segunda-feira, 9 de novembro de 2015

12 monstros gigantes que lhe farão questionar sua sanidade

Semana passada, eu postei uma lista daqueles que eu considero os melhores monstros gigantes do cinema. Quem conhece bem os exemplos citados deve ter notado que eu não mencionei: Monstros gigantes são estranhos. Não há como escapar disso. Sejam mutações radioativas, aliens ou seres extra dimensionais, o próprio conceito de um monstro do tamanho de um arranha-céus é bizarro. Mas alguns monstros dão aquele passinho a mais em direção a esquisitice.


Estes são alguns dos monstros mais estranhos a terem aparecido em séries e filmes. Suas origens são esdruxulas, sua aparência absurda, seus poderes surreais, e suas fraquezas insólitas. Eles vieram diretamente dos recônditos mais obscuros da mente humana, e vão lhe deixar perguntando “Mas o quê”? Se tiver conhecimento de mais algum ser abominável e mais alguma gárgula inexplicável, deixe seu comentário. Seus monstros serão bem vindos.







12 Wargilgar (Zone Fighter)


Para quem não conhece (e vou me espantar se alguém conhecer) Zone Fighter era um clone de Ultraman produzido pela Toho em 1973. Assim como Ultraman, Zone Fighter tinha uma coleção enorme de esquisitices, e ninguém exemplifica isso melhor do que Zandolla. Tentem descrever essa aberração colossal. Simplesmente tentem. Com partes de múltiplos invertebrados, olhos na ponta de antenas (e um segundo par de antenas atrás destas) e um pescoço longo e fino, Wargilgar já serie estranho por si só. Mas a Toho teve que ir aquele tanto a mais: Wargilgar tem canhões na boca e no peito que disparam fogo, lasers e magma. Zone Fighter é uma série cheia de monstros estranhos, mas Wargilgar merece o prêmio.

11 Dogora (Dogora)


Um dos mais criativos monstros da “era de ouro” dos monstros gigantes, Dogora é um gigantesco polvo/lula/água viva espacial, vindo para a Terra para roubar nossos recursos minerais. A criatura fantasmagórica aterroriza a humanidade, roubando todas as formas de carbono - de ligas de metal até diamantes. Dogora foi um dos filmes mais bem produzidos do gênero na época, sem usar fantasias, o que faz com que a criatura pareça realmente algo “de outro mundo”.


O corpo amorfo, a obsessão com diamantes e a maneira como Dogora ataca o Japão remetem aos marcianos do livro First and Last Men - mas enquanto os Marcianos são derrotados em guerra, Dogora tem um fim que o torna ainda mais insólito: veneno de vespa. Sim: Dogora finalmente levou a humanidade a encontrar um uso para vespas, e isso apenas confirma o que eu já sabia: vespas são a anti-vida.


10 Dada (Ultraman)


A série Ultra tem muitos monstros estranhos - o bastante para eu encher essa lista só com eles - mas alguns se destacam mais do que outros, a começar pelo Dada Seijin de Ultraman. Inspirada pelo movimento artistíco Dada, esse alienígena sádico podia se teletransportar, ficar invisivel, possuir humanos e mudar de tamanho, sendo puro combustível de pesadelo. Vindo para a Terra em busca de cobaias, o alien de três faces foi detido pelo Ultraman.


Mas o que o coloca nessa lista é o design: não bastando as linhas sem sentido do corpo, o Alien Dada contava com três rostos diferentes por nenhum motivo. E a Tsuburaya productions insiste em usar a face “A” de Dada em comerciais como “interesse romântico” para o Ultraman, e vestir as três faces desse ser estranho como cheerleaders em animações cômicas. Mas isso é de menos: o que importa é que nada em Dada faz sentido, especialmente a visão de um bicho cabeçudo desses com 40m de altura.


9 O Rato-Morcego-Aranha (The Angry Red Planet)

Aparecendo por poucos minutos no filme B The Angry Red Planet, essa quimera merece respeito. Com as pernas de uma aranha, a cabeça de um morcego e o corpo de um rato, esse monstrengo aterroriza brevemente os astronautas em Marte, e conquistou um lugar ao sol entre as “tosqueiras” de filmes B. Embora seja horrivelmente mal feito, o Rato-Morcego Aranha é uma demonstração de como criar um monstro original combinando coisas velhas. Agora, cadê o remake de The Angry Red Planet, ou cade o SyFy fazendo “Rat-Bat-Spider versus Sharktopus”?

8 Whalewolf (Sharktopus versus Whalewolf)

Da série supracitada do SyFy (cujo astro fica para outra ocasião), temos Whalewolf, uma criatura parte orca, parte lobo, parte homem, criada por motivos de CIÊNCIA (ou para curar um jogador de baseball - como, eu não sei). A besta gigantesca fica fora de controle, e apenas o Sharktopus pode nos salvar do Lobisorca. Essa coisa é um dos seres mais sem sentido da história dos monstros gigantes. Tudo, da origem até a motivação (sua criadora disse que o doaria para uma petshop - por isso ele decidiu destruir tudo) resulta em perguntas que deveriam ficar sem resposta. Sim, a série Sharktopus é uma paródia - mas isso não faz com que ele deixe de ser, dentro da narrativa, uma ideia muito, mas muito estúpida.

7 Guiron (Gamera versus Guiron)


Alguns monstros tem chifres, outros tem garras afiadas, ou caudas espinhosas. Armas naturais são uma parte integral de quase todo monstro gigante, mas alguns levam isso longe demais. Guiron, por exemplo, não se contenta com ter um chifre: ele tem uma faca na cabeça. Ou talvez seja melhor dizer que a cabeça dele É uma faca. Esse ser absurdo era o defensor do planeta Terra (não o nosso, o outro planeta Terra) depois dele tomado por duas alienígenas comedoras de cérebro (não pergunte, é Gamera Showa). O seu trabalho dedicado de proteger o planeta foi pro saco quando Gamera apareceu e fez picadinho de monstro com o cabeça de faca - mas seu legado vive (ou vivia) na forma do Knifehead de Pacific Rim - que também bateu as botas.

6 Hedorah (Hedorah, o monstro da poluição)


Um alienígena da Nebulosa de Gás Negro que se alimentava de poluição e caiu na terra há 243 anos (era um tempo de origens simples) Hedorah é um dos mais criativos monstros da era Showa de filmes do Godzilla. Similar em conceito ao Destoroyah da minha lista anterior, Hedorah cresce até assumir proporções gigantescas (e gosmentas) e sai pelo Japão consumindo poluentes e aumentando de tamanho, deixando um rastro de chuva ácida por onde passa. Seu corpo tóxico e corrosivo é uma ameaça até para o Rei dos Monstros, impedindo Godzilla de enfrentá-lo diretamente.


Hedorah seria “esquisitinho” não fossem alguns detalhes. 1º o Monstro é extremamente vulnerável a eletricidade “por que sim”. 2ºEm uma cena, um fragmento de Hedorah cai dentro de uma boate. O monstro mata tudo dentro da casa noturna exceto um gato. 3º Os pedaços individuais de Hedorah podem parecer com um girino, mas ele não é um animal: isso é uma massa de poluentes, um monstro mineral e tóxico (ou seja: ele é um MUK). E 4º: o monstro feito de poluição consegue soltar lasers dos olhos. Porque sim.


5 Os Grabbers (Grabbers)



Os monstros da hilária comédia de horror inglesa Grabbers são um caso engraçado. Não é sua aparência (um grande verme com tentáculos, ou uma anêmona ou hidra móvel) que faz eles entrarem aqui, mas sim sua fraqueza: esses monstros antropófagos não conseguem digerir álcool, e portanto a única maneira de se proteger contra eles é... estar muito, mas muito bêbado. Ágeis, grandes e ferozes, mas derrotados por bêbados galeses. Eis os Grabbers.

4 Os Gatos Espaciais (Ultraman Max)



Três seres esféricos vindo do espaço sideral, Mike, Kuro e Tama são os “gatos espaciais”. Suspensos sobre pernas finas, a primeira vista é dificil ver o que esses seres de um olho só tem de “gatos”. Isso é, até olhar eles de costas, ou ouvi-los. Além dos miados, Um terceiro par de pernas ligados as nadegas e cauda de um gato revelam a sua identidade como “os gatos do espaço”. Mas não é só na forma que eles merecem entrar nessa lista. O trio consegue se expressar via Emoji (sério), e gera uma onda psíquica que leva as pessoas a se esquecerem de quem são - incluindo Ultraman MAX esquecer como se Ultramanzeia.




Eles também são capazes de cuspir raios de energia, mas quem precisa disso quando se é um gato do espaço? Sem os raios eles tiveram uma das mais hilárias quase-vitórias contra um Ultraman em toda a franquia. E em quase cinquenta anos de Ultraman, poucas coisas são tão estranhas quanto uma bola de espinhos com pernas de opilião e bundas de gato que fazem emojis através de seu único olho e provocam amnésia.




3 Gan-Q (Ultraman Gaia)



Se os Gatos do Espaço pareciam estranhos, Gan Q faz eles parecerem normais. Um ser extra-dimensional, Gan Q desafia qualquer tentativa de tirar sentido dele. Surgindo como um olho gigante no solo, o monstro dimensional começa seu rastro de destruição levando um dos pilotos da X.I.G. a loucura. Ressurgindo com um corpo parcial, o olho risonho se diverte com a destruição que causa - e para melhor causar as explosões que tanto o entretém, ele extrai matéria prima do solo para construir um novo corpo (Gan Q [Code nº1]).


Se ele já era estranho como um olho flutuante, em sua forma bípede Gan Q é ainda mais desconcertante, rindo loucamente de tudo e gerando um raio poderoso, e um espaço extra-dimensional que quase leva Ultraman Gaia a loucura. Gan Q une o caráter totalmente alienígena dos monstros da literatura de H.P. Lovecraft com um toque cômico que nada faz para torná-lo menos perturbador: do contrário, a risadinha constante, mesmo quando ferido, faz de Gan Q uma das coisas mais aterradoras a aparecer em toda a franquia Ultra. Alguém faça o parar de rir, por favor.



2 Biollante (Godzilla versus Biollante)


Aqui temos o melhor tipo de monstro, o monstro criado por ideias estúpidas. Depois de perder sua filha em um atentado terrorista, o Dr. Shiragami tem a brilhante ideia de combinar o material genético dela com o da sua rosa favorita e as células do Godzilla, resultando em uma rosa monstruosa com a alma da filha de Shiragami, e que trata rapidamente de buscar terras mais férteis. Os gritos (ou choro) da criatura atraem Godzilla, que rapidamente trata de destruir a rosa colossal. Que grita durante toda a luta, mais exasperada enquanto arde em chamas.



É aqui que ela passa a ser realmente estranha. Biollante se fragmenta em esporos luminosos, que se reformam como um planta descomunal, com uma cabeça de crocodilo e múltiplos tentáculos (vários dos quais terminando em bocas). Nada na franquia Godzilla é mais estranho que Biollante. Mesmo com um bafo ácido, essa aberração da natureza ainda assim foi derrotada - e ficou ainda mais estranha ao se desfazer em esporos mais uma vez, ir para o espaço e virar uma rosa gigante. NO ESPAÇO. Não sei que drogas usaram para escrever isso, mas devem ser pesadas. Parte dela voltou mais tarde, como outro esquisitão, o Space Godzilla. Mas isso é outra história. E não é tão estranha quanto um clone de uma mulher com o DNA de uma rosa e do Godzilla.


1 Bullton (Ultraman)

Uma criatura misteriosa e amorfa que veio para a Terra na forma de dois meteoritos (um vermelho e um azul), Bullton tranquilamente ganha o prêmio de o monstro gigante mais bizarro. Capaz de alterar a realidade através de pequenas antenas saindo dos orifícios na sua carapaça meteórica, Bullton é um dos seres mais surreais da série Ultra - se não o mais surreal. E quando as suas duas metades são unidas, o monstro assume proporções gigantescas. Não bastasse isso, essa coisa estranha é capaz de invocar outros monstros,

Revele-me teus mistérios, Bullton... O que é você? Um coral? Uma anêmona? Algum tipo de ameba gigante dentro de uma pedra? O que diabos é você? Bullton e sua bizarrice inerente influenciou outros monstros sésseis na franquia Ultra, mas nenhum o supera em esquisitice. Mesmo ignorando seus poderes, Bullton é estranho. Outros monstros vieram em meteoros, mas Bullton é um dos únicos a ser o meteoro - e o único a não assumir outra forma para causar destruição. O que diabos era aquilo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário