sábado, 17 de fevereiro de 2018

Juntas Soltas: Dark of the Moon Leader Sentinel Prime

A Atual continuidade dos filmes de Transformers chegou ao seu fim: a Hasbro confirmou na New York Toy Fair que, após o filme 'solo' do Bumblebee, os filmes passaram por um Reboot,  sob nova direção, como parte do universo compartilhado da Hasbro em parceria com a Paramount.


Aproveitando isso, que tal discutirmos o maior canalha a ter passado pelos filmes? O traidor barbado, o conspirador de capa, o traiçoeiro mentor de Optimus Prime, o homem que matou Ironhide... Sentinel Prime

Como o cerne da trama de Dark of the Moon, Sentinel teve destaque na linha de brinquedos, aparecendo em três classes de tamanho diferentes: como um Comandante Cyberverse, como um Voyager e nesta versão, como um Leader, na época em que Leaders ainda tinham gimmicks eletrônicos que ferravam seu equilíbrio. 


A essa altura ainda não era uma Tradição que todo Sentinel Prime fosse um completo babaca - o máximo que tínhamos era a moralidade (até então) dúbia de sua versão da IDW e o egocentrismo hilário de sua versão de Animated. Mas isso viria a mudar...



FORMA DE VEÍCULO



Como no filme, Sentinel é um Rosenbauer Panther Airport Crash Tender 6x6, em vermelho e preto, com retrovisores moldados em borracha e pouquíssimo do modo de robô à vista. Transformá-lo para esse modo é um exercício de paciência e precisão, e não é difícil achar que fez direito e terminar com um caminhão inchado. 


A traseira não conta com tantos detalhes quanto deveria e, em certos ângulos, os pés e o que será o escudo da forma de robô ficam demasiadamente visíveis.  



O braço articulado de combate da mangueira, infelizmente, tem alguma dificuldade em se manter erguido. A base tem rotação de 360º, enquanto dois pontos contam com movimento vertical de 180º. Um botão na parte superior do veículo ativa luzes e o som de sirenes de emergência. 


Como muitos bonecos de Dark of the Moon, Sentinel conta com um "modo de ataque". Seu escudo encaixa nos dois ports de 5mm na parte superior e se abre com o apertar de um botão, revelando um pequeno canhão e um par de lâminas. Sobre ele, se encaixa a sua espada e o canhão de água. O parachoque revela mais um canhãoo, enquanto dois pequenos mísseis se desdobram da traseira. Apertar o escudo pressiona o botão de luz e som, que com o encaixe do acessório passa a fazer sons de disparos. 

FORMA DE ROBÔ



Transformar Sentinel para sua forma de robô é bem mais fácil do que fazer o contrário,  e o resultado é funcional e elegante - para os padrões dos filmes - embora tenha pernas demasiadamente longas. Sentinel tem parte do tema de "cavaleiro" que viria a dominar os bonecos do 5º filme - mas a falta de coesão entre os filmes sugere que não tenha sido um prenúncio do que viria. Sentinel conta com seis ports mechtech, além de suas mãos articuladas: um em cada braço, um em cada ombreira e dois no tronco. 



Sentinel conta com uma cabeça muito bem esculpida, embora não muito parecida com a do filme. O "v-fin" é feito em plástico flexível, para evitar acidentes. A boca é articulada como parte do gimmick eletrônico: apertar o botão bronze no peito faz a boca abrir enquanto Sentinel grita I AM SENTINEL PRIME!. Inserir uma arma no port de 5mm do ombro direito muda os efeitos sonoros, alternando entre "What has happened to the All Spark?" e "Glad to see you alive, Optimus". As duas falas não tem muito a ver com a trama do filme, o que se deve a tentativas de conter spoilers. 



Sentinel conta com um conjunto de articulações quase perfeito: ratchets nos joelhos, quadris, cotovelos e ombros, rotações no pescoço, nas coxas, bíceps e pulsos, inclinações nos calcanhares e múltiplas juntas na "capa". 



As articulações são boas o bastante para a mais rara das poses: sentar direito, sem estar apoiado em uma massa de kibble, sem estar inclinado para trás, sem ficar inclinado para frente ou coisa parecida.


Infelizmente, toda essa elegância e funcionalidade vem com um custo enorme quando visto de costas. Toda a parte superior e grande parte das laterais do veículo ficam "penduradas" nas costas de Sentinel - enquanto o peso dos eletrônicos resulta em uma mochila excessivamente pesada para os pés sem esporões que deem o apoio necessário. 



Sentinel conta com dois acessórios: um escudo transformável, com dois pinos de 5mm e um cabo articulado para mãos de 5mm...


E a Primax Blade, uma espada dupla articulada com um cabo de 5mm, feita para suas mãos articuladas. A engenharia da lâmina não permite que ela passe por mãos fechadas. As duas armas são cobertas de cyberglyphs, para os quais não encontrei tradução. 


A maioria dos acessórios Mechtech oscila entre medíocre e horrível - ao contrário dessas duas. O escudo e a espada fecham bem o tema cavaleiresco da figura, assim como a capa. É uma pena que sejam parte de uma figura com tantos pequenos problemas. 

Considerações finais



Sentinel tem uma ótima forma de veículo, uma forma de robô muito boa, e um monte de pequenos problemas complementados pro um grande problema. Falta de equilíbrio, uma mochila sobrecarregada, uma cabeça que não parece com a do filme, pés demasiadamente pequenos... e especialmente, uma transformação que exige precisão demais em meio a peças que não colaboram. A melhor maneira de explicar minha posição sobre Sentinel Prime é... ele é um bom robô e um ótimo Rosenbauer Panther... mas um péssimo Transformer. Transformá-lo é uma experiência desagradável e frustrante - e nenhum transformer deveria fazer alguém abominar transformá-lo. 

Um comentário:

  1. Muito boa a revisão, bem que poderiam fazer os bonecos mais parecidos com os robôs do filme; mas retirando isso eu até que queria tê-lo (mesmo eu detestando o Sentinel =P)

    ResponderExcluir