quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Juntas Soltas: Prime RiD Vehicon

Transformers Prime encarou alguns problemas em suas produção. Entre eles, estava o velho dilema moral de se heróis matam ou não - resultante da aura de seriedade da produção, visando uma série "madura" - e as limitações da animação computadorizada, onde cada personagem novo significa um aumento considerável nos custos. Este último marcou Beast Wars e Beast Machines consideravelmente. Energon e Cybertron contornaram o problema com animação mais limitada e texturas mais simples, mas isso estava fora de cogitação para a "superprodução" de Prime...

A solução para os dois problemas veio em uma tacada só: a criação de Decepticons genéricos, estabelecidos como drones sem centelha, de forma que grandes números de inimigos pudessem ser usados sem depender de múltiplos modelos de animação e sem que houvesse dilemas morais quanto à morte dos vilões. Com essa sacada, nasciam os Vehicons. E num caso relativamente raro, esses genericons acabaram saindo como bonecos. Mais de uma vez!

Esse é o segundo lançamento dos Vehicons, como parte da linha Prime Robots in Disguise, de 2011. Embora sejam estabelecidos como drones sem centelha e sem personalidade, esses carinhas de preto tem personalidade de sobra - e o boneco consegue manter isso.



FORMA DE VEÍCULO



Poucos veículos conseguem estabelecer tanto o conceito de personagem quanto o alt-mode dos Vehicons: uma versão futurista do Cadillac Ciel. Pintado completamente de preto com algumas poucas "tronlines" rosa, o veículo remete aos carros oficiais de agentes do serviço secreto e o onipresente conceito de "homens de preto".


Uma raridade para o seu tempo: os Vehicons contam com rodas e para-brisa traseiros pintados. 


Como todo deluxe da linha, eles contam com uma arma, uma representação do blaster usado pelos mooks da série. Em plástico preto sem pintura, a arma pode ser encaixada em dois buracos na lateral do veículo...


... ou conectada no capô usando um par de tabs. Como quase todo "modo de ataque", o  resultado é risível. Afinal, que disfarce melhor do que um carro com uma arma enorme pendurada nele?

FORMA DE ROBÔ



Antes de entrar diretamente no modo humanoide, a conversão merece uma nota por seu feito de engenharia: toda a parte superior do veículo se dobra sobre si mesma três vezes para formar... 


AS CANELAS do robô.


Esse feito de compressão espacial resulta em um robô extremamente enxuto, com um mínimo de kibble nos ombros e nos joelhos. O padrão monocromático de preto-no-preto é quebrado pela adição de roxo-skywarp e prata. Os braços poderiam ser mais sólidos, parecendo "flutuar" ao lado da figura devido a maneira como se conectam. 


Outra raridade para a linha, o boneco praticamente não tem mochila, restringindo-se a um para-choque e nada mais. 


Como mooks genéricos que são, os Vehicons tem uma face apropriadamente genérica: uma combinação entre um javali e uma máscara de gás que, embora seja a ausência de um rosto, consegue ser extremamente expressiva. A pintura reforça o caráter genérico e o tema de "homem de preto", fazendo com que eles pareçam ter um buzzcut militar típico de agentes do governo americano. 





Com ball joints na cabeça, quadris, ombros e cotovelos, dobras nos joelhos e pulsos e rotações nos bíceps e quadris, os Vehicons tem um conjunto extremamente expressivo de articulações. Quer para poses contemplativas sobre a futilidade de suas vidas, farrear, se render aos Autobots ou dar no pé, não falta posabilidade. 


O blaster pode ser usado de duas maneiras: por um peg de 5mm, como uma arma de mão...


Ou encaixando-o sobre um dos painéis do antebraço, simulando um braço convertido em arma. É partsforming? É. Mas é partsforming inteligente. Seria melhor um braço que se convertesse de fato na arma, mas não dá para vencer todas.

CONSIDERAÇÕES FINAIS


Para army builders genéricos, os vehicons tem muito mais personalidade do que deveriam ter. Especialmente em sua versão plástica. Com uma transformação interessante, um design engenhoso e articulações de sobra, esses genericons são de longe uma das figuras mais expressivas a sair da linha Prime. Pena que sua versão alada foi lançada apenas no mercado japonês e em uma botcon (como outro personagem). 

Agora, cá entre nós: esse molde daria um ótimo custom de Batmóvel. Daria não: deu. Um bocado de gente o fez. Mas se algum dia a Hasbro obtivesse a licença da DC e quisesse reviver Crossovers, só que com a DC, está aí uma ideia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário