domingo, 6 de novembro de 2011

Idéias idiotas que deram certo: Nightbeat

Tem alguns personagens que conseguem fazer o improvável: cruzar aquela tenue e mal definida linha entre o incrivelmente legal e o incrivelmente idiota fazendo o caminho na direção contrária: ao invés de exagerarem na tentativa de serem legais e terminarem simplesmente idiotas, começam com uma idéia tão inacreditavelmente não funcional que é levada tão a fundo, que eles transcendem sua própria idiotice e ficam legais ao extremo. Este post é sobre um desses casos: Nightbeat, o transformer detetive.


Vejam bem: a ideia de um transformer detetive em si não é ruim - o que torna o Nightbeat algo idioticamente legal é o fato de que ele é um detetive ao estilo Sam Spade, seguindo todos os tropos da ficção noir - em uma franquia sobre robôs gigantes em guerra. Enquanto o restante dos Autobots e Decepticons se empanham em lutar uns contra os outros, Nightbeat enfrenta mafiosos e outros criminosos "normais" - muitos deles alienígenas, sim, mas ainda assim, meros criminosos.



E seguindo o estilo padrão dos detetives noir, Nightbeat faz isso em "grande estilo" : não são raras as instâncias do detetive robótico usando um sobretudo e um fedora - o que levanta a pergunta de onde ele arranjou essas peças de roupa -, narrando suas investigações no maior estilo Sam Spade, ou interrogando um informante ou um comparsa do seu suspeito. O inglês Simon Furman conseguiu de alguma maneira através dessa intensa idiotice chegar a um dos Transformers mais legais na história da franquia - e realmente não entendo como.

Nightbeat tem uma outra coisa idiota, e cuja única salvação foi ser ignorada por completo: ele pertence a uma sublinha de Transformers chamada Headmasters - e o que isso significa, você pergunta? Isso quer dizer que a cabeça dele era um robô separado dele - ou no caso do Nightbeat, por ser um Headmaster da Hasbro, e não da Takara (os headmasters da Takara são cybertronianos do planeta Master ou humanos controlando  um Transtector, um corpo vazio), um nebulano, um alienígena similar a um humano usando uma armadura especial para se fundir a um transformer. No caso do Nightbeat, seu parceiro Headmaster era o também detetive particular Muzzle.

Nós mal o conhecemos... sejá quem for.
VSTAP: o barulho de um ótimo personagem morrendo

Nightbeat recentemente encontrou seu fim nos quadrinhos publicados pela IDW: durante uma de suas investigações, começou a dar conta de imensos lapsos de memória, e suas ações "esquecidas" lhe deixaram altamente desconfiado. Suspeitando que estivesse sendo manipulado por alguém, pediu que Hardhead lhe acompanhasse ao planeta Gorlam Prime - que havia visitado várias vezes sem lembrar - lhe instruindo a mata-lo caso ele agisse de maneira suspeita. Lá caiu sobre o controle do cientista louco decepticon Jihaxus, e sem jamais descobrir a verdade, foi executado pelo amigo.

O mesmo molde do Nightbeat foi usado para fazer a Headmaster Junior Minerva, apenas mudando as cores - e fazendo do detetive particular NO ESPAÇO uma patricinha humana controlando uma "ambulância".



Nenhum comentário:

Postar um comentário