segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Juntas Soltas: Transformers Prime Thundertron

Algumas vezes, as coisas não saem bem como planejado: personagens são projetados, a narrativa é preparada para sua introdução, faz se marketing em cima... e mudanças de última hora levam eles a não darem as caras.

Transformers tem uma longa história disso - de bonecos cancelados a personagens com um papel muito menor do que originalmente planejado, passando por uma linha de trama que começou com um personagem e terminou com outro. Transformers Prime não foi exceção.

Antes do anúncio de Beast Hunters, Prime teria um vilão completamente novo para sua terceira temporada. Líder dos piratas espaciais Star Seekers, Thundertron seria uma nova ameaça para Autobots e Decepticons. Baseado parcialmente no Capitão Ahab de Moby Dick, o capitão da nave Tidal Wave buscava vingança pela de seu mundo durante a grande guerra. O personagem projetado por Emiliano Santalucia até teve foco em um livro - Exiles - mas ao fim das contas, terminou sendo uma inexplicável adição leonina à linha de Prime.




FORMA ANIMAL



Certamente escaneado no planeta Zi

Em seu modo alternativo, Thundertron é, supostamente, um leão. Como muitos "leões" de Transformers, o resultado está mais para uma variante da família Liger de Zoids, o que não é necessariamente ruim. A combinação de azul, branco e azul-transparente realça os  muitos detalhes esculpidos, e ouso de bronze para as garras dá aquele toque extra de cor. 


O que não pode ser dito de outras características típicas de felinos transformers marcando o capitão: Articulações efetivamente não existem e toda  metade traseira da figura é claramente composta por pernas de robô nada disfarçadas. Não há qualquer coisa que se aproxime de um abdômen ou tórax e a cabeça parece desproporcional quando vista de lado.


Ignorando questões de proporção, no entanto, a cabeça é uma das melhores do tipo, sem a cara de "caricatura" que afetava tantos leões de Beast Wars. Há uma clara inspiração de Zoids aqui, lembrando o Murasame Liger de Genesis sem suas lâminas características. 


A comparação com o Murasame Liger se torna mais relevante tendo em vista seu principal acessório, uma gigantesca "espada de batalha", que pode ser montada em suas costas.


Baixar a alavanca no topo da espada faz com que ela dê um golpe de 180º, como a Murasame Blade do Zoid citado. A arma conta com um LED que não faz muito para iluminar a lâmina, e carece de um mecanismo que a trave na posição "ativa". Remover as molas e torná-la mais sólida, no entanto, é uma tarefa simples.


FORMA DE ROBÔ




A conversão de Liger-pirata para robô-pirata é simples, rápida e funcional. Os detalhes em bronze e dourado dão um tom "nobre" para a figura, com um uso clássico de partes que remete a vários super-robôs clássicos. A combinação das ombreiras, a juba e as armaduras da cintura forma um longcoat clássico. A barriga dá continuidade ao sculpt da cabeça, deixando clara a longa barba do capitão. As pernas são levemente assimétricas, por motivos que ficarão evidentes.


A cabeça em si é ricamente detalhada, embora o plástico branco esconda alguns dos detalhes. A barba restringe a movimentação a meros 30º para cada lado, mas isso é justificado pelo efeito da barriga. No geral, é um bom rosto de pirata.


As articulações são simples, mas práticas: ball-joints no pescoço, ombros, quadris e no pé esquerdo, com dobras nos cotovelos e joelhos e rotações no pé direito, bíceps e coxas. O suficiente para boas poses, embora seja limitado para o seu tempo.


As pernas assimétricas escondem um segredo: um dos pés é falso, revelando um pequeno broquel e uma perna de pau. É uma pena que os Star Seekers nunca deram em nada*, pois seria interessante se desse para usar esse tipo de coisa como um gimmick geral da facção - como dar um tapa-olho opcional para um, um gancho para outro... enquanto faz da parte "normal" um acessório transformável.


THUNDER! THUNDER! THUNDER TRON HOOOOO!!!

A espada pode ser usada nos buracos nas laterais do antebraço. O posicionamento é inconvencional, e teria sido melhor se ela tivesse um cabo "normal", mas o resultado não é de todo ruim. O LED da arma deveria iluminar os braços, mas assim como com a lâmina, o resultado é pífio.



CONSIDERAÇÕES FINAIS


Thundertron tem sua boa dose de problemas: um Alt-mode que não dá lá muito certo, um gimmick que não funciona como deveria e articulações abaixo da média para o seu tempo. Mas ele compensa tudo isso com um design incomum, um tema raramente explorado e personalidade de sobra. O molde foi relançado três vezes: na linha Arms Micron como Leo Prime, em Go! como Go Prime e na Botcon de 2014 como Alpha Trizer (vulgo Cheetor).

No geral, um belo robô-pirata que também é um leão.

*Ao menos não esses Star Seekers: houve uma outra versão do grupo como parte de uma Botcon

Nenhum comentário:

Postar um comentário