terça-feira, 3 de novembro de 2015

Os 13 melhores Monstros Gigantes

Assim como robôs gigantes, Monstros gigantes são um clássico da cultura pop, indo desde animais gigantes (como os que o SyFy despeja sobre audiências inocentes todo ano) até abominações criadas por ciência insana, os horrores da era atômica, ou que simplesmente vieram do espaço. Seja estrelando filmes focados neles, ou figurando em filmes de terror, fantasia e ficção científica, eles estão presentes ano após ano. Então com vocês, os 13 melhores monstros gigantes do cinema (na minha opinião).


13 O Perfurador - Transformers Dark of The Moon

O “bichinho de estimação” do Decepticon Shockwave no terceiro filme dos Transformers é um caso estranho: ele parece completamente deslocado e reza a lenda que era de outro projeto (embora ele lembre muito um monstro do desenho). Mas não há como negar que esse verme mecânico seja impressionante, gerando algumas das melhores cenas de um filme que, como um todo, é fraco. Ainda assim, não dá pra não incluir essa versão mecânica dos próximos colocados nessa lista.


11 e 12 Graboids/Shai Hulud - Tremors/Duna

Os menores monstros nessa lista, os Graboids de Ataque dos Vermes malditos só são gigantes no começo de sua vida, quando são vermes gigantes comedores de gente guiados por sonar. Com um dos ciclos de vida mais estranhos em um filme de terror, com a idade o verme se rompe revelando um punhado de criaturas ambulantes (com visão térmica), que crescem em criaturas voadoras que peidam fogo. E tudo isso feito com efeitos práticos. Exceto as cenas de voo.


Dividindo a posição com os Graboids ficam os vermes da areia de Duna, praticamente uma versão gigante da forma vermiforme dos Graboids. Onde os primeiros comem gente, estes comem instalações inteiras. Sei que é meio que trapaça incluir dois na mesma entrada, mas eles são parecidos o bastante para contar - e é inegável que os Graboids tenham sido inspirados nos “criadores” do clássico de Frank Herbert, adaptado duas vezes para as telas - uma delas para o cinema. Pena que nenhuma tenha explorado o bizarro ciclo de vida dos vermes.


10 Otachi - Pacific Rim

Meu favorito entre os Kaiju de Círculo de Fogo, Ootachi é um daqueles casos em que o monstro lembra vários animais sem ser nenhum, resultado do design de Wayne Barlowe. A postura lembra um pterossauro, a língua lembra um camaleão, e a cabeça parece a mistura de um camaleão com um morcego. A papada lembra um sapo, e o jato de ácido remete a serpentes que cospem veneno. Mas nada é mais curioso que a cauda, dotada de uma terceira mão. Otachi é um dos monstros mais bem sucedidos do filme e mesmo morto ainda causa algum estrago com seu “filhote”.






9 A coisa na névoa - O Nevoeiro

Um dos muitos seres bizarros a assombrar uma pequena cidade no Maine depois que um experimento militar “rompe a realidade”, essa criatura impossivelmente alta passa o filme inteiro no fundo, alheia aos movimentos na nevoa. O que é? De que realidade veio? Seria ela um gigante gentil, ou sua passividade é só resultado de não perceber as pessoas ao seu redor? Com suas proporções descomunais, é tranquilamente o monstro mais marcante em um filme repleto de seres completamente alienígenas e ainda assim estranhamente familiares.


8 Stay-Puft Marshmallow man - Caça Fantasmas

No clímax de Caça Fantasmas, o horror cósmico Gozer deixa nas mãos dos nossos heróis a “honra” de escolher a forma que ele usará para destruir o mundo. Evitando pensar em qualquer coisa, Ray Stanz pensa na coisa mais inofensiva que pode imaginar: o mascote de uma marca de Marshmallows. O resultado é esse gigante “amigável” que devasta Nova York antes de ser destruído em uma manobra desesperada. E não, ele não é o mascote da Michelin.


7  Gigan - Godzilla vs Gigan

Vamos tirar isso do caminho: sim, ele é algum tipo de galinha espacial gigante. Maaaas é uma galinha espacial gigante com uma serra giratória. Vilão recorrente da Toho nos anos 60 e 70, Gigan é um dos monstros mais estranhos da era Showa de monstros gigantes. Criado pelos misteriosos Xillians para destruir a Terra, a galinha monstruosa reapareceu várias vezes, sempre a serviço (mas nunca sob o controle) de outros alienígenas, frequentemente fugindo ao invés de ser destruído. O sádico monstro de aluguel foi o primeiro a fazer o Godzilla Sangrar e demonstrou sua índole enquanto ria sadicamente ao queimar Tóquio. Gigan teve seu retorno em 2004, quando ele ganhou o adicional de quatro motosserras.


O mistério maior dele, no entanto, não é de onde ele veio, ou por que ele vive reaparecendo, mas sim onde raios um monstro gigante consegue um visor, ombreiras e joelheiras. Não há como negar: Gigan usa peças de roupa. De onde elas vêm? Vieram do mesmo lugar que os Xillians arranjaram os implantes dele?


6 Gamera - Gamera

Uma tartaruga gigante amiga das crianças e protetora da humanidade, Gamera é um dos mais famosos clones do Godzilla, e o mais “bobinho”. Não ajuda que o quelônio colossal consegue voar disparando fogo pelos buracos do casco. Ainda assim, há um motivo para Gamera ser “o protetor da terra” em seus filmes, e nada mais badass do que um monstro capaz de amputar seu próprio braço para ter como ferir um inimigo “invencível”. Enquanto a série clássica conta com alguns dos piores monstros do gênero (Guiron diz oi), o reboot dos anos 90 tem alguns dos melhores - mas ninguém merecendo mais estar na lista do que a própria protetora da Terra.






5 Mothra - Mothra, a Deusa Selvagem

Mothra pode parecer ridícula - uma mariposa gigante, feita com os efeitos especiais típicos de filmes japoneses? E ela é pacifista? Oh boy... Mas isso não desfaz o quão poderosa e impressionante a Deusa da ilha do Infante é. Mothra tem a honra de ser o único monstro a derrotar Godzilla três vezes. Não bastasse isso, é um dos únicos monstros a aparecer em todas as “eras” dos filmes de monstros gigantes. E é completamente imortal, recomeçando sua vida sempre que é derrotada. Iniciando cada vida na forma de uma larva de proporções descomunais, a deusa selvagem ressurge nas horas de maior necessidade em sua forma adulta (e uma vez ela destruiu a Torre de Tóquio, mas isso foi um mal entendido).

4 King Ghidorah - Gidorah, o Monstro de Três Cabeças


Um dragão de três cabeças, que cospe raios e veio do espaço, King Ghidorah é talvez o mais famoso inimigo do Godzilla. Caótico, imprevisível e incansável, Ghidorah tem um dos mais criativos designs da era clássica da Toho e um dos mais estranhos rugidos (que parece mais um risinho ou piado) na história dos monstros gigantes. É só uma pena que ele, e suas variações, tenham sido usadas ao ponto do cansaço. E que não tenha braços.


King Ghidorah, assim como Gigan, teve um “upgrade” em Godzilla versus King Ghidorah (1991). Depois de ser derrotado pelo Rei dos Monstros, o dragão é reconstruído por terroristas do futuro na forma de um ciborgue, o Mecha King Ghidorah, um instrumento para a destruição do Japão.



3 Destoroyah - Godzilla versus Destoroyah

Destoroyah é, de longe, o mais aterrorizante monstro criado pela Toho. Nascido do destruidor de oxigênio, a arma que matou Godzilla, Destoroyah é um aglomerado de microorganismos mutantes, capaz de recriar o efeito daquela arma terrível. Seja em suas formas menores (que parecem o misto de uma aranha, um caranguejo, o Predador e um Xenomorfo) ou em sua derradeira forma gigante, tudo nele grita combustível de pesadelo. Sua forma final parece saída diretamente das profundezas flamejantes do inferno. E se isso não fosse o bastante, Destoroyah não é “uma criatura incompreendida” ou um animal gigantesco. Sua aparência demoníaca revela bem o que ele é, um monstro sádico que ri da destruição que causa e se diverte com a lenta morte de Godzilla.




2 King Kong

O monstro gigante que gerou todo o gênero de "monstros gigantes", e de longe o ser do tipo mais famoso do cinema ocidental, era inevitável que o gorilão estivesse no topo. King Kong tem força, tem carisma e uma das mortes mais lembradas e homenageadas do cinema. Ele pode não ter o tamanho e o poder de outros a figurarem nesta lista, mas ganha em star power. E nas mãos dos japoneses da Toho, tem o tamanho e a força do resto da lista, assim como o poder de soltar raios dos dedos (what?) e foi capaz de derrotar o rei dos monstros, Godzilla.



1 Godzilla

Obviamente que o Rei dos Monstros ocuparia o topo da lista. Fruto dos horrores da era atômica, o lagartão radioativo já passou por quatro encarnações diferentes, salvou (e quase destruiu) o mundo mais vezes que a maioria dos super heróis e fez questão de deixar bem claro: ele é o predador alfa, ninguém tente tomar esse território dele.

Seja como nosso aliado, seja como inimigo, Godzilla é uma força implacável. A vitória original da humanidade contra ele dependeu de uma arma pior do que a criou o rei dos monstros - e que deu a luz ao nosso número 3. Tanques, bombas, lasers, masers, robôs gigantes: nada detém Godzilla.

E é claro, nada tem um rugido tão impressionante, aterrador e único quanto o do Grande G, criado pelo compositor japonês Akira Ifukube esfregando uma luva de couro nas cordas de um contrabaixo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário