segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Juntas Soltas: Revenge of the Fallen Voyager Megatron

Semana passada, eu falei do Megatron do primeiro filme de Transformers. Por todos os aspectos, uma figura que simplesmente não deu certo. Uma forma de robô tediosa, Gimmicks pouco funcionais e um esquema de cor monótono estavam longe de ser seus maiores problemas. Juntos, ainda eram pouco perto de sua forma de "veículo", digna de um MS transformável de Gundam. Pouco mais do que um robô estirado, a conversão do "Imperador da Destruição" mal se passava por qualquer coisa

Dois anos mais tarde, em A Vingança dos Derrotados, Megatron voltava a vida com um alt mode novo: um tanque cybertroniano. Novamente, havia pouco esforço em fazer do alt-mode um disfarce, mas havia uma conversão de verdade - e desta vez, devido ao ciclo de produção conturbado do filme, os bonecos terminaram radicalmente diferentes do visto no filme. Nosso foco aqui é o tanque "tartaruga" da classe Voyager - diferente do "canhão ambulante" do Leader Class ou do bolo visto na linha de Age of Extinction. 




Forma de Veículo

Vamos começar pelo elefante na sala: por algum motivo, esse Megatron é VERDE. Mais especificamente, um verde-cobre-oxidado, o que talvez seja referência ao tempo que Megatron passou no fundo dor mar. 


Em sua forma de veículo, Voyager Megatron é um tanque alienígena com asas, turbinas, sem torre e com um canhão apontado diretamente para a frente. Algo nessa forma me remete a um Mobile Armor de Gundam - talvez um Elmeth depois de passar por um filtro da Industrial Light and Magic. A melhor definição para essa coisa é um triple changer projetado por alguém que não entendeu a ideia: é um tanque e um jato. Ao mesmo tempo. 


Composto por um dos braços, o canhão pode se levantar, apontar para os lados e dispara um míssil vermelho. Nada de excepcional nesse sentido.

Assim como seu design anterior, Megatron não faz o menor esforço para esconder sua cabeça. Mas enquanto no design do primeiro filme isso parecia preguiça, a presença de uma blindagem para a face do tirano - inspirada no elmo de controle de sua versão de Beast Machines - dá personalidade ao kibble: Megatron não se importa com disfarces. Pena que essa figura vem do filme em que ele foi reduzido a um capanga...

FORMA DE ROBÔ


Em sua forma de robô, Megatron é uma versão mais enxuta e mais bem planejada de seu design do primeiro filme, com uma assimetria estranhamente agradável. Sem a mochila, o design parece em muito com o visto no filme - mas é difícil ignorar o naco gigante de alt-mode nas costas ou o verde. Seu braço direito é uma pinça imensa com o canhão de fusão moldado nele, enquanto o esquerdo é um lança mísseis com dedos atrofiados moldados nos mesmos. As pernas, como muitos outros decepticons dos filmes, são invertidas. 


O kibble pode ser ajustado, dando a ele "ombreiras" mais imponentes, ao custo de parte das articulações.


Infelizmente, o problema das mochilas continua aqui, e salvo pelas esteiras (compostas por suas pernas) e o canhão, Megatron carrega todo o seu alt-mode nas costas, como uma mochila.


O Headsculpt é parecido com o anterior, mas muito mais detalhado e mais bem pintado. Infelizmente, a maneira como a cabeça se encaixa limita as articulações, forçando-o a inclinar a cabeça para olhar para os lados. A boca e os olhos contam com light-pipes em vermelho.


Falando em articulações, a assimetria dá as caras nesse aspecto: o ombro direito e os quadris contam com ratchets, enquanto o ombro esquerdo, os joelhos e o cotovelo esquerdo contam com juntas simples. Os dois ombros tem juntas extras para movimento lateral. Os bíceps, as coxas e a cintura tem rotações simples. A junta da cintura faz com que um conjunto de engrenagens dentro do peito do boneco girem. Por último, o dedão do braço direito conta com uma junta. 


As particularidades do braço direito são justificadas por seu gimmick: estendê-lo revela uma lâmina oculta, que pode ser mantida no lugar sem prejuízo para as engrenagens que operam o mecanismo. A arma remete àquela usada para matar Optimus no filme... mas não é bem a mesma.


Tudo isso resulta em um boneco consideravelmente mais "dinâmico" e lúdico do que a média da linha de Revenge of the Fallen. Não é muito fiel ao filme, de fato - e talvez seja, dos cinco Voyagers do Megatron (contando Galvatron), o menos fiel - mas é o mais funcional como brinquedo

Considerações Finais


Essa versão do Megatron foi... controversa. Desde as primeiras imagens do boneco, havia quem reclamasse de suas cores, da mochila, do design do tanque e de sua falta de fidelidade ao material de origem. Parte dessa falta de fidelidade é resultado do esquema de cores. Outra parte do alt-mode. Não ajuda ser o melhor Megatron do segundo filme quando o melhor Optimus do mesmo tem o dobro do seu tamanho.

O molde foi relançado pela Takara na linha de dez anos dos filmes, em prata, preto e dourado. Não resolve a questão "mochila enorme", mas mostrou bem como as partes de robô basicamente são aquilo visto no filme. Pena que há um monte de veículo pendurado atrás dele.

Para quem é fissurado em fidelidade e trata seus Transformers como obras de arte seríssimas, não dá para recomendar nenhuma versão deste molde. Mas para quem os vê como brinquedos, gosta de transformá-los, tem sobrinhos/filhos/primos que gostam ou que só quer uma versão do "Megatanque" do segundo filme, o Voyager é a melhor opção - por mais estranho que seja. Ainda assim, não seria em RotF que o Megatron dos filmes daria certo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário