segunda-feira, 29 de maio de 2017

Juntas Soltas: MP-B01 Masterpiece King ExKaiser


No começo dos anos 90, ante ao declínio de Transformers como marca, e o cancelamento de Transformers Zone, a Takara firmou uma parceria com dois grandes nomes da animação japonesa, ambos ligados a um dos, se não o maior nome em termos de robôs gigantes, Mobile Suit Gundam. 

Visando começar uma nova franquia de robôs transformáveis que pudesse tomar lugar da moribunda franquia Transformers, a gigante dos brinquedos firmou uma parceria com o designer mecânico Kunio Okawara e o estúdio de animação Nippon Sunrise.

Em 1991, sob a direção de Katsuyoshi Atabe, as duas empresas levavam ao ar a primeira de sete séries que ajudariam a reconstruir Super robôs como um gênero narrativo após os animes de guerra com robôs gigantes da década anterior terem os relegado ao esquecimento: Yuusha Exkaiser

Centrada nas aventuras dos polícias alienígenas Kaisers (formas de energia que se incorporaram em veículos terrestres) em sua caçada a gangue criminosa dos Geisters, Exkaiser destoava do mar de séries pretensamente "realistas" e "sóbrias" que haviam tomada conta da animação de mecha na década passada, no mesmo ano em que uma das séries seminais do gênero, Getter Robo, se rendia a ilusão de "seriedade" em Getter Robo Go, sua pior série - que foi reaproveitada vagamente como base para um mangá realmente "sério" e que não se envergonhava se sua "super robosidade". 

A ressurreição dos Super Robôs. 

Ao mesmo tempo em que retomava os velhos super robôs, Exkaiser, com suas cores berrantes e tom mais otimista que as séries concorrentes (com a exceção marcante de Zettai Mutteki RaiJin-Oh, da então concorrente Tomy - que contribuiu para o mesmo entendimento) cimentava aos olhos da audiência e do mercado o erro de que "super robôs" carecem de drama, tensão e "realismo". Em comparação com os dramas de guerra tétricos e quase niilistas da década anterior, uma série que se encerrava com seu vilão cometendo suicídio para não ser preso (e outra que se abria com toda uma turma da quinta série sendo esmagada por um robô gigante e um policial alienígena dando sua vida para salvá-la - o que me faz ter que notar: tanto Raijin Oh quanto Exkaiser bebem fartamente de Ultraman) parecia positivamente idealista. 


Em 2005, para comemorar os  15 anos do projeto Brave - que reaproveitou vários designs arquivados e alguns bonecos inteiros de Transformers - e para aproveitar o sucesso imenso de Masterpiece, então um selo comemorativo dos 20 anos de Transformers, a Takara lançou a breve linha Masterpiece Brave - que como sua franquia mãe, se abria com o policial do espaço, Exkaiser. 

EXKAISER



Vamos começar por baixo. Conheçam Exkaiser, dublado por Sho Hayami, líder de um esquadrão policial alienígena. Vindo para a terra no encalço da terrível gangue dos Geisters, Exkaiser se incorpora no carro esporte novinho do jornalista Jinichi Hoshikawa. A dianteira do veículo é feita em diecast e o peso permite que ele role incrivelmente bem para quem é essencialmente um acessório.



A transformação é simples, funcional e resulta em um robô bem proporcionado e bastante fiel ao modelo de animação. Com pernas de metal, ele não tem muitas dificuldades em ficar em pé, apesar dos pés pequenos.


E falando em pequeno, Exkaiser é minúsculo, sendo do tamanho de um Legends atual - ou um pouco menor que os velhos scouts. 


Isso não o impede de ser extremamente bem articulado: ombros, cotovelos, cabeça, cintura, pés e quadris estão em ball-joints, com uma segunda junta no ombro para mover os braços sem mover as ombreiras, enquanto os joelhos contam com dobras simples e os pulsos giram.


O peitoral em V pode ser removido e substituído pela cabeça de leão para convertê-lo em sua forma de combate como no desenho - a peça alternativa pode ser deixa no lugar na foma de veículo, sem problemas, embora trocar as duas possa ser uma tarefa frustrante. Seu boneco de 1991 contava com um peito giratório para essa função.

"Até que minha vida se extingua, eu não permitirei que façam o que querem!"

Exkaiser vem com um sortimento de mãos alternativas. Além dos punhos padrão temos uma mão "apontando para coisas"...


Um par de mãos relaxadas para dialogo, poses calmas ou fazer perguntas para seu amigo Kouta e seu cão Mario - a dupla está inclusa como duas minúsculas miniaturas pintadas a mão.


E duas mãos "eu tenho dedos" para poses dramáticas, pedir para as pessoas pararem ou só ser legal. A troca de mãos é simples e descomplicada - basta puxar a mão velha e inserir a nova. Menores do que uma unha, as mãozinhas exigem cuidado e podem ser facilmente perdidas.


Além de seu sortimento de mãos, Exkaiser vem com um stand móvel na forma do logo da polícia espacial. O encaixe do stand é preso a uma ball joint e suporta bem o peso do herói...


E dois pares de armas: as estrelas de arremesso Spike Cutters...


E os jatos Jet Boomerang. Moldadas em plástico transparente com fartas aplicações de tinta, as peças se encaixam em buracos nos antebraços do robô com firmeza.

KING EXKAISER



Mas é claro, nenhum Brave que se preza se atém a sua pequena forma individual. Quando Exkaiser por si só não é o bastante para dar conta do recado, é hora de invocar o gigantesco caminhão King Loader.


"Caminhão" talvez não seja o termo adequado. Não há muito esforço aqui em esconder que isso é um robô encolhido: as rodas traseiras estão presas no que claramente são braços enquanto a frente é claramente composta por um par de pés, enquanto a carroceria inteira é feita de pernas. Os painéis superiores tem uma tendência a "afundarem" quando encaixados em sua base.


Os pés podem ser recolhidos para revelar um conector que permite que Exkaiser puxe o King Loader como um trailer gigante. O efeito é no mínimo cômico.


A frente conta com três "estágios" de transformação separados. Primeiro temos os pares de rodas para a forma de veículo...


Depois, a combinação de uma roda e um propulsor que faz parte de sua quase nunca vista "forma voadora"...


E por último, os pés fechados...


Como devido, o King Loader se abre completamente para aceitar Exkaiser em seu interior. A transformação pode ser feita sem o herói, mas... qual o sentido disso?


Embora fique completamente coberto a maior parte do tempo, o interior do King Loader é cheio de pequenos detalhes.


Exkaiser se encaixa confortavelmente no interior de seu veículo de apoio, formando o super-robô King Exkaiser. King Exkaiser sintetiza vários dos elementos de design que marcam os super robôs dos anos 90, com linhas fortes e retas, grandes superfícies lisas e uma cabeça extremamente humana. Tudo isso é fechado com um elemento quintessencialmente yuusha, embora não esteja presente na maioria das séries da franquia - a cabeça de leão (ou de outro animal) no peito. A juba do leão, as joelheiras e as "asas" do capacete são cromadas, enquanto as canelas são feitas em diecast.

Kyodai Gattai! KING EXKAISER!

O boneco é um tanto mais "blocudo" do que o design de animação, mas isso é de se esperar, tendo em vista que ele tem que conter outro boneco inteiro dentro de si. 



Em mais um toque "não precisava, mas vamos ser fieis a animação", O mouthplate de King Exkaiser é removível, para representar aqueles dois segundos em que o rosto dele pode ser visto...


Coberta, a cabeça é 100% Kunio Okawara, e a pequena adição da faceplate consegue mudar muito a assinatura visual da cabeça.


Mesmo com Exkaiser dentro dele, King Exkaiser é muito bem articulado, com juntas universais nos ombros, dois cotovelos separados (um para os lados, outro na vertical), uma combinação de ball joints e uma base móvel nos pulsos, rotação no bíceps, ratchet joints nos joelhos e quadris e uma ball joint expressiva no pescoço. Assim como sua forma menor, ele vem com uma série de mãos alternativas além de seus punhos articulados, começando por mãos apertas para poses dramáticas...



Mãos relaxadas para diálogo ou para erguer Kouta, explicar coisas ou só ficar calmo...


E uma mão de apontar para coisas, para poses ainda mais dramáticas.


Como todo bom super robô, Exkaiser tem um vasto arsenal à sua disposição, começando pelos mísseis Kaiser Shot montados em seus joelhos, o lança-chamas Kaiser Flame na cabeça de leão e o laser Kaiser Beam emitido dos olhos da mesma.


Inclusa como um acessório está uma Kaiser Wing Blade, uma versão maior das Spike Cutters. A peça de efeito conta com uma lâmina giratória cromada e se encaixa firmemente na armadura dos braços do super robô. 


Mas a derradeira arma de King Exkaiser está nos compartimentos vermelhos em suas canelas. Separada em duas partes (ao contrário do original que tinha ela em uma parte só) está a poderosa Kaiser Sword, no desenho ejetada de sua perna direto para sua mão para seu ataque final, Thunder Flash.



Na prática, a espada combinada está mais para uma "Kaiser Dagger", mas nada temam...


Pela magia de "uma peça a mais", temos a descomunal espada vista em Brave Exkaiser, uma arma quase tão longa quanto King Exkaiser é alto...


A articulação dos braços dá abertura para várias poses dramáticas com o objeto cortante. Os punhos articulados contam com um buraco interno para encaixar um pino no cabo da espada e evitar que ela fique bamba.


Uma última mão está inclusa no conjunto, um punho levemente inclinado para posá-lo em preparação para o Thunder Flash (o que eu não consegui fazer)....


E para resultar em uma "Sunrise pose" decente - o mínimo que se espera do robô que deu origem a maldita da pose. 


Considerações finais



MPB-01 King Exkaiser é uma figura excelente e uma homenagem incrível à série que ajudou a sustentar um dos mais importantes gêneros da animação japonesa em sua hora mais sombria. Assim como MP-01 Convoy em 2004 fez o impossível e trouxe "à vida" o Optimus Prime visto em The Transformers, MPB-01 King Exkaiser prometia fazer o mesmo por Brave...

O original.
Mas infelizmente, enquanto Masterpiece Transformers seguem saindo e vendendo com banana, a combinação do estado precário das finanças da Takara na época (abalada pelo fracasso em duas tentativas de ressuscitar o conceito de Brave, Dennou Boukenki Webdiver e Bakutö Sengen Daigunder, vendas em queda em quase todas as suas linhas e uma retomada agressiva de mercado pela Bandai), sua fusão com a TOMY no mesmo ano e uma série de complicações legais envolvendo a Sunrise e sua empresa mãe, Bandai, matou o embrião da retomada de Brave em sua infância. 



A linha contou com apenas um outro lançamento: Dragon Kaiser, o segundo robô principal de Exkaiser e a segunda metade da combinação para a derradeira forma de Exkaiser, Great Exkaiser. O restante da comemoração do aniversário do projeto foi composto por relançamentos de figuras de Might Gaine e Brave Goldran sob o selo "Brave Revival Legends", com pintura e coloração mais fiel ao desenho. 

Uma pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário