terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Juntas Soltas: RiD Battle Pack Grimlock&Back

Robots in Disguise (2015) foi uma série que causou polêmica. Vários pressupostos que a franquia mantinha a anos foram mudados, personagens mudaram de papel de forma radical com relação à sua prequel Prime, e o tom mais "amigável" e "infantil" (em meu ver, um muito necessário retorno às raízes) afastou boa parte do público "das antigas". 

E poucas coisas nela foram mais controversas do que sua encarnação de Grimlock, com pouco em comum com o líder dos Dinobots de outrora ou com sua versão do mesmo universo, de Fall of Cybertron.

E não sem motivo: o Grimlock de RiD não é o mesmo Grimlock, apenas outro dinobot com o mesmo nome (afinal, eu não sou o único Pedro, por que com transformers haveria de ser diferente?). 

Em seu segundo ano, a linha de RiD lançou uma nova classe de figuras, entre um antigo Scout e o atual "Warrior" da linha, sempre pareados com um minicon. Grimlock foi um destes "Battle Packs", que veremos hoje. 




Minicon: BACK



Comecemos pelo Minicon, Back. Sim, esse é o nome dele, Back, que fazia dupla com Forth. Como todo minicon de RiD, Back é uma figura extremamente simples, praticamente desprovida de articulação.


Como minicon tipo ciclone, Back se converte em um esferoide vago em um único passo. Engraçado que ele ainda consegue ficar em pé assim.

Forma de Dinossauro




Apesar de faltarem alguns detalhes, Grimmy grim grim é uma ótima representação do design usado no desenho, muito mais uma caricatura do bom e velho Godzilla do que um t-rex. Há um grande buraco nas costas e não há muito que se faça para esconder suas mãos da forma de robô na lateral dos pés, mas pelo tamanho, esses problemas são aceitáveis.


Grimlock conta com boas articulações para um dinobot: Ball joints nas pernas e joelhos, rotação nos ombros e um ratchet na mandíbula. Nada mal para o tamanho. Infelizmente, nada de movimento na cauda ou rotação no pescoço.


O pouco de tinta dessa forma se centra em realçar os detalhes de sua fuça peculiar e em cobrir sua cauda de verde. É um rosto carismático e cartunesco, bem expressivo e detalhado - e em uma figura diminuta!



Grimlock é um dos únicos battlepacks a ter acessórios compatíveis com a forma alternativa: sua armadura de energon pode ser usada na forma de dinossauro como... uma gigantesca cabeça cristalina e amarela. A abertura da mandíbula é feita de forma a alinhar com a boca de verdade. Simplesmente hilário.

Forma de robô



Como muitos antes dele, Grimlock... faz um grimlock: pernas viram braços, cauda vira pernas e toda a metade superior do dinossauro vai para as costas. O resultado carece um pouco de tinta, mas tem as linhas dinâmicas e o porte condizente com o personagem. Embora pudesse usar mais preto.


A cabeça é muito bem detalhada e extremamente expressiva para o tamanho. A maneira como ela é esculpida o impede de assumir poses "neutras", projetando-a levemente para frente, mas isso condiz com o comportamento do personagem e o ar de intimidador dele nas poucas vezes em que está completamente sério.


As articulações são básicas, mas funcionais: ball joints nos ombros, quadris e cotovelos com rotação no pescoço e dobra nos joelhos. Nada de excepcional, mas dá para o gasto. 



Grimlock pode usar sua cabeça dourada como uma arma de mão, prendendo-a sobre sua mão de verdade...


Ou pode fragmentá-la em várias partes e usar como uma armadura de combate que mais do que compensa a falta de decoração no boneco. Com as peças, o design passa a remeter mais ao visual "barbaro" de sua encarnação cinematográfica. As duas metades da mandíbula inferior se convertem em serras de braço. brutal.


As peças de armadura bloqueiam a movimentação da cabeça, infelizmente. Vários detalhes - como as 'escamas' de uma cota de talas - são moldados nas peças e se perdem devido ao plástico translúcido.

Considerações finais


Um set agradável, embora pequeno, para um personagem que merecia mais. Sim, teve um Voyager deste design - um retool do Grimlock de Fall of Cybetron - mas esta versão é  bem menos acessível do que o Battle Pack ou a versão Warrior - que é basicamente esta figura, só que maior e com problemas de engenharia.


Ainda assim, divertido. Não é nada de excepcional, mas é um ótimo brinquedo, por mais que crianças provavelmente percam as peças da armadura com facilidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário