segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Juntas Soltas: Dark of the Moon Deluxe Class Crankcase

Algumas vezes, designs acabam sendo reaproveitados. Um exemplo recente disso foi o extremamente breve Decepticon Berserker de The Last Knight. Reaproveitando o design do Dread Crankcase de Dark of The Moon, o irascível 'con teve múltiplas figuras, quase todas com moldes novos, apesar de seus 15 segundos de cena.

Mas o nosso foco não é Berserker, mas o uso original do design (e não do molde: são moldes radicalmente diferentes), Crankcase. Um dos três Dreads, tropas de elite dos cons no complô de Sentinel Prime e Megatron, Crankcase protagonizou duas das melhores cenas do filme: a excelente sequência de perseguição, disfarçado como um dos Chevrolet Suburbans do Setor Sete, e o "Mexican Standoff" que veio logo em seguida, morrendo de forma inglória como quase todo con dos filmes.

Além do destaque de ter cenas realmente dedicadas a ele, Crankcase e seus colegas Hatchet e Crowbar se destacam pelo elemento de design que lhes dá nome: seus "dreads", compostos por... bandoleiras? Correias? Sei lá?





FORMA DE VEÍCULO





Como no filme (ao contrário de seus pares, Crowbar - lançado como um carro - e Hatchet - um avião), Crankcase é um Chevrolet Suburban preto, com luzes de emergência e uma suspensão levemente elevada. Os faróis dianteiros são feitos em plástico transparente, enquanto os traseiros são pintados, dois detalhes cada vez mais raros. Falta pintura nos logos da Chevrolet, como seria de se esperar. 


Crankcase conta com dois modos de ataque.  O primeiro envolve desdobrar "pinças" sob o capô, formando um "carro besouro", assim por dizer. As pinças são feitas de plástico flexível e tendem a vergar com o tempo.


O segundo envolve sua arma Mechtech, o gimmick da linha Dark of the Moon. Crankcase conta com dois ports de 5mm na forma de veículo. Em seu modo normal, sua arma é algum tipo de metralhadora pesada com um scope na parte superior - como todo modo de ataque composto por "bota arma em cima do carro", o resultado é risível. 


Como toda arma Mechtech, a metralhadora tem uma segunda forma, ativada ao empurrar a mira para trás. Aberta, a arma é uma garra - ou um coçador de costas. Como um Deluxe, Crankcase não tem como manter a arma "travada" nessa posição. 


FORMA DE ROBÔ



Crankcase segue o padrão de design mais humanóide do terceiro filme em diante, abandonando os traços mais "alienígenas" dos robôs dos dois primeiros filmes. Há um elemento de shellforming aqui e ele carrega quase todo o veículo em suas costas - mas isso é feito de forma enxuta. As pinças do modo de ataque viram "chifres" que lembram o Pokémon Pinsir


Devido a combinação de plástico emborrachado, tinta grossa e junta transparente, um dos dreads não resistiu ao tempo e meu Crankcase tem esse cabelão assimétrico. A peça foi feita para ser virada para trás durante a transformação, mas é mais fácil (e mais seguro) simplesmente enfiá-la debaixo do peito. 'Case conta com um Light-pipe excelente, iluminando intensamente seus quatro olhos vermelhos. O design da cabeça lembra muito um Predador


Apesar dos painéis e das rodas pendurados nos braços, o resultado é elegante e sinistro. Como um ninja jamaicano. Aplicações de tinta esparsas mas precisas realçam os detalhes do peito e da cabeça. Pena não ter nenhuma nos braços.


As articulações não são nada muito "Nossa", mas também não deixam nada a desejar. Juntas duplas nos joelhos, rotações nos bíceps, na cabeça e nas coxas, ball joints nos ombros e quadris e um dobra simples nos cotovelos. Nada mal para o seu tempo. 

Fook you mon

O sculpt original da figura é muito mal educado. Crankcase passou por dois running changes por conta de seu dedo do meio. Inicialmente, o dedo ofensivo foi cortado (muito mal). Depois, o molde passou por uma mudança para eliminar o digito provocador. 


Difícil fazer ele não parecer ameaçador...


A arma mechtech serve como uma arma de mão - mais ou menos: como suas mãos são feitas em plástico flexível, elas não tem força o bastante para sustentar o acessório. Por conta disso, ele tem dois ports de 5mm nos antebraços - um dos pontos mais feitos de seu visual. Como resultado, a arma parece melhor colocada do que nas mãos de quem tem o port no lugar certo - como se ela tivesse uma coronha rebatível. 

E podia ser pior: esses ports no antebraço costumam ficar nos lados

CONSIDERAÇÕES FINAIS




Crankcase tem seus problemas - shellforming, materiais frágeis, um dedo ofensivo, buracos no antebraço... Ao mesmo tempo, é uma figura intimidadora, funcional, com duas formas bem projetadas e que parece ameaçadora mesmo quando está em uma pose neutra. É uma boa figura para o seu tempo - embora esteja longe de ser o melhor exemplo da linha de Dark of the Moon.  


Um comentário:

  1. Só discordo da parte que ele tenha um visual mais humanoide já que claramente é "mais do mesmo" em questão do design da primeira trilogia, mas excelente review!

    ResponderExcluir