terça-feira, 23 de maio de 2017

Juntas Soltas: Generations Roadbuster


Alguns Transformers tem um "pedigree" diferente dos outros - particularmente durante os dois primeiros anos da franquia, composta primariamente por moldes reciclados de Diaclone e Microman

Mas nem todo mundo vinha das coleções da Takara: alguns se originavam em outros lugares, Uma dupla em particular, os Autobots de luxo, de 1985, se originava em uma obscura série de animação japonesa...

Reaproveitados de moldes produzidos originalmente pela Takatoku para a série Tokusou Kihei Dorvack (aqui lançado como Comando Dolbuck), Roadbuster e Whirl eram visivelmente diferentes de seus colegas. Tinham mais armas, uma assinatura visual mais coesa, com menos partes de veículo a mostra, e formas de veículo que estavam longe de serem realistas... E em 2013, atualizados para  linha Generations, a dupla manteve cada uma dessas características...

Hoje, Roadbuster, um dos últimos lançamentos da pseudo linha de aniversário de 30 anos de Transformers, lançado oficialmente em 2014. Seu "irmão" Whirl, lançado no ano anterior, ficará para outro dia.



FORMA DE ROBÔ

Além do seu pedigree peculiar e o update "retrô", Roadbuster tem outra particularidade em comparação com seus pares: quase toda a decoração do boneco é composta por adesivos que tem que ser aplicados a mão. TUDO que não for laranja, verde, marrom ou prata no corpo dele é composto por adesivos: todo o texto, todas as insígnias, todos os pequenos detalhes. A cartela vem com duas opções de insígnia: uma vermelha, que eu usei, dos Autobots, e uma azul, dos Wreckers


De forma excepcional, devido aos acessórios do sujeito, começaremos pela forma humanóide. A versão original de Roadbuster era um redeco do DX Mugen Calibur, o mecha do protagonista de Dorvack, Amuro Ray Masato Mugen (Tohru Furuya). Seu pedigree animesco é perceptível em suas linhas dinâmicas e fotogênicas e o peito "heroicamente largo". Assim como Whirl, Roadbuster se mantém o mais fiel o possível ao design original da Ashi Productions, uma bomba de nostalgia em meio a updates baseados nos quadrinhos. A ilusão é quebrada um pouco pelas rodas pendendo dos braços e pernas.


As articulações são adequadas: ratchets bem firmes nos ombros, joelhos e quadris, rotação nas coxas e bíceps (obstruídas no primeiro caso, dolorosamente rijas no segundo), joelhos e cotovelos duplos e uma multitude de juntas nos pés. Tudo isso acompanhando uma ball-joint super expressiva na cabeça. Perfeito para dar uma de sargento durão ou para poses de ação.  Infelizmente, falta articulação nos pulsos e na cintura. 


E com o seu arsenal interminável - SEIS armas - Roadbuster tem MUITAS opções de ação...


... Comecemos com um par de pistolas, uma pesada e a outra leve. Ambas contam com ports de 5mm para encaixar mais armas nelas...


Não é o bastante? Que tal um fuzil de assalto, a mais básica das armas para um soldado na linha de frente?


Ou uma... tonfa? Lança-granadas de um tiro? Tubo de papelão?


Ou que tal juntar a pistola pesada, o rifle e o... tubo?... em um rifle de precisão?


Precisa de artilharia pesada? Que tal um lançador de foguetes de múltiplos tubos e um lança-mísseis (cujo míssil eu lamentavelmente perdi em Gales)?


Ou que tal aproveitar todos os ports ao longo do corpo do Roadbuster e criar uma versão "Full Armor" do peso-pesado dos Wreckers?


Se isso tudo não for o bastante, ainda dá para combinar todas as armas em uma única Weaponbomination, como bem definiu o Thew. O resultado é medonho, mas está nas instruções.

FORMA DE VEÍCULO


A conversão de Roadbuster não poderia ser mais simples. Basicamente se resume a encolher os braços e dobrar as pernas enquanto desdobra o peito para formar o "capô". O resultado difere bastante do original, algum tipo de jipe futurista: Essa versão do veículo está mais para uma variante "pesada" e fechada do M12 Warthog da série HALO
"Eu acho que ele parece mais com um Puma"
Roadbuster continua contando com uma miríade de ports de 5mm para aceitar armas por todo o chassi. 


Essa é a minha configuração favorita, ocupando cada espaço com uma arma separada e deixando os ports superiores para as armas mais pesadas. Mas o ponto central aqui é a liberdade: façam o que quiserem com ele.


Até colocar a abominação armamentista composta por todas as armas de uma vez só é válido. Não é bonito, mas é valido.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Roadbuster está longe de ser perfeito: A adesão ao design original faz com que ele destoe de seus pares modernos tanto quanto seu boneco original destoava dos dele. A falta de rotação nos pulsos e as estranhas limitações de suas juntas chamam mais atenção do que deveriam (assim como a tendência de suas rodas traseiras em colidirem uma com a outra na forma de robô). O arsenal impressionante é um bônus, mas falta uma opção para guardá-lo "fora de uso" - coisa que seu primo cinematográfico no papel de "cara-grande-com-mais-armas-do-que-juízo" Hound conseguiu contornar.

Maior número de armas no menor número de bonecos.

Ao mesmo tempo... é um boneco bonito, bem  projetado e que traz um charme que não se via há muito tempo. A opção por adesivos ao invés de tampografia ou aplicações de tinta permitiu uma decoração muito mais detalhada do que de costume - embora em contrapartida exija muito mais do cliente e resulte em casos como o o meu, cheios de adesivos tortos.


Para quem não se contentou com o update da Hasbro, há uma variedade de versões modernas do Mugen Calibur no mercado, com o design original inalterado, salvo pela modernização da engenharia. Isso, é claro, além de vários updates não oficiais para o design do brutamontes dos Autobots.


Nenhum comentário:

Postar um comentário