terça-feira, 27 de junho de 2017

Juntas Soltas: Age of Extinction Hound


Com mais um filme de Transformers chegando temos que falar do melhor personagem que a franquia gerou... falo é claro de Hound. Quando Age of Extinction tratou de prover o mundo com uma nova equipe de Autobots, ninguém esperava ver o velho batedor de geração 1 entre os novos membros do esquadrão de Optimus Prime...

E para a surpresa de ninguém, não viram. Ao invés de um jovem batedor com anseios por ser humano, o novo Hound era uma imensa combinação de personagens: o tema militar de seu homônimo, a barriga proeminente de Bulkhead (o que leva muita gente a dizer que o Hound dos filmes é só o Bulkhead), o mau humor de Kup e o vasto arsenal de Roadbuster... tudo isso sustentado pelo imenso carisma de John Goodman!

Não é sem motivo que o obeso rastreador se tornou um dos mais populares personagens em um filme que lamentavelmente carece de personagens populares. Mas a verdadeira questão é... e o brinquedo? 


Forma de Veículo


Em sua forma veicular, Hound é um veículo um tanto incomum: um Veículo Tático Médio (FMTV) da Oshkosh Defense (coincidentemente, como notou o youtuber Matthew Adams, Oshkosh é o barulho que um deles faz descendo a rua) 

O veículo pode ser reforçado com o IMENSO arsenal incluso, resultando em uma bela versão blindada do veículo real.


Infelizmente, este belo conjunto de upgrade sofre de alguns problemas, a começar pela assimetria. Embora este ponto seja uma questão de gosto, a facilidade que as armas tem em cair de seus pontos de encaixe não é: qualquer toque nas armas resulta nelas caindo no chão.


O outro problema é o tamanho: Hound é realmente pequeno, comparável em tamanho com Deluxes de anos anteriores. A redução de tamanho com os anos não é tão perceptível em outras linhas, mas Hound é um exemplo gritante de como o tamanho de Transformers varia de linha a linha (sério, comparem Combiner Wars com Classics: DUDES BE HUGE). 

Forma de Robô


A conversão para a forma de robô é de longe uma das mais simples já vistas nas linhas cinematográficas: nada de painéis flutuantes, precisões milimétricas ou partes presas no lugar por um único tab que não funciona como deveria (estou olhando para você, Ironhide).  De certa maneira, é um Shellformer - mas sem a frustração dos esquemas de Beast Wars Neo e Car Robots: praticamente todas as partes do robô estavam dentro do veículo, sem que nada do veículo realmente seja usado na forma humanóide.

O resultado é bem mais atlético do que o esperado. Não temos aqui o gordo do filme, mas algum hunk que aparenta ser 30 anos mais novo - talvez Hound no seu auge, antes de ir para o Vietnã e ficar gordo e revoltado.


Uma raridade, a cabeça dele é esculpida em borracha - o que lhe permite ter a barba de cartuchos (aqui pintada de preto) sem deixá-lo com uma cabeça imóvel, a custa de muitas aplicações de tinta e nenhum light-piping.


Borracha também foi usada para compor seus braços, simulando correias de munição. O efeito é interessante, mas visto de longe faz com que o braço pareça "desmunhecado" ou quebrado, efeito que é ampliado pelas placas verdes cobrindo as mãos. O visual "arsenal ambulante" é ampliado pelos cartuchos de munição nos ombros.
"Eu vou ficar. Estou  terminando o meu café. Estou apreciando o meu café" 


Falando em ombros... as articulações são boas, apesar da falta total de ratchets, com juntas nos ombros, bíceps, cintura, pescoço, quadris, joelhos e e cotovelos, além de uma inclinação nos calcanhares. Mas as placas de veículo nos ombros facilmente ficam no caminho de poses mais dinâmicas. 


Não que ele precise de poses dinâmicas com todo o seu imenso arsenal, um dos maiores em toda a história de Transformers. 

ISSO É O QUE ACONTECE QUANDO VOCÊ ENCONTRA UM DESCONHECIDO NOS ALPES!!!

Comecemos pelo básico: um facão, coberto completamente de tinta prateada (a única aplicação de tinta nas armas). Fora de uso, ele pode ser encaixado em um buraco no peito.

"Isso aqui não é Simanzi! Temos regras aqui!"
Em seguida temos um par de pequenas pistolas, que podem ser guardadas em coldres nos pés...


Se isso não bastar, temos um par de lançadores de granadas/sinalizadores. Estes se encaixam nas coxas - um ponto de encaixe que infelizmente tende a se soltar por questões de tolerância dos materiais.


Ainda não resolveu o problema? Que tal um par de escopetas de cano serrado com  cinco canos? Estas prendem sob os braços, sem grandes problemas.

"Como assim eu trouxe ela para jogar boliche? Eu não aluguei sapatos para ela, não comprei uma cerveja. Ela não está tirando a sua vez cara."

Ainda não é poder de fogo o suficiente? O arsenal do Hound se completa com uma absurda metralhadora giratória de dezoito canos em três bases rotatórias. Uma minigun tripla que se encaixa em suas costas quando não está em uso. 


Com um poder de fogo comparável ao do Wrecker de Generations, Hound leva a vantagem de ter onde guardar suas armas - e de não parecer uma árvore de natal ao fazer isso.


A única parte que se destaca em seu armazenamento é a metralhadora, que salta consideravelmente para fora.


Se tudo isso não bastar, ainda é possível combinar tudo em uma única arma monstruosa com 28 canos. E uma baioneta.


Hound mal é capaz de segurar este pesadelo dos hoplofóbicos - para o seu próprio bem, diria eu: esse é o tipo de arma que tem mais chance de explodir assim que alguém apertar o gatilho do que de fazer qualquer outra coisa.

Considerações Finais

Hound pode contar com um dos mais gritantes casos de Shellforming e um dos mais diminutos alt-modes entre toda a linha do filme, mas isso realmente detrai o resto da figura? Temos aqui o mais próximo que os filmes chegarão do estilo de design de G1 (sabe, aquilo que parte da fanbase pede a cada cinco segundos?), com um arsenal que ainda está para ser superado em meio tanto as linhas dos filmes quanto gerais. 

JUSTO! QUEM É O NIILISTA AQUI! O QUE VOCÊS SÃO, UM BANDO DE BEBÊS CHORÕES?
Isso é um boneco que tem aquela coisa rara que tem faltado em tantas figuras: carisma. Isso e mais armas de fogo do que um pelotão inteiro. Hound pode ser relativamente pequeno, não parecer com seu xará de G1 e não ter as melhores articulações do mundo... mas ainda assim é uma figura excelente. Resta saber se será superado ou não por seu lançamento em The Last Knight - embora as fotos dele me sugiram que não.

Cheetor, você  está fora do seu elemento.



2 comentários:

  1. excelente review sobre o novo hound de TLK,pra mim superou MUITO esse molde,esta muito mais acurate ao filme,um problema da versão TLK é que não vem com as armas do filme anterior mas tem encaixes onde podem ser acopladas as armas do hound de AOE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelo comentário! Então, o de TLK - julgando por fotos, já que não vi em pessoa - me decepcionou na forma de veículo e na cor de... musgo? O de AOE pode ter pouca tinta, mas o que ele tem de cor funciona muito bem. Certo que não parece o do filme, mas não é o tipo de "não parecer com a ficção" de, digamos, Ironhide e Ratchet G1.


      Tá, apelei.

      Excluir