terça-feira, 28 de novembro de 2017

Juntas Soltas: Hunt for the Decepticons Battle Blades Bumblebee

Por bem ou por mal, os filmes levaram a uma verdadeira explosão de Bumblebees - e isso que por muito tempo, nos anos 90, a Hasbro ficou sem poder usar o nome! Reimaginado como um Camaro, o batedor dos Autobots dividiu opiniões - não só pelo design, mas por sua onipresença nas prateleiras desde 2007; Só em Combiner Wars que não houve nenhuma encarnação do personagem à venda!

Como muitos dos designs super complicados de suas encarnações cinematográficas, Bumblebee teve alguns percalços em sua jornada para o plástico. Depois de alguns moldes que não representavam o design tão bem assim, em 2010, como parte da sublinha Hunt for the Decepticons, surgia a até pouco tempo atrás melhor representação do personagem: o ultra complicado e ultra fiel Battle Blades Bumblebee. Desde então, BBB para seu recente Masterpiece - mas isso não faz com que essa versão seja descartável.


FORMA DE CARRO


Como muitos bonecos dos filmes, Battle Blades Bumblebee é um veículo oficialmente licenciado, no caso um carro conceito do Camaro 2009. Há uma abundância de detalhes esculpidos, como o logo Camaro nas laterais, o simbolo da Chevrolet no parachoque e as maçanetas nas portas, que tendem a ser perdidos em figuras contemporâneas.



Um detalhe raro para transformers modernos como um todo, Bee conta com faróis traseiros pintados - mas não conta com tampografia ou pintura em sua placa, perdendo a placa customizada do filme.



Embora não haja nada para realmente ser visto no seu interior (além de "partes de robô"), Bee conta com portas funcionais (embora levem consigo parte da carroceria). Seu primo maior na linha Human Alliance, de onde grande parte da engenharia dessa figura vem, fazia bom uso dessa funcionalidade. Aqui, é só uma curiosidade.

FORMA DE ROBÔ


Com um processo de conversão longo, complexo e trabalhoso nos dois sentidos (mas mais de robô para carro do que o contrário), Battle Blades Bumblebee é uma representação incrivelmente fiel do modelo de animação usado nos dois filmes até seu lançamento. Se isso é bom ou ruim, depende da sua opinião quanto ao Bee mais "atlético" e simultaneamente "esquelético" dos filmes. Embora quase toda a parte superior do carro esteja em suas costas, o impacto estético dela é mínimo, comprimindo-se em uma mochila sutil.


Dotada de um light piping excelente, a cabeça é uma cópia perfeita do "furby pelado" dos filmes - o que, novamente, pode ser um ponto negativo. Devido a plaquinha com o logo dos Autobots no seu peito, a cabeça tende a saltar fora durante a transformação; há pouco espaço para ela passar e isso leva a alguns problemas.


Bee conta com articulações invejáveis para o seu tempo: ball joints nos ombros, cabeça e quadris, com alcance amplo em todas elas, dobras nos cotovelos, pulsos, calcanhares e joelhos e rotações nos bíceps, cintura e coxas. As peças de capô no peito e as "asas" também são articuladas, assim como os dedos (em uma peça só) e os dedões. Por último, há uma dobra na ponta dos pés.





Mais do que o bastante para poses variadas, quer cômicas, quer dramáticas.


Incluindo duas poses bem incomuns: bater continência...


E facepalm.


O único problema é a ausência de uma rotação nos pulsos, deixando-o com mãos permanentemente viradas em direção a dobra do cotovelo.


Não bastasse tudo isso, Bee conta com um "modo de batalha", revelando armas e pondo em uso sua máscara de combate.


A máscara desliza do alto de sua cabeça com facilidade, como no filme, dando a ele um visual mais agressivo e com "chifres" mais perceptíveis.


O braço esquerdo conta com uma "lâmina de batalha" que dá o nome à figura, um machado de energon ativado com o pressionar de um botão. Parte da lâmina precisa ser desdobrada manualmente, e o machado está basicamente de ponta cabeça - originalmente, a arma seria montada em uma junta giratória, mas isso foi alterado em algum ponto da produção e deu no que deu.



Já o braço direito conta com seu canhão de plasma. Quando foi lançado, esse era o único Bumblebee dos filmes a contar simultaneamente com o canhão e sua mão direita - e continua a ser a única instância desta versão do design a ter o canhão transformável como parte integrada: seu Masterpiece faz a conversão via partsforming.





Simples e funcional. Essa funcionalidade só seria vista novamente no Bee de Age of Extinction, com seu design mais "ninja" baseado no Camaro 2014. Mas enquanto sua versão do quarto filme o faz com um simples painel giratório, BBB envolve múltiplas partes só para recriar a arma dos filmes.


BBB é uma figura grande e dinâmica - tem muito voyager por aí (alguns do tempo dele!) que tem quase a mesma altura.


E é uma figura expressiva - mesmo com o design facial mais "abstrato" dos filmes.





CONSIDERAÇÕES FINAIS


A mochila dele desmontou um pouco :|

Battle Blades Bumblebee é - para quem curte ou ao menos aceita os designs da Industrial Light and Magic - uma figura fantástica que consegue fazer o impossível. Possibilitada pelos orçamentos consideravelmente maiores e os custos de produção menores da economia de 2010, BBB faz milagre ao representar na medida do possível o design insanamente complicado dos filmes - e ainda conta com gimmicks de sobra, quando geralmente há uma escolha entre "ser bonito" e "ter gimmicks".

Ao mesmo tempo, converter ele em carro é um pé no saco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário