terça-feira, 29 de agosto de 2017

Juntas Soltas: Revenge of The Fallen Voyager Starscream

Muitos dos designs cinematográficos de Transformers foram mal recebidos pela fanbase. O já discutido Megatron foi um dos mais mal vistos em 2007, mas nada se compara ao grau de vitriol atraído por seu traiçoeiro braço-direito, Starscream. De um multicolorido F-15, o traíra supremo passou para um monocromático F-22. Sua silhueta clássica e funcional, saída dos tempos de Diaclone, dava lugar a um corpo volumoso e triangular, projetado pelo artista Singaporeano Feng Zhu. Para muitos, não havia nada de Starscream no monstro mecânico de Zhu...

Sua versão em plástico conseguiu ser ainda pior recebida: lançado em 2007, o primeiro "grande" boneco do Starscream cinematográfico era marcado por kibble excessivo, falta de mãos e um gimmick semi-funcional de lançamento de mísseis. Seu esquema de cor monótono de cinza-com-cinza e cinza, fiel ao veículo real - mais apropriado para os dias de hoje - e ao filme, não lhe fazia favores. 

Como aconteceu com quase todos os bonecos dos filmes, Starscream recebeu um molde melhorado em Revenge of The Fallen. Um que prometia resolver todos os problemas do antigo - incluindo um novo esquema de "tatuagens" para quebrar a monotonia do cinza-no-cinza-no-cinza. Mas será que deu certo?


Forma de Veículo


Obviamente, Starscream é um Lockheed Martin F-22 Raptor, coberto em runas cybertronianas. Esculpido em um misto de dois plásticos cinza, parte dele é extremamente suscetível à fotodegradação, resultando em partes amarronzadas. O jato conta com trens de pouso que, infelizmente, não rolam.


Um par de conectores na base das asas permite que se encaixem dois mísseis, vagamente baseados no AIM-9 Sidewinder. Essa é uma das concessões que o boneco faz com a fidelidade ao veículo real...


Enquanto a outra é o gigantesco par de mãos na parte traseira. Tirando o Kibble e os mísseis em hardpoints inexistentes no veículo de verdade, Starscream é um dos melhores F-22 transformáveis em seu tamanho - embora o veículo seja subrepresentado em Transformers.

FORMA DE ROBÔ 


Starscream é uma coisa atarracada, larga, de pernas curtas e braços longos. A adição de laranja e prata pouco faz para quebrar a monotonia. As mãos sofrem tanto pela falta de rotação nos pulsos quanto por serem cobertas por suas metralhadoras (baseadas na M61A2). 


As proporções melhoram um bocado transformando as pernas levemente errado, dando a ele alguns centímetros de altura a mais que ajudam a disfarçar os braços gigantescos.


Parte da promessa desse Starscream era ser mais fiel ao visto no filme, e isso definitivamente vale para a cabeça. Remetendo a algum tipo de ave predatória, o design foi pensado originalmente para Megatron, e foi reaproveitado - bizarramente - no peito de sua versão de Prime. Infelizmente, Starscream sofre da maldição de Lightpiping abortado - seus olhos foram pintados, apesar do plástico transparente para o gimmick. Girar a cabeça ativa o seu gimmick Mech-Alive, girando as engrenagens em seu peito.


Starscream não tem muito em termos de articulação: juntas universais nos ombros e quadris, dobras nos joelhos (duplos e invertidos) e cotovelos, uma dobra nas mãos (presas permanentemente com as palmas para baixo) e rotações nos cotovelos, pescoço e canelas. 


O conjunto de articulações está aquém do esperado, mas tem seus usos.


Particularmente para um puxa-saco traiçoeiro como Starscream...


Também servem para algumas poses de ação, embora mais travadas do que a média.


Os mísseis da forma de avião podem ser usados nos lançadores embutidos nas metralhadoras. Infelizmente não há outro lugar para armazená-los na forma de robô. 

CONSIDERAÇÕES FINAIS


O Starscream dos filmes - essa versão, ao menos - não é o horror que parte da fanbase pinta ele como sendo, mas... 


Se há um único design que demonstre o que é um design do filme, é esse. Uma única figura, que demonstre tudo aquilo que define os filmes. Não importa o quão bem ele faça o que faz (e há outra versão maior e melhor para isso), esse não é um boneco que dê para "reaproveitar" como parte de outra linha, ou "desfilmezar" trocando sua cabeça. Outras linhas tendem ao humanoide em seus designs. Os filmes não - e o "doritoscream" demonstra isso bem. E a não ser que você queira "completar" os cons dos filmes... Starscream está longe de ser a figura mais divertida ou bonita para se ter. 

A pior parte, no entanto, é que isso poderia ser uma figura tão melhor com um pouco a mais de cor: Thundercracker - partindo do mesmo design base (em uma versão deluxe) - apresenta uma silhueta tão mais agradável só por ser azul. A combinação de cinza-preto-e-cinza é a pior parte. De longe. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário