terça-feira, 2 de maio de 2017

Juntas Soltas: Titans Return Sentinel Prime


Um dos lançamentos mais inesperados de Titans Return - e de longe o que mais fez sentido entre os Voyagers da linha depois que o gimmick foi abordado pela IDW - Sentinel Prime mantém a tradição estabelecida por Animated de dar esse nome para babacas. 

Há quem reclame do antecessor de Optimus Prime ser um fascista egocêntrico e xenofóbico; há quem ache que Sentinel deveria ser tão virtuoso quanto o caminhão mais popular da história da indústria de brinquedos. Mas narrativamente, a ideia de uma linhagem corrupta e decadente é simplesmente mais interessante e mais condutiva para a história do que ter Optimus sendo só mais um de uma série de líderes benevolentes e incorruptíveis. O resultado? Um autocrata laranja com delírios de grandeza que jura "fazer Cybertron ser grandiosa novamente" se livrando de tudo que não é do seu agrado. 

Como muitas figuras em Titans Return, Sentinel Prime é um pretool - um retool pré-planejado, lançado antes do uso planejado para o molde. Pensado como Astrotrain - o que fica evidente pelas formas alternativas - o molde foi lançado como o fascista laranja para aproveitar o poder de mercado do nome Prime e o destaque do personagem nos quadrinhos - como antagonista do evento em curso, ao contrário do Choo-choo Espacial, morto algumas edições antes de Titans Return começar.


FORMA DE ÔNIBUS ESPACIAL




Comecemos pela forma aérea do ex-líder dos Autobots. Vagamente inspirada no ônibus espacial dos Autobots em Transformers the Movie (o que pode ser visto pela torre de comando, as nacelas na base e o "convés" plano), o modo aéreo de Sentinel Prime pouco lembra o veículo real que seu irmão de molde virava. O moderno Astrotrain e seu primo laranja se convertem em algo que parece saído de um joguinho de nave - não que isso seja ruim. Armado com quatro canhões de cada lado e mais um em cada asa, essa é uma forma que parece feita para combate, e não transporte de carga.


O Titan Master pode ser sentado na cabine de comando na traseira - o único ponto de interação com Titanmasters nessa forma.


Os dois canhões inclusos com a figura podem ser conectadas nas laterais para dar mais poder de fogo, como se ele precisasse...




No geral, é uma forma funcional e elegante, apesar da combinação berrante de vermelho, laranja e amarelo com cinza. Porém há de se ressaltar um aspecto importante: visto por baixo ou pelos lados, é evidente que essa forma é basicamente Sentinel Prime deitado.


FORMA DE TREM





Descrita na embalagem como um "tanque blindado", a forma de veículo terrestre de Sentinel Prime é uma imensa locomotiva cybertroniana em uma dolorosa combinação de vermelho, laranja e cinza. O design lembra um bocado o Build Ressha de ToQger.


Embora o plástico laranja apague a maior parte dos detalhes, é evidente que isso é um trem fortemente armado, uma belonave terrestre, praticamente. Tanto a frente quanto a traseira são cobertas de placas blindadas...


Enquanto o dorso e as laterais são cobertas de baterias de artilharia, metralhadoras e pequenas portas que deixam claro o quão imenso esse veículo é. Devido a transformação, o "trem" é extremamente longo para um voyager.


Os canhões podem ser conectados nos lados, como na forma de ônibus espacial, ou unidos em uma única arma operada por um Titan Master. Novamente, não há onde prender os robozinhos.




TITAN MASTER



Eis a "forma real" de Sentinel Prime, Infinitus. Enquanto os outros Titan Masters são supostamente parceiros do robô maior, este é estabelecido nos quadrinhos como sendo o verdadeiro Sentinel Prime, com o corpo maior sendo apenas uma carcaça vazia usada para interagir com o resto de Cybertron.


Infinitus é basicamente uma versão menor do seu Transtector (para usar um termo de ficção japonesa de Transformers), dotado de canhões nos braços e uma cabeça que lembra vagamente a cabeça maior. Como todo Titan Master, ele conta com articulações nos joelhos e quadris, assim como ball-joints nos ombros e na cabeça.

FORMA DE ROBÔ



Como todo boneco de Titans Return, Sentinel Prime vira um colosso sem cabeça. O que poderia ser um problema, não fosse pelo cânone da IDW estabelecer que Sentinel Prime sempre foi uma cabeça controlando outro corpo.

Olhe para essas mãos. Elas são mãos pequenas? 

Devido às dimensões maiores do corpo Voyager, Infinitus fica um tanto diminuto como a cabeça do titã...


O que é resolvido com um par de colunas que emergem de seu colarinho. Enquanto Galvatron tinha sua posabilidade restrita pelo gimmick, a plataforma de onde os pylons emergem é móvel, e a movimentação não fica tão bloqueada.

Eu sei mais sobre os Decepticons do que os generais. Confiem em mim.

Como uma cabeça, Infinitus pende para o lado mais brave da coisa, remetendo a Optimus Prime com toques mais agressivos que felizmente não são devorados pelo plástico laranja. Também lembra o antigo Sentinel Maximus da OTFCC de 2004. É uma boa cabeça, ressaltando a agressividade e o autoritarismo do personagem ao mesmo tempo que deixa claro que, sim, isso é um prime.

Eu não preciso ser informado - Eu sou, tipo, uma pessoa inteligente.
Com ratchets nos quadris, rotações nos bíceps e coxas, juntas universais nos ombros e dobras nos cotovelos e joelhos, Sentinel Prime tem articulações adequadas para o seu tamanho, o que abre caminho para um bom número de poses, podendo ser para pisotear os inimigos...



Para discursos políticos...

Eu falo primariamente comigo mesmo, pois eu tenho um cérebro muito bom e eu disse um monte de coisas.
...Ou para se vangloriar.

As duas armas servem perfeitamente em suas mãos. A arma menor lembra muito o rifle de ions de Optimus Prime, só que menor. A outra... é uma coisa. Não que ele precise de mais armas, com quatro canhões em cada braço e metralhadoras implícitas na cabeça.

Eu fui um bom estudante. Eu entendo as coisas. Eu compreendo muito bem, melhor que, acho, que todo mundo 

Ambas podem ser encaixadas em suas costas, para armazenamento ou para servirem como canhões de ombro. Não que fiquem bem guardadas...

Ninguém entende os horrores da guerra nuclear melhor do que eu.



Considerações finais


Sentinel Prime... é uma figura estranha. O molde não é ruim, mas é prejudicado pela escolha de cores berrante e um plástico com uma capacidade peculiar para devorar detalhes. Obviamente pensado para Astrotrain, o molde peca nessa versão como o fascista antecessor de Optimus Prime. Que talvez devesse ter continuado como uma cadeira. 

Em um detalhe cômico, o site da Hasbro atribuí a Infinitus a habilidade de controlar e desacelerar o tempo. Extrapolando isso para parar o tempo e....

ZA WARUDO!

Passamos para algo melhor do que o Sentinel Prime canônico - e que não viola tanto assim o cânone, dado que ele rouba "sangue" de outros cybertronianos, é um megalomaníaco narcisista e não tem a menor capacidade para se por no lugar do outro...
ROADO ROLLA DA!
DIO  BRANDO ROBÓTICO

Só precisava ser amarelo e verde...
WRRRRYYYYYYYYYYY
Não é um boneco ruim, mas convém esperar o Astrotrain. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário