETIVE DO KUNG-FU POWER JOE


Impulsivo, arrogante e mulherengo, o segundo componente do build Team é o imitador de Bruce Lee obrigatório, Power Joe. Entusiasmado e irresponsável, o membro mais atlético da equipe teve seus vários lances ao longo da série, e causou sua boa dose de problemas para o resto da equipe - embora seu "relacionamento" mais forte tenha sido com uma alucinação


Power Joe se transforma em uma escavadeira com luzes de emergência. Assim como com McCrane, é mais a ideia de uma escavadeira do que uma de verdade. Toda a decoração é feita com adesivos - e em um caso raro, as esteiras são borracha de verdade.


A parte superior da escavadeira pode ser rotacionada livremente, enquanto o braço mecânico conta com três pontos de articulação, além de poder ser girado no ponto de encaixe com o corpo.


Do trio original, Power Joe é o que mais demonstra sua idade e a filosofia de design da época, se desmontando para ser convertido em um robô...


As esteiras formam suas pernas enquanto o resto do veículo se contorce muito pouco para formar o tronco, resultando em um robô alto e magro com uma cabecinha minúscula e um vão na barriga.


Articulação se limita a ombros, pulsos e joelhos - sem muito uso para este último.


Em termos de equipamento, Power Joe é bem melhor equipado do que o "detetive de combate": além de seu distintivo, ele vem com um revolver (padrão na linha, salvo por McCrane)...


... e um par de armas de artes marciais: uma tonfa e um Sanjiégun (bastão de três partes). As armas não tem aplicações de tinta ou partes móveis.

DETETIVE FORTÃO DUMPSON


Finalizando o trio original, temos o Detetive Fortão Dumpson. Neurótico, temperamental e devotado a fazer seu trabalho "dentro das regras", o encorpado detetive encontrou um par improvável na impulsiva e irreverente reporter Ayako Kimizuka - com quem forma praticamente o casal oficial da série...


Sem brincadeira: eles até sairam em encontros e em uma simulação do que fariam se fossem "liberados do serviço"... Dumpson sonhou em ter um corpo menor para poder ficar de fato com ela.


Como o nome sugere, Dumpson é um caminhão de entulho (ou Dump truck) com marcas de emergência, mantendo o padrão de cores da equipe. Salvo por pés e braços visíveis na caçamba, o veículo é de longe o mais convincente dos três.


A caçamba pode ser erguida, em um gimmick desnecessário mas bem vindo - sempre é bom ter algo pro veículo fazer, ainda mais em um Brinquedo.



Como com McCrane, a transformação é simplíssima: deixe de pé, estique as pernas, vire os braços. Os punhos tem que ser virados e a junta de um deles é ESPANTOSAMENTE dura no meu caso. Os braços deveriam ser brancos, mas eu colei os adesivos errado e tive que retirar.


Os braços se movem para cima e para baixo, e só.


Como Power Joe, ele vem com um revólver e um distintivo. São as mesmas peças, Sem diferença alguma.


Além desses dois acessórios básicos, Dumpson vem com mais uma arma: duas metades de um altéres com espinhos. 

BRAVE UP! BUILD TIGER



Obviamente, o propósito do trio é algo maior: o super robô Build Tiger, dotado da disciplina de McCrane, a energia de Power Joe e a força bruta de Dumpson. E com uma cabeça de tigre no peito porque é legal. Inicialmente, o trio não conseguia se combinar por se sentir pressionado demais.


A combinação do trio envolve muito partsforming, a começar por Dumpson, que se parte em dois para formar as pernas.


Power Joe se separa em seus componentes. Enquanto seu tronco se desdobra para formar um braço, As esteiras se conectam as panturrilhas para reforçar as pernas do combiner.


Encerrando a combinação, a parte superior do veículo de McCrane forma o outro braço enquanto o caminhão... fica de pé para formar o tronco. Um toque de automorph primitivo revela a cabeça do super robô quanto a dianteira é dobrada para a combinação. 


O resultado é imponente e mais bem proporcionado que qualquer um dos membros da equipe e faz bom uso de todos os detalhes gerados pelos inumeros adesivos. No que ele tem sucesso visualmente, no entanto, ele fracassa em praticidade: as articulações se resumem aos ombros, cotovelos (somente para os lados) e pernas (só uma leve abertura). Basicamente, nada além de erguer os braços e fazer pose de homem forte.


As armas individuais de cada figura se combinam em uma arma que, até onde eu sei, não tem nome.


Além de empunhar sua arma anônima, Build Tiger pode mostrar seu distintivo tão bem quanto qualquer outro membro da Brave Police. No geral, nada mal para um robô de 1994. 

DETETIVE DO FUTEBOL DRILL BOY


Quando o Build Team e J-Decker passaram a não ser o suficiente para as necessidades da Brave Police, mais um membro foi adicionado a equipe, o hiperativo, impulsivo e enérgico Drill Boy, para a frustração de seus colegas. Completamente obcecado com futebol, o pirralho da equipe exibe com orgulho seu bizarro título de "Detetive do Futebol". Sua obessão chega a tal ponto que, ao ser possúido pelo demônio Inti (J-Decker é uma série estranha) e ter seus desejos mais sinistros trazidos à tona, Drill Boy... foi jogar futebol como louco. Pois é


Drill Boy vira aquilo que não poderia faltar em uma série do gênero: um tanque-furadeira. É de longe um dos designs mais plausíveis (ou seja, não muito para esse tipo de veículo recorrente (para não dizer onipresente) em FC - Transformers tem uns 10 deles, cada série Yuusha tem ao menos um, G.I. Joe tem alguns, Thunderbirds tinha um...


Ele também conta com um "modo voador", desdobrando asinhas que certamente não seguram essa furadeira no ar...



E dois canhões móveis na parte superior, que lançam com muita força um par de mísseis em forma de bola de futebol - mas eu os perdi em algum lugar.


Para transformá-lo em sua forma de robô, temos muito partsforming pela frente.


Primeiro, as partes traseiras do tanque desdobram pés e coxas para formar as pernas...


Em seguida, a furadeira inteira se conecta para formar o tronco...


Depois, as asas - que antes formavam a minúscula barbatana dorsal do tanque -  são encaixadas nas costas...


E a furadeira se abre para revelar os braços enquanto a cabeça é erguida do cockpit. Os outros membros da equipe já não pareciam muito com os modelos de animação, mas Drill Boy leva o troféu: no lugar do rapazote magro e atlético do desenho, temos um robô largo, com braços atrofiados e pernas inchadas, com uma cabeça estreita e minúscula. WHAT.


Como de praxe, só os braços se movem, com cotovelos e movimento lateral nos ombros. As furadeiras podem ser giradas para dar movimento vertical para os ombros... mas o resultado é bem feio. Além dos mísseis, Drill Boy vem com um revolver, um distintivo e uma bola de futebol, além de um conector branco misterioso...

BRAVE UP! SUPER BUILD TIGER




Obviamente que Drill Boy era parte de uma nova combinação: o SUPER Super Robô Super Build Tiger. Cuja combinação envolve ainda mais parts forming.


Primeiro, as asas são adicionadas às esteiras de Power Joe para formar uma mochila alada...


Em seguida, as pernas de Drill Boy se abrem para formar um par de botas (e que espécie de power up para um robô não tem botas?)


Só com as botas e as asas, a combinação já começa a fazer diferença...


O útlmo passo é conectar a furadeira no peito do robô, abrindo a por completo para revelar a nova cabeça de tigre, cromada e mais detalhada. O resultado é um colosso de partes de construção...


...Um golias policial pronto para o combate...


...um titã de peito estufado com a fúria e o poder de quatro robôs policiais...


... Que é completamente incapaz de se mover. Sem brincadeira, Super Build Tiger tem efetivamente zero pontos de articulação. Os cotovelos ainda dobram para trás, mas fora isso, ele é uma estátua, com os ombros bloqueados tanto pelas asas quanto pelas furadeiras.

TIGER GIMLET



Além da combinação em forma de robô, o Build Team conta com outra combinação, como muitos bravos secundários: TIGER GIMLET, uma broca gigante feita de quatro veículos de construção. Embora não seja tão envolvente quanto, por exemplo, Thunder Baron, é algo a mais para seus componentes fazerem...


No caso formar um imenso... Trem? de veículos de construção. É aqui que o conector misterioso do Drill Boy entra em ação, conectando o tanque furadeira com o caminhão McCrane. 


Também dá para formar um super veículo sem Drill Boy... seja lá o que isso for.

Considerações finais


Build Tiger é um ótimo exemplo de como as coisas já foram em termos de robôs transformáveis. Hoje, com a sobrecarga de combiners oficiais e extra-oficiais, é fácil esquecer que por muito tempo os pedaços de um combiner eram só isso: pedaços. Eram brinquedos feitos para "taparem um buraco" antes de terminar um robô maior, com sacrifícios muito maiores do que os feitos hoje (quando ainda é claro quando um robô é feito para ser parte de algo maior).  E como articulação era algo raríssimo nos "velhos tempos": salvo por Drill Boy, todas as juntas presentes na equipe são partes essenciais para a transformação. E hoje há quem chie quando falta rotação nos pulsos ou ajuste no calcanhar.


Sim, comparado com coisas de hoje, ele é rudimentar e desengonçado. É fruto de seu tempo, quando bonecos desse tipo eram mais simples - antes de G2 e Beast Wars transformarem articulações e detalhes em coisas básicas para bonecos do tipo. Uma modernização deles seria bem vinda - embora seja improvavel por parte da Takara (por questões legais das quais não irei tratar) e não haja interesse por parte de nenhuma das empresas não licenciadas entupindo o mercado de Devastators, Dinobots e Bruticuses. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário